1

Os principais artigos publicados nos últimos dez anos pelo professor de Direito Constitucional do campus avançado de Governador Valadares (UFJF-GV), Siddharta Legale, tornaram-se um livro lançado na manhã desta quinta-feira (25), no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Dividido em quatro eixos temáticos, a obra “Temas de Direito Constitucional” busca abordar assuntos relacionados ao controle de constitucionalidade no Brasil.

Na mesma oportunidade, foi lançado o livro “Controle difuso de constitucionalidade e recurso extraordinário: Sistematização e análise crítica do controle de constitucionalidade brasileiro”, também escrito pelo professor Siddharta Legale, em coautoria com o advogado, Luiz Octavio Pinheiro. A obra discute a história do controle de constitucionalidade brasileiro a partir de alguns personagens centrais, como Rui Barbosa, Prado Kelly, Victor Nunes Leal, Moreira Alves e Gilmar Mendes. Os dois livros são da editora Multifoco.

Em sua mensagem aos estudantes que acompanhavam o lançamento das obras,  Siddharta destacou a importância da dedicação à pesquisa .  “Vocês estão começando a construir a trajetória de vocês a partir de agora. Portanto estudem, façam o melhor que puderem. Participem de eventos, escrevam artigos, estejam sempre empenhados”.

Despedida

Organizado pelo Técnico-Administrativo da UFJF-GV, Erick Campos, o evento de lançamento dos livros tornou-se também, ainda que involuntariamente, um momento de despedida. Após três anos de serviços prestados à UFJF-GV, o professor Siddharta Legale deixará a instituição em busca de novos desafios, desta vez no corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde realizará o sonho de lecionar no local em que estudou.  

O tom de despedida partiu do professor Allyson Martins, colega do Departamento de Direito. “A sua história é um exemplo de superação. Tinha um sonho e foi em busca dele. Parabéns por este momento especial e obrigado pela amizade e profissionalismo demonstrados aqui na UFJF-GV”.

Siddharta Legale agradeceu à UFJF-GV pela oportunidade de ter feito parte do início da história da instituição, ainda que por acaso. “Soube pelo Facebook da oportunidade para professor de Direito Constitucional e não pensei duas vezes antes de vir tentar a vaga em um concurso extremamente concorrido. Após uma longa e desafiadora viagem, conquistei meu objetivo. Aqui fiz muitos amigos, amadureci afetivamente e profissionalmente. Pude pela primeira vez coordenar projetos de extensão, elaborar programas, metodologias. Como o campus é novo, eu tive a oportunidade de trabalhar no ensino, pesquisa e extensão desde a origem. Tudo isso me fez crescer muito como professor”.