Exames médicos e odontológicos, dicas nutricionais, assessoria contábil, orientação para elaboração de currículos e  aconselhamentos jurídicos, são apenas alguns dos serviços que serão prestados durante a II Feira da UFJF-GV, que será realizada na próxima sexta-feira, 2 de junho, na Praça dos Pioneiros, centro de Governador Valadares.

Entre 7h e 11h, estudantes, servidores técnico-administrativos e professores do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora estarão reunidos com o objetivo de chamar a atenção para atitudes coletivas (interdisciplinares) em ações promocionais, preventivas e de educação. Todos os atendimentos serão gratuitos e voltados para a população adulta e idosa. O evento conta ainda com a participação do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares.

Confira abaixo os serviços que serão oferecidos gratuitamente:

Departamento de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Orientação e aconselhamento jurídicos. Atender a todos da comunidade que procurarem aconselhamento e orientação jurídicos, que serão realizados por meio de consultas individuais, pelos alunos/estagiários do Escritório Escola de Direito do NPJ, sob supervisão de professores do Departamento.

Departamento de Administração

Ação de orientação à elaboração de currículos à população que busca recolocação profissional. Sob orientação da professora responsável, a população será atendida pelos alunos membros da Trivallis, que através de modelos adequados a cada grupo ocupacional de interesse dos participantes, auxiliará os mesmos na elaboração de seus currículos.

Departamento de Farmácia:

Orientações sobre o Câncer de Pele e aplicação prática de protetor solar na quantidade e na forma corretas e orientações sobre o descarte correto de medicamentos: Distribuição de folder informativo e informações dadas oralmente.

Departamento de Medicina

Ações de promoção de saúde para doenças cardiovasculares na população de Governador Valadares – MG. Informar a população sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Também serão aplicados questionários para identificação de grupos de risco.

Departamento de Educação Física

Orientações sobre Atividade Física e Saúde,  alguns “Fash Mob” durante o evento, bem como exposição de pôsteres e folderes.

Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa

Medida da altura, peso e circunferência de cintura; aferição da pressão arterial e glicemia casual; exposição de pôsteres e folderes

Departamento de Odontologia

Exame da mucosa bucal para detecção de lesões em boca, com finalidade de diagnóstico precoce do câncer de boca e lesões potencialmente malignas em boca. Entrega de folheto sobre o autoexame de boca. Exposição debanner sobre fatores de risco em câncer bucal e sobre autoexame de boca. Avaliação de necessidades odontológicas e encaminhamento a tratamento odontológico nas Clínicas Odontológicas da UFJF/GV. Avaliação de saúde bucal de crianças e orientação de higiene bucal.

Departamento de Nutrição

Orientação nutricional para todos os ciclos de vida sobre alimentação saudável. Os 10 passos do Guia Alimentar para a população Brasileira, exposição de alimentos e a relação com nutrientes.

Departamento de Ciências Contábeis

Oferecer assessoria contábil, informações sobre a Malha Fina do Imposto de Renda e dicas sobre como abrir uma empresa.

Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares

– Ações em Segurança do Trabalho

– Ações de Demonstração de Princípios de Primeiros Socorros;

– Ações de Demonstração de Instrumental da Segurança do Trabalho e EPIs;

– Apresentação das Atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

– Ações em Gestão Ambiental

– Apresentação dos principais parâmetros físico-químicos da água;

– Realização de análise da qualidade da água coletada em pontos de interesse na cidade de Governador Valadares;

– Exposição de  banner para conscientização do uso adequado e da proteção dos nossos cursos d’água.

– Ações em recuperação de áreas degradadas

– Apresentar os principais conceitos envolvidos nos processos de preservação/recuperação de áreas degradadas;

– Mostrar algumas das principais espécies de plantas utilizadas nesse processo explicando qual a função de cada uma;

– Apresentar um modelo de horta vertical produzida a partir de materiais recicláveis.

– Ações em “Coleta Seletiva e Compostagem a partir de resíduos sólidos doméstico

– Apresentar e divulgar a importância de fazer coleta seletiva do lixo doméstico;

– Apresentar uma ideia simples e útil para aplicar parte do material coletado.