Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-regulariza-festas-no-campus/

Título: UFJF regulariza festas no campus

Por meio da Resolução 10/2017, publicada na terça-­feira (23), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) regulamentou a realização de festas, eventos culturais e atividades recreativas. O documento descreve os eventos, prevê a realização de festas universitárias e dispõe sobre as regras para que sejam aprovadas. As definições foram acordadas em reunião do Conselho Superior (Consu) no dia 5 de maio.

As festas universitárias só podem ser feitas na Praça Cívica e no estacionamento da Reitoria. Elas devem ser autorizadas pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF após análise da proposta composta por uma comissão organizadora, em modelo disponível no site da UFJF, com pelo menos 20 dias de antecedência. Nesse caso, deve ser encaminhado ao setor, um plano de execução do evento, que deve conter, entre outras informações, descrição dos espaços a serem utilizados e o detalhamento da infraestrutura necessária para a realização. Após aprovado, o pedido segue para a Pró­-Reitoria de Infraestrutura e Gestão para avaliação da viabilidade técnica. Apenas depois de receber parecer favorável do setor, a festa pode ser divulgada. Outros requisitos serão somados à proposta, caso o evento tenha previsão de público maior do que 500 pessoas, como exigência de serviço de atendimento pré-­hospitalar e alvará do Corpo de Bombeiros.

Nas festas, as bebidas alcoólicas poderão ser vendidas, assim como alimentos, desde que sejam oferecidos em vasilhames que possam ser descartados e que não tenham vidro na composição. É proibida a presença de vendedores ambulantes e uso de artefatos pirotécnicos. Nas unidades acadêmicas, as confraternizações devem estar vinculadas a eventos acadêmicos organizados ou autorizados pela direção. Se não for organizada pela direção, a confraternização deve ser solicitada com 15 dias de antecedência, com apresentação de um plano de execução, cujo modelo está disponível no site da instituição. Bebidas alcoólicas são permitidas em reuniões dessa natureza, mas a comercialização é proibida.

As atividades recreativas podem ser feitas na Praça Cívica e no anel viário, mas meios de locomoção como skates, patinetes, bicicletas e patins não podem trafegar pela via de rolamento. Além disso, a venda ou divulgação de produtos que não tenham autorização é proibida, assim como eventos religiosos ou partidários. Os sons automotivos também estão vedados. Mecanismos de responsabilização em caso de danos ao patrimônio também previstos no documento.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 25/05/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufjf-convoca-mais-de-180-novos-aprovados-pelo-pism.ghtml

Título: UFJF convoca mais de 180 novos aprovados pelo Pism

A Universidade Federal de Juiz de Foran (UFJF) divulgou nesta quinta-feira (25) o edital de reclassificação para 181 novos aprovados no Programa de Ingressão Seletivo Misto (Pism). As vagas são para ingresso no segundo semestre de 2017 nos dois campi: Juiz de Fora, com 152 oportunidades, e Governador Valadares, com 29.

Foram disponibilizadas vagas para cursos como Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Engenharia Civil e Jornalismo. Vinte e duas vagas nos dois campi são para Medicina, uma das graduações mais concorridas.

Para confirmar o interesse na vaga, os candidatos precisam fazer pré-matrícula online até as 23h59 desta sexta-feira (26). Eles devem ficar atentos também para os locais e horários da matrícula presencial que estão disponíveis no site da UFJF. As matrículas ocorrerão nos dias 28 e 29 de junho.

Os convocados que realizarem a pré-matrícula obrigatória devem seguir as orientações e enetregar os documentos citados no regulamento. Os selecionados para vagas dos grupos A e B precisam entregar também a documentação comprobatória de renda.

As aulas no segundo semestre letivo irão começar no dia 1º de agosto em Juiz de Fora.

Próximos passos

Quem não for convocado neste primeiro edital pode ter a chance de ser chamado nos próximos. À medida que as matrículas são feitas e ocorram desistência ou ausência dos 181 convocados, mais editais serão publicados.

Serão mais sete reclassificações até 16 de agosto para vagas de Juiz de Fora e outras dez para Governador Valadares até 20 de setembro. O curso de Odontologia, no campus do Vale do Rio Doce, também terá listas complementares.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-convoca-181-novos-aprovados-no-pism/

Título: UFJF convoca 181 novos aprovados no PISM

Aprovados no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) têm até esta sexta­feira (26) para confirmar o interesse na vaga e fazer a pré­matrícula on­line pelo site www.ufjf.br  . Segundo o edital de reclassificação de 181 novos aprovados divulgado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), as vagas são para ingresso, no próximo semestre, no campus de Juiz de Fora, com 152 oportunidades, e Governador Valadares, com 29.

As vagas disponíveis são para os cursos de arquitetura e urbanismo, fisioterapia, engenharia civil, jornalismo e medicina, este último com 22 vagas disponíveis nos dois campus.

Os convocados que realizarem a pré-­matrícula on­line obrigatória devem seguir as orientações do regulamento para matrícula, disponível no site da UFJF, para efetivar seu registro na Universidade. Todos os candidatos devem entregar os documentos relacionados no Anexo 1 do regulamento. Os selecionados para vagas dos grupos A e B precisam entregar também a documentação comprobatória de renda.

A matrícula presencial vai acontecer nos dias 28 e 29 de junho. As informações sobre horário e local estão disponíveis no site www.ufjf.br . As aulas do segundo semestre letivo em Juiz de Fora começarão no dia 1º de agosto, e em Governador Valadares, dia 4 de setembro, com exceção do curso de odontologia, que reinicia o período em 16 de outubro. Até o mês de agosto, serão realizadas mais sete reclassificações para Juiz de Fora e outras dez para Governador Valadares.

— —

Veículo: Brasil Escola

Editoria: Notícias

Data: 25/05/2017

Link: http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/ufjf-divulga-1-a-reclassificacao-pism-2017-para-segundo-semestre/339153.html

Título: UFJF DIVULGA 1ª RECLASSIFICAÇÃO DO PISM 2017 PARA O SEGUNDO SEMESTRE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, publicou a primeira reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) para o segundo semestre de 2017. Mais de 180 estudantes foram convocados e devem fazer a pré-matrícula online até a próxima sexta (26).

Veja a lista de reclassificação

Depois de realizar o cadastro da pré-matrícula neste link, os aprovados devem comparecer para o registro presencial nos dias 28 ou 29 de junho. Os documentos que devem ser apresentados para matrícula estão disponíveis nesta página.

A previsão é de que a próxima reclassificação para o segundo semestre seja liberada no dia 7 de junho, com matrículas até o dia 9 seguinte. Veja o calendário completo de reclassificações.

Pism

A UFJF ofereceu 1.439 vagas para os candidatos do Módulo III do PISM 2017. As provas foram realizadas em 11 e 12 de dezembro, em Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

Nos mesmos dias também foram realizadas as provas dos estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio. As notas dos módulos I e II do Pism foram divulgadas no dia 16 de março.

— —

Veículo: TV Integração – Globo

Editoria: MGTV

Data: 25/05/2017

Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/videos/v/cotas-em-cursos-de-mestrado-e-doutorado-da-ufjf-podem-entrar-em-vigor-em-2018/5894068/

Título: Cotas em cursos de mestrado e doutorado da UFJF podem entrar em vigor em 2018

Resumo: A Universidade Federal de Juiz de Fora abriu hoje uma discussão sobre a possibilidade de haver um sistema de cotas para cursos de mestrado e doutorado. O professor Paulo Vinícius Batista, veio da Universidade Federal do Paraná e é do núcleo de estudos afro-brasileiros para discutir o tema. A política de cotas já é adotada para o ingresso na graduação. A adoção do modelo pros cursos de pós-graduação cumpre uma portaria do Governo Federal de maio do ano passado. A partir de agora a comissão vai ser formada por diversos representantes da UFJF e movimentos estudantis para definir quando as transformações começam a serem implementadas. A expectativa da pró-reitoria de pós-graduação é de que as cotas já comecem no ano que vem.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Arte e vida

Data: 25/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/som-aberto-de-volta/

Título: Som aberto de volta

Evento que retornou em 2016 após muitos anos de ausência, o Som Aberto realiza sua primeira edição deste ano neste sábado (27), a partir das 14h, na Praça Cívica do Campus da UFJF. Assim como nas edições anteriores, o evento reúne diversas manifestações culturais, entre música, artes plásticas, moda, literatura, dança e gastronomia, entre outras.

Dentre as várias opções para o sábado, a parte musical contará com três shows. Inoutside chega com repertório que privilegia sua produção autoral, influenciada por Rise Against, Royal Blood, Three Days Grace e Linkin Park. A banda Visco é veterana na cidade e tem no currículo o álbum “Visco Um”, de 2012, e o single “Superficial”, lançado no ano passado. A última atração é o Tributo ao Los Hermanos realizado pelo Operação Tequila, com um repertório calcado na obra do quarteto carioca. Além das apresentações no palco principal, a dupla Nanda e Carol fazem um pocket show na praça de alimentação interpretando sucessos de Oasis, Creedence Clearwater Revival e Beatles. Por fim, o DJ Tomate comanda um set com artistas de discurso político, casos de Renato Russo, Cazuza e Gilberto Gil.

Cinco artistas plásticos (Ramon Brandão, Leonardo Paiva, Marcelo Neves, Márcia Marques e Tarsila Palmieri) tocam o projeto Pentagrama – Cavalete de Rua e produzirão obras durante a realização do Som Aberto. Quem também vai mostrar seu talento ao vivo é o chargista Mário Tarcitano, da Tribuna, que fará caricaturas ao vivo. Para quem quiser levar a produção local, o Grand Bazar terá cerca de 90 expositores, vendendo suas criações de moda, artesanato, acessórios e gastronomia.

O grupo artístico­-circense Grão de Circo reúne criações autorais com números clássicos de palhaçaria no espetáculo “Picadeiro inventado”. Criado para ser apresentado nas ruas, é um convite à interação com o público, contando ainda com números de equilibrismo, malabarismo cômico, bambolê, entre outros.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 25/05/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/empresarios-na-zona-da-mata-buscam-servicos-de-empresas-juniores-para-driblar-crise-economica.ghtml

Título: Empresários na Zona da Mata buscam serviços de empresas juniores para driblar crise econômica

Diante do momento de crise econômica pelo qual passa o país, empresários na Zona da Mata estão buscando novas opções para driblar as dificuldades financeiras e uma das alternativas adotadas é a contração de projetos, produtos e serviços de empresas juniores.

O empresário Eduardo Palhares dos Santos, por exemplo, precisava de um plano de negócio para abrir uma padaria e decidiu contratar os serviços da Campe Consultoria Jr, empresa júnior da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ele contou que fez uma pesquisa e percebeu que a contratação de uma empresa júnior pode representar uma economia de quase 40% em relação a uma empresa sênior. “Vale realmente a pena contratar este tipo de empresa, pois o custo é menor e o serviço tem qualidade equivalente ao de outras empresas já consolidadas no ramo”, destacou.

Palhares relatou também que ficou satisfeito com toda a condução do processo, que segundo ele foi extremamente profissional. “Os estudantes são atenciosos e preocupados em atender a demanda e, além disso, o trabalho é acompanhado e orientado por professores e profissionais, o que garante um resultado com alto padrão”, afirmou.

Depois de ter contratado um projeto pela Campe, o empresário recebeu uma análise completa de mercado e decidiu instalar seu negócio de panificação no Bairro Alto dos Passos. “O projeto contemplou as várias possibilidades em bairros diferentes da cidade, analisando diversos aspectos, o que certamente garantiu o sucesso do meu negócio, permitindo ainda que o recursos economizados fossem investidos na empresa”, concluiu Palhares.

“As empresas juniores contam com serviços de qualidade, por valores que estão abaixo dos praticados no mercado por empresas sênior, oferecendo assim uma opção de economizar sem perder o padrão de qualidade”, afirmou a presidente do conselho Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), Maria Fernanda Pernisa.

Segundo informações da Fejemg, contratando os serviços oferecidos pelos estudantes as empresas economizam em média 30%, sem ter prejuízos na qualidade. “Os custos são menores, já que os valores cobrados são para cobrir os custos das empresas, que não têm fins lucrativos, mas arcam com despesas e burocracias”, explicou Pernisa.

Na Universidade Federal de Viçosa (UFV) está o maior núcleo de empresas juniores de Minas Gerais, a Central Estudantil de Empresas Juniores (Ceempre), que conta com 40 EJ’s. Com três empresas ainda incubadas, até o final de 2017, o núcleo vive a expectativa de voltar a ser o maior do mundo.

“É um trabalho constante que a Ceempre realiza junto às empresas juniores do núcleo, no sentido estimular a produção de projetos cada vez maiores, promovendo a cultura empreendedora e potencializando cada vez mais a capacidade técnica dos estudantes”, explicou a presidente do núcleo, Natália Fernandes.

Ela destacou ainda que a procura pelos serviços e projetos oferecidos tem ampliado a cada dia, o que mostra que os clientes têm ficado satisfeitos. “Estamos vencendo a desconfiança, pois os estudantes muitas vezes mostram ainda mais dedicação e atenção e, com isso, deixam os clientes satisfeitos, com projetos que se adequam às suas necessidades”, ressaltou.

A presidente destacou ainda que os valores variam de acordo com o tipo de projeto ou serviço contratado. Por exemplo, se não houver a necessidade de aquisição de materiais para execução dos serviços, os custos podem ser ainda mais reduzidos.

O Brasil conta atualmente com mais de 15 mil empresários juniores e o público principal está entre os micro e pequenos empreendedores. Esse segmento representa 99% das empresas em Minas Gerais, segundo dados da Fejemg.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Arte e vida

Data: 25/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/arte-em-transito/

Título: Arte em trânsito

Tem arte dentro da gente, na fila do banco, na compressão dos ônibus apertados e no cinza do asfalto remendado do caminho. No vaivém caótico, cruzam­-se corpos, olhares e mentes com os mais variados pensamentos, quase causando choques. A menina anda de ônibus olhando para fora da janela com seus fones de ouvido ao máximo, enquanto isso o senhor está pensando em qual doce vai comprar para sua neta que irá visitá­-lo hoje e ainda há um rapaz aborrecido e se sentindo um perdedor por não ter passado na prova. O percurso do ônibus se mistura ao curso de atividades psíquicas que não param, um trajeto infinito e sem trilhos.

#A Cada Ponto Aumenta um Conto

Arte transitória, de passagem e que pega de surpresa. A beleza do efêmero e do repentino é observada pelo contador de histórias Ulisses Belleigoli. Ele e a atriz Livia Gomes farão uma intervenção nos ônibus urbanos neste sábado (27), das 11h ao meio­dia, durante a programação do Corredor Cultural. A ideia é contar contos como se fossem uma forma de tocar. A magia está no acontecimento extraordinário, no evento relâmpago que está acontecendo apenas naquele espaço­-tempo. O motorista freia e dá fim a um conto, ao acelerar, começa-­se outro, são histórias curtas demarcadas pelos pontos de ônibus. “A gente quer todo mundo ouvindo pelo menos uma história do início ao fim”, explica Livia. Será uma amostragem de literatura nacional e internacional, além da apresentação de músicas de tradição oral. Adélia Prado, Cecília Meireles, Eduardo Galeano, Carlos Drummond vão costurando os passageiros junto às feições e gesticulações das performances de Ulisses e Livia.

As surpresas vão guardar até mesmo um do outro, a fim de se surpreenderem junto ao público transeunte, tudo é experimentação, não há como prever a reação das pessoas nem como se fazer um ensaio na locação. Além disso, a cor e a vida das histórias são o reflexo do público, tudo se torna o que é devido a uma sucessão de fatos imprevisíveis. “Dependendo de quem estiver naquele ônibus, naquele horário, a história vai sair de um jeito”, observa Ulisses. Eles desejam que a intervenção soe como um lampejo, um clarão que reverbere para além das próprias histórias contadas, mas que voe para outros momentos e sentidos na vida de quem, por sorte, estiver justo naquele dia entrado no mesmo ônibus que eles.

#Paisagens Contemporâneas – Anexo Móvel

Estátuas são feitas de pedras, imóveis, habitam o local onde foram fincadas, sem o poder de ir e vir. Já pessoas são o próprio movimento da cidade. Enquanto prédios, praças, construções permanecem parados, há pessoas circulando, rodando, grafitando e dando vida àquela arquitetura, também feita de pedra. Há nas estátuas um simbolismo paradoxal e conflitante, sendo assim, os amigos Gabriela Maciel, Francisco Brandão e Alice Rodrigues, todos estudantes de artes e design do IAD – UFJF, colocarão as estátuas junto às pessoas circulando pela cidade, através dos ônibus urbanos.

Nenhum evento foi criado sobre a intervenção fotográfica, a fim de causar surpresa, mas espero que se surpreendam mesmo com o spoiler deste texto. Lá no quadro dos ônibus, destinado aos cartazes, sutilmente, estarão coladas as fotografias de Gabriela. “Paisagens contemporâneas” quer mostrar a vinculação da arquitetura com as pessoas, o lado íntimo e pessoal das cidades de concreto. O processo foi bastante espontâneo, as pessoas que estão nos retratos foram sendo abordadas nas ruas dos centros e bairros de Juiz de Fora, e fotografadas a fim de comporem a exposição com que elas mesmas poderão se deparar nos próximos dias durante o Corredor Cultural.

Francisco Brandão conta que 610 ônibus circulares vão receber pelos menos dois cartazes, impressos por eles mesmos em papel reciclável, e a ideia é transformar os veículos não apenas em meios de locomoção, mas em um suporte para a reflexão, para o suspiro, a arte fluindo na vida cotidiana.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/hu-amplia-atendimento-para-traumas-bucais/

Título: HU amplia atendimento para traumas bucais

O Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi ampliado nesse mês e vai aumentar seus atendimentos para pacientes com traumas bucais e câncer de boca. A expectativa é que o número de atendimentos suba para 270 por mês, quase o dobro do que era ofertado anteriormente. O número de pacientes mensais que se consultam pela primeira vez no serviço é 112, em média.

O setor passou por uma reestruturação para otimizar os atendimentos, cuja demanda espontânea vinha das secretarias de Saúde de municípios da região e, a partir deste mês, poderá criar uma agenda que facilitará o acesso de mais pacientes ao serviço. A reestruturação também traz um novo processo de regulação, por meio do qual será possível estipular a média de atendimentos e os próximos passos para ampliar o serviço. São oferecidos todos os procedimentos relacionados a doenças na cavidade bucal, face e pescoço, inclusive traumas relacionados ao câncer de boca por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ampliação acontece no mesmo mês em que é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Celebrada no dia 31 de maio, a data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde como um alerta sobre os perigos do tabagismo, defendendo políticas para a redução do tabaco e destacando os riscos das doenças relacionadas ao hábito de fumar, que podem levar à morte. O tabagismo também é um dos principais responsáveis pelo câncer de boca, que mata quase seis milhões de pessoas por ano. De acordo com a OMS, estão previstas mais de oito milhões de morte por ano a partir de 2030. O tema da campanha contra o tabagismo em 2017 é “Tabaco – uma ameaça ao desenvolvimento”.

— —

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 25/05/2017

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/16394-conselho-superior-da-ufjf-regulariza-festas-no-campus

Título: Conselho Superior da UFJF regulariza festas no campus

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, no último dia 5 de maio, a resolução 10/2017, que trata sobre o uso dos espaços do campus para atividades recreativas, culturais e festivas. No documento, é definida a regulamentação dos eventos de confraternizações das unidades acadêmicas e administrativas e das festas universitárias, bem como das atividades recreativas em espaços públicos comuns (Praça Cívica e Anel Viário).

De acordo com a resolução, nas unidades acadêmicas e administrativas, serão permitidos eventos acadêmicos, técnicos e científicos, culturais, artísticos e esportivos, organizados ou autorizados pela direção da unidade acadêmica. Caberá a cada unidade definir, em norma interna, os locais das confraternizações.

A comissão organizadora deverá apresentar o Plano de Execução, com diversos requisitos, à direção da unidade com, no mínimo, 15 dias de antecedência. E a coordenação de segurança deverá ser comunicada com, pelo menos, 48 horas antes do início do evento. A comercialização de bebidas alcoólicas é proibida, porém, poderá haver distribuição, observadas as normas.

FESTAS UNIVERSITÁRIAS

Já as festas universitárias deverão ser autorizadas pela Diretoria de Imagem Institucional, após análise da proposta da entidade organizadora, representada por uma comissão constituída, com, no mínimo, 20 dias úteis de antecedência em relação à data de realização do evento. É preciso também que seja apresentado o plano de execução.

As festas universitárias poderão ser realizadas na Praça Cívica ou no estacionamento do prédio da Reitoria, às sextas-feiras e vésperas de feriados, das 23h às 4h do dia seguinte; aos sábados, das 12h às 4h do dia seguinte; e aos domingos e feriados, das 8h às 22h, sendo voltadas à comunidade universitária, podendo ser abertas ao público externo.

Caso a festa seja autorizada pela Diretoria de Imagem Institucional, o projeto passará também pela análise da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), que avaliará a viabilidade técnica do evento no prazo máximo de dez dias. Em caso de resposta negativa, poderá ser concedido um prazo para a adequação do projeto. A festa só poderá ser divulgada após sua autorização.

Caso o público estimado seja superior a 500 pessoas, outras exigências são feitas, como, por exemplo, disponibilização de sanitários químicos, presença de serviços pré-hospitalares, conforme legislação do Estado de Minas Gerais, colocação de extintores em caso de montagem de tendas e estandes, e outras medidas de segurança previstas em lei.

As festas universitárias não poderão ter queima e soltura de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos, e poderão ser canceladas caso não forem comprovadas, em até 48 horas antes da data, as condições exigidas para sua realização.

O documento determina também a proibição de ambulantes nas áreas do campus e descreve as condições para distribuição e comercialização de bebidas e alimentos.

ESPAÇOS PÚBLICOS COMUNS

Nos espaços públicos comuns, Anel Viário e Praça Cívica, estão proibidos, segundo a resolução, o uso de patins, patinetes, skates, bicicletas ou quaisquer outros meios de tração humana, mecânica ou animal fora da ciclovia, das pistas de rolamento do anel viário ou dos espaços destinados para tais fins. A exceção se dá nos dias em que os espaços forem fechados para veículos e utilizados para recreação. Além disso, o documento veda, entre outros, o manuseio, a utilização e a queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos e a emissão sonora de aparelhos automotivos nas dependências do campus.

EQUILÍBRIO

Para o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, “a comissão que definiu as normas trabalhou com a preocupação de viabilizar a continuidade das festas, que também fazem parte da vida universitária”. Para isso, segundo ele, foram buscadas saídas para os impasses apresentados. “Acredito que conseguimos chegar a um equilíbrio entre os anseios de alunos e diretores de unidades e a um final feliz. A normatização clara permite um controle maior, e maior segurança para todos”.

Fonte: Assessoria

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-oferecera-1-330-vagas-no-sisu-do-segundo-semestre/

Título: UFJF oferecerá 1.330 vagas no Sisu do segundo semestre

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferecerá 1.330 vagas em 42 cursos na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 1.050 oportunidades em 33 cursos para o campus de Juiz de Fora e 280 em nove opções de graduação em Governador Valadares. Veja o quadro completo de vagas aqui .

As inscrições no sistema começam na próxima segunda-­feira (29) e devem ser feitas exclusivamente pela internet . O candidato precisará do número de inscrição e senha cadastrados na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado na prova de redação. Aqueles que não conseguiram uma vaga na primeira edição do Sisu, podem tentar de novo, utilizando a mesma nota.

É possível concorrer em até duas opções de cursos, que devem ser escolhidos no ato da inscrição. Ao candidato será dado o direito de alterá-­las até o encerramento das inscrições, que será em 1º de junho.

Esta segunda edição do Sisu vai ser realizada em uma única chamada, e o resultado está previsto para ser divulgado em 5 de junho. Também nesta data será aberta aos interessados a lista de espera para as vagas não preenchidas pelas instituições. A inscrição na lista fica disponível até 19 de junho.

Política de cotas

Nesta edição, as vagas da UFJF aparecerão divididas em nove grupos de acesso. Cinco deles já eram conhecidos do público, um destinado à ampla concorrência (com 50% das vagas) e os outros quatro à política de cotas do Governo Federal (com os outros 50%). Dentro das vagas para as cotas, novos quatro grupos foram criados para pessoas com deficiência. A mudança foi feita em dezembro de 2016 também pelo Governo e será aplicada em todas as instituições federais de ensino superior a partir deste ano.

Para discutir a mudança no âmbito da universidade, a Pró-­Reitoria de Graduação e a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) promoverão a mesa-­redonda “Desafios do acesso e permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior”, no dia 8 de junho, às 14h, no Centro de Ciências do campus Juiz de Fora.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, é preciso que o candidato observe com muita atenção a descrição do grupo escolhido. Caso aprovado, o estudante deverá apresentar na matrícula a documentação correspondente e, na falta dela, poderá perder a vaga. Veja abaixo a descrição de cada grupo:

A0: Ampla concorrência

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/hu-vai-realizar-120-consultas-durante-mutirao/

Título: HU vai realizar 120 consultas durante mutirão

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai oferecer 120 consultas nas áreas de endocrinologia, odontologia e nutrição clínica na próxima quarta­-feira (31). Além das consultas, serão realizadas atividades de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, o combate ao tabagismo e serão prestados esclarecimentos sobre diabetes e a fibrose cística. Também serão realizados exames de suor, que podem identificar esta doença.

As consultas são destinadas aos pacientes já cadastrados no HU que ainda não foram atendidos, por conta da demanda reprimida. As ações fazem parte do 2º Mutirão Nacional da Rede de Hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), administradora do HU. Em Juiz de Fora, 92 integrantes do hospital estarão envolvidos com as atividades. Os pacientes que forem atendidos na unidade no mesmo dia do mutirão também receberão orientações dos médicos residentes.

Ao todo, 39 hospitais devem participar do mutirão, que tem como objetivo reduzir as demandas reprimidas nos hospitais e na rede do Sistema Único. A expectativa é que sejam realizados 8 mil procedimentos em todas as regiões da país, o dobro da quantidade realizada na primeira edição. As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas.

— —

Veículo: Site Universidade Federal de Lavras

Editoria: Diretoria de Comunicação

Data: 26/05/2017

Link: http://www.ufla.br/ascom/2017/05/26/arqueologia-foi-tema-de-curso-de-extensao-realizado-nessa-semana/

Título: Arqueologia foi tema de curso de extensão realizado nessa semana

O trabalho do arqueólogo desperta a curiosidade de muitas pessoas, e a comunidade da UFLA e da região pôde aprender sobre isso durante o curso de extensão “Introdução à Arqueologia e Educação Patrimonial”, realizado na Universidade entre os dias 22 e 25 de maio. O professor Leandro Mageste, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), abordou desde aspectos teóricos do campo da arqueologia à análise de material arqueológico encontrado na região Sul de Minas e pertencente ao acervo do Museu Bi Moreira.

No primeiro dia, Leandro falou sobre conceitos básicos da Arqueologia, ciência que estuda os grupos humanos a partir dos vestígios das coisas que foram produzidas e manipuladas, tentando entender como viveram. Os espaços que contêm indícios de populações humanas são os sítios arqueológicos, estudados pelos profissionais da área. O material arqueológico como fonte de pesquisa e a relação da Arqueologia com outras disciplinas foram temas dos demais módulos.

O material estudado no último dia constituiu-se de fragmentos de cerâmica encontrados na região de Perdões durante a década de 90 e doados ao Museu Bi Moreira. Os participantes tiveram que identificar diferentes técnicas e padrões de manufatura da cerâmica, separá-los e catalogá-los.  “Esta foi uma oportunidade de os alunos experimentarem o trabalho do arqueólogo por um dia”, comentou o professor Leandro. Segundo ele, os objetos são da população indígena que habitou a região há 800 anos e a análise reforça a vocação social de trazer à tona a história dos índios, população que tem sido esquecida.

O curso, ministrado no Centro de Treinamento da Faepe e Museu Bi Moreira, teve 47 inscritos de cursos e programas de pós-graduação da UFLA, além de membros da comunidade lavrense e de Nepomuceno e visitantes espontâneos. A iniciativa foi da Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Programa de Educação em Solos (Peds). “Os museus são um local pertinente para o armazenamento e a exposição à comunidade. O curso de extensão demonstrou como o material passa por todo o processo de Arqueologia para, então, ser exposto com sua contextualização em um museu. Além disso, o curso aproximou essa ciência e os museus da comunidade”, diz Patrícia Muniz, coordenadora de Museus e Patrimônio Histórico da UFLA. Ela também ressaltou que o material do acervo também está disponível para pesquisadores.

De acordo com a participante do Peds, doutoranda em Ciência dos Solos Maíra Akemi Toma, há uma parceria entre esse núcleo de estudos e os museus da UFLA para auxiliar a conservação dos acervos de Mineralogia e Pedologia. “O objetivo do Peds é a educação e o curso trouxe essa educação patrimonial”, afirmou.

Sobre o ministrante

O professor Leandro Mageste é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP); e doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Professor-assistente do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf, tem atuação na áreas de Teoria Arqueológica, Arqueologia Brasileira, Etno-história, História Indígena, Patrimônio Cultural e Museologia.

— —

Veículo: ALMG

Editoria: Notícias

Data: 26/05/2017

Link: http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2017/05/25_release_desenvolvimento_economico_extensao_concessao_ferroviaria.html

Título: Extensão de concessões ferroviárias será debatida na ALMG

Debater a prorrogação do contrato de concessão no setor ferroviário com a MRS Logística S.A., no âmbito do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do governo federal, sobretudo com relação a possibilidade de investimentos em Juiz de Fora (Zona da Mata) e outros municípios mineiros cortados pela malha administrada pela empresa.

Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (30/5/17), a partir das 15 horas, no Plenarinho III, atendendo a requerimento do deputado Antônio Jorge (PPS).

A extensão dos contratos é regulada pela Medida Provisória (MP) 752/16, que autoriza tanto a prorrogação dos contratos ainda em andamento quanto a nova licitação daquelas concessões de rodovias, portos, aeroportos e ferrovias cujas concessionárias começaram a enfrentar dificuldades financeiras e não conseguiram cumprir dispositivos dos contratos.

Esses contratos foram firmados originalmente, entre os anos de 1996 e 1998, entre a União e concessionárias privadas de infraestruturas, pelo prazo de 30 anos, mas previam uma prorrogação contratual condicionada, em última instância, ao interesse público.

No caso do setor ferroviário, haverá prorrogação antecipada de cinco contratos, no total de 12.675 quilômetros, entre eles o da MRS e outros dois que também abrangem o território mineiro. A contrapartida é que nos próximos cinco anos as empresas façam investimentos estimados em R$ 25 bilhões.

Acidentes – Segundo Antônio Jorge, esta antecipação abre espaço para a solução de um problema que há anos sacrifica os moradores de Juiz de Fora e outros municípios da Zona da Mata: o alto índice de acidentes e o impacto negativo para a economia da cidade com a paralisação do trânsito a cada passagem dos trens de carga.

“A obrigatoriedade da empresa investir na região cortada pela ferrovia, contrapartida da antecipação e prorrogação da concessão, é oportuna para pôr fim aos acidentes e também aos prejuízos”, afirma.

O parlamentar cita levantamento feito pela própria empresa apontado que das 105 cidades cortadas pelas ferrovias administradas pela MRS, Juiz de Fora é a que tem mais acidentes. Foram 18 acidentes em 2015, e 12 em 2016.

O mesmo estudo aponta que, em média, 87% dos acidentes acontecem por imprudência dos pedestres. Na sequência, aparecem como causas o suicídio (10%) e uso de álcool e drogas (2%). Os trechos em que mais foram registradas ocorrências são aqueles que passam por dentro dos municípios.

Polêmica – Mas a prorrogação dos contratos com as concessionárias do setor ferroviário ainda divide opiniões. A posição do governo federal, expressa na justificativa da MP, é de que isso possibilitará a incorporação de novas tecnologias, serviços e investimentos nos contratos prorrogados ou novamente licitados.

A principal crítica é de que a medida não prevê adequadamente as condições de compartilhamento da malha ferroviária, como a disponibilização de capacidade mínima de 30% de transporte para outros concessionários e outros operadores ferroviários independentes.

A Frente Nacional de Profissionais Liberais, Trabalhadores, Operadores, Usuários e Associações em Defesa das Ferrovias (Ferrofrente) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5684 sob o argumento de que as concessões no setor ferroviário têm se mostrado ineficientes e danosas ao interesse público, além de inexistir, no caso da MP, o requisito constitucional da urgência, indispensável para a edição de medidas provisórias.

Aliado a isso, a entidade alega que, originalmente, a prorrogação, que será feita antes do prazo, não era direito líquido e certo da concessionária, uma vez que a União poderia considerar não ter interesse na prorrogação da concessão.

Soma-se a isso a constatação de que trechos ferroviários foram desativados e até extintos, resultando na redução da malha ferroviária ativa e na perda patrimonial substancial da União. A Ferrofrente pede a tramitação regular de um projeto de lei, precedido de um diagnóstico das concessões ferroviárias e um novo marco legal do setor.

Convidados – Encabeça a lista de convidados o diretor de Relações Institucionais da MRS, Luiz Gustavo Bambini de Assis. O diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Hélio Antônio da Silva, também foi chamado, além de vários prefeitos das cidades interessadas na questão: Bruno de Freitas Siqueira (Juiz de Fora), Carlos Antônio de Castro Lopes (Matias Barbosa), Antônio José Gonçalves da Silva (Simão Pereira), Carlos Alberto de Azevedo (Santos Dumont), José Maria Novato (Ewbank da Câmara) e Afonso Henrique Carvalho Ferreira (Belmiro Braga).

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Notícias

Data: 26/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/mestrado-oferece-vagas-para-professores-de-biologia-do-ensino-medio/

Título: Mestrado oferece vagas para professores de biologia do ensino médio  

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com 21 vagas disponíveis para a UFJF, uma das instituições conveniadas. O curso de pós­graduação stricto sensu é semi­presencial e as inscrições estão abertas até o dia 8 de junho. A intenção é capacitar professores de Biologia do ensino médio da rede pública de ensino. O curso é pautado na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, por meio da aplicação de método científico e utilização de tecnologias da informação e de comunicação, empregados na prática didática. Os candidatos devem comprovar atuação na área e não podem lecionar no ensino privado.

O mestrado tem oferta nacional simultânea pelo Sistema Nacional de Pós Graduação e do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dura dois anos. As aulas começam em agosto.

— —

Veículo: Hoje em Dia

Editoria: Esportes

Data: 26/05/2017

Link: http://hojeemdia.com.br/esportes/ufmg-promove-semin%C3%A1rio-ci%C3%AAncia-e-tecnologia-de-esportes-de-combate-na-pr%C3%B3xima-semana-1.467569

Título: UFMG promove Seminário Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate na próxima semana

Nos dias 03 e 04 de junho, sexta e sábado, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe uma série de convidados especias para apresentar e debater temas sobre os esportes de combate.

Para o evento, foram convidados treinadores, alunos de graduação, pós-graduação, atletas e amantes dos esportes para trocarem experiências e fomentar discussões com pessoas renomadas na área.

Até a próxima quarta-feira (31), o investimento para realizar a inscrição será de R$ 150 por interessado.

Confira a lista de convidados:

Prof. Dr. Ciro José Brito (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF)

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2010).

Prof. Dra. Daniele Detânico (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena (2006); Mestrado em Educação Física na UFSC na linha de pesquisa Cineantropometria e Desempenho Humano (2010); Doutorado em Educação Física na UFSC na linha de pesquisa de Biodinâmica do Desempenho Humano (2014).

Prof. Dr. Eduardo Mendonça Pimenta (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), DEA em Fisiologia do Exercício – Universidad de Léon (2009) e Doutorado em Programa de Actividade Física e Deportes. – Universidad de Léon (2012).

Prof. Dr. Emerson Franchini (Universidade de São Paulo – USP)

Graduação em Educação Física (1995) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Doutorado em Educação Física – Biodinâmica do Movimento Humano (2001) pela EEFE-USP e Livre-Docência pelo Departamento de Esporte (2009) da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em lutas e modalidades de combate, em diferentes níveis de análise (histórico, pedagógico, fisiológico), embora tenha centrado especialmente nos aspectos fisiológicos, de avaliação e de prescrição de treinamento para atletas de judô.

Prof. Ms. Jonatas Ferreira da Silva Santos (Universidade de São Paulo – USP)

Doutorando na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em respostas físicas e fisiológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: respostas agudas e crônicas ao treinamento e validação de testes.

Prof. Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Medicina Molecular (UFMG).

Prof. Matheus Gomes

Possui MBA em Gestão Estratégica do Esporte pela Fundação Getúlio Vargas – IBS/FGV(2013), Especialização em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho – UGF/RJ (2010) e Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH (2008). Trabalhou nos Jogos Olímpicos Rio 2016 como Service Manager da modalidade Taekwondo, tendo antes atuado Technical Operations Manager da mesma modalidade.

Profa. Dra. Úrsula Ferreira Julio (Universidade de São Paulo – USP)

Bacharelado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo.

A inscrição deverá ser feita no site http://www.albuquerquelab.com/lutas/inscricao.html

Contato:

CENEX – UFMG

Telefone: (31) 3409-2314

Email: ufmglutas@gmail.com

Endereço: Avenida Presidênte Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 27/05/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufjf-e-ufsj-disponibilizam-vagas-para-o-segundo-semestre-via-sisu.ghtml

Título: UFJF e UFSJ disponibilizam vagas para o segundo semestre via Sisu

As Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF) e de São João del Rei (UFSJ) vão oferecer vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que terá inscrições pela internet entre segunda (29) e quinta-feiras (1º). Na região, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) não disponibiliza vagas no segundo semestre letivo.

O candidato precisa do número de inscrição e senha cadastrados na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado na prova de redação. Quem não conseguiu uma vaga na primeira edição do Sisu, pode tentar de novo, utilizando a mesma nota. Podem concorrer em até duas opções, que devem ser escolhidos no ato da inscrição e podem ser alteradas até quinta-feira (1º).

A seleção será realizada em uma única chamada, com previsão de divulgação do resultado no dia 5 de junho. Nesta data será aberta, aos interessados, a lista de espera para as vagas não preenchidas pelas instituições com inscrição até 19 de junho.

UFJF

Nos total, a UFJF oferecerá 1.330 vagas em 42 cursos, sendo 1.050 em 33 cursos no campus em Juiz de Fora e 280 em nove opções de graduação em Governador Valadares.

Nesta edição, as vagas da UFJF estão divididas em nove grupos de acesso. Já eram conhecidos um destinado à ampla concorrência, com 50% das vagas, e quatro à política de cotas do Governo Federal, com os outros 50%. Dentro das vagas para as cotas, novos quatro grupos foram criados para pessoas com deficiência, em em dezembro de 2016 também pelo Governo e passa a ser aplicada em todas as instituições federais de ensino superior a partir deste ano.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, é preciso que o candidato observe com muita atenção a descrição do grupo escolhido. Caso aprovado, o estudante deverá apresentar na matrícula a documentação correspondente e, na falta dela, poderá perder a vaga.

UFSJ

Com a extinção do vestibular, essa é a principal forma de ingresso nos cursos oferecidos pela instituição. São 910 vagas para o segundo semestre, distribuídas nos seis campi. Incluindo as 40 vagas para Biotecnologia, o novo curso de graduação oferecido no Campus Dom Bosco em turno integral.

Além da chamada regular do Sisu, estão previstas outras chamadas, a partir da lista de espera, incluindo a chamada presencial. O cronograma completo será divulgado no site da instituição.

A Comissão Permanente de Vestibular da UFSJ (Copeve) ressalta que a lista de espera é gerada somente pela primeira opção do candidato, não permitindo alteração, por isso recomenda atenção na hora de fazer a escolha na da inscrição no Sisu. E orienta ainda que o candidato acompanhe as atualizações no site da instituição para não perder o prazo das chamadas e matrículas posteriores.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 27/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/america-mg-leva-a-melhor-sobre-uberabinha/

Título: América-­MG leva a melhor sobre Uberabinha

Em rodada dupla realizada no Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, a equipe do Uberabinha/UFJF sofreu dois reveses diante do América­-MG, em jogos válidos pela quinta rodada do Campeonato Mineiro de Base. As partidas foram realizadas na manhã deste sábado (27). Pelo torneio sub-­15, a equipe local foi derrotada por 3 a 0 pelo Coelho. No sub-­17, o time de Belo Horizonte levou a melhor pelo placar mínimo: 1 a 0.

A despeito dos resultado negativo, o Uberabinha mantém bom desempenho no sub­-17, figurando na vice-­liderança do grupo C do torneio. Já no sub­-15, os locais somam 3 pontos no grupo B. Na próxima rodada, uma vez mais com agenda dupla, o time de Juiz de Fora recebe o Social, de São João del-Rei. Os confrontos estão marcados para o dia 10 de junho, em Juiz de Fora. Nesta primeira fase do Mineiro, os duelos cruzam equipes de grupos distintos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 27/05/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/uberabinha-recebe-o-america-mg-pelo-mineiro-de-base/

Título: Uberabinha recebe o América-­MG pelo Mineiro de base

Não é exagero dizer que a Uberabinha/UFJF faz neste sábado (27), às 9h e às 11h, dois dos jogos mais importantes da curta história do projeto de extensão de futebol da Federal. As equipes locais sub­15 e sub­17 recebem no campo do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF os times das mesmas categorias do América-­MG, um dos mais tradicionais formadores de atletas do país. Tanto os mais jovens, que duelam primeiro, quanto os mais experientes, possuem partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro de base.

Professor e coordenador do projeto, Marcelo Matta reitera que os encontros não serão valiosos apenas pelo caráter experimental aos atletas, como aos profissionais envolvidos no trabalho realizado com os promissores atletas de Juiz de Fora e região. “Acho que vamos melhorar nossa capacidade de avaliação de um talento. Nosso instrumento de avaliação, que utiliza também a observação, vai ser ajustado a uma realidade. Apesar de já termos jogado com Fluminense, Botafogo, Atlético-­MG, foram amistosos, e este será um jogo oficial”, relata. A experiência irá demandar também equilíbrio emocional dos meninos antes do confronto. “Tenho percebido que há neles a necessidade do controle da ansiedade. Que não seja baixa, para não desprezar o evento, nem alta, pelo desequilíbrio na capacidade de concentração. Precisa estar em um ponto que faça com que eles se preparem e estejam aptos ao jogo”, analisa Matta.

O time sub-­15, comandado por Thadeu Luiz, é vice­-lanterna do grupo C do torneio, com apenas 3 pontos, enquanto o adversário da capital mineira é segundo colocado na chave B. Já na categoria sub-­17, os locais orientados pelo técnico Alex Nascif são vice-­líderes do grupo C com 6 pontos, atrás apenas do Cruzeiro, com 10. Já o Coelho é o terceiro lugar da chave B, com 6 pontos. Na primeira fase desta competição, equipes de grupos distintos se enfrentam.

— —

Veículo: Gazeta Online

Editoria: Esportes

Data: 27/05/2017

Link: http://www.gazetaonline.com.br/esportes/mais_esportes/2017/05/lvares-enfrenta-tupi-mg-no-jogo-de-volta-da-copa-do-brasil-de-futsal-1014059797.html

Título: Álvares enfrenta Tupi-MG no jogo de volta da Copa do Brasil de Futsal

Eram cerca de sete anos sem disputar uma partida oficial, a preparação para as quartas de final da Copa do Brasil de Futsal foi de apenas dois meses e, justamente no retorno da equipe a um torneio nacional, chovia bastante no Espírito Santo no último domingo. Com isso, o duelo diante do Tupi-MG começou com mais de uma hora de atraso por conta das goteiras no Poliesportivo, em Vitória. Muitas foram as dificuldades, mas o Álvares Cabral venceu em casa o time mineiro por 6 a 3. No jogo de volta, que acontece neste domingo, às 10 horas, em Juiz de Fora, Minas Gerais, o Alvinegro precisa de um empate para se classificar.

E se engana quem aposte que os cabralista pretendem jogar com a vantagem debaixo do braço. Com dois gols marcados na estreia e um dos principais nomes do grupo comandado pelo técnico Erich Bomfim, Tuti afirma que o Galo Carijó vai precisar “suar sangue” para sair com a vaga para a fase seguinte. O ala espera estar mais uma vez com o pé calibrado para deixar sua marca.

“O nosso grupo é maravilhoso. Em casa fizemos uma grande partida, nos dedicamos bastante, corremos até o final, marcamos forte e jogamos com ofensividade também. Para ganhar do Álvares Cabral o adversário vai ter que suar sangue em quadra. Digo com toda certeza que não será fácil para ninguém que nos enfrentar. Agora temos um compromisso grande em Juiz de Fora e mesmo precisando apenas de um empate, vamos em busca de uma vitória. Espero estar mais uma vez em um grande dia”, disse Tuti.

Camisa 10 do Álvares Cabral na disputa da Copa do Brasil, Tuti tem a missão de guiar o clube capixaba a um patamar elevado no cenário brasileiro do futsal. Além disso, o atleta destaca que o projeto alvinegro é de se manter em atividade visando grandes competições nas próximas temporadas. De acordo com o ala, o que não falta no Estado são jogadores talentosos para dar continuidade ao trabalho de ressurgimento do futsal local.

“O Álvares estava parado há muito tempo sem um time competitivo de futsal e agora temos que trabalhar duro para manter esse projeto. No Espírito Santo existem vários talentos no esporte, o que falta é um pouco de parceria e apoio. Com nosso retorno, ainda mais se passarmos de fase, espero que o futsal do Estado volte a alavancar dentro do cenário nacional. Esse é apenas o início”, concluiu Tuti.

Vantagem importante

Segundo o regulamento da Copa do Brasil, após o triunfo em casa, o Álvares Cabral joga pelo empate, no jogo da volta, no ginásio da UFJF, em Juiz de Fora, para ficar com a vaga na semifinal. Em caso de vitória do Tupi-MG, por qualquer placar, o jogo vai para a prorrogação. Persistindo a igualdade, a disputa será nas penalidades máximas.