O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Fábio da Costa Carbogim recebeu o prêmio Zaíra Cintra Vidal da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), durante o 19º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (Senpe), em João Pessoa (PB). O prêmio é dedicado a trabalhos científicos que focalizam invenções, descobertas ou adaptações significativas para a prática de Enfermagem.
Carbogim apresentou um artigo no 19º Senpe em que fundamenta uma metodologia do ensino ativo para o desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes de Enfermagem. O texto é parte de sua tese de doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto, defendida na Universidade de São Paulo (USP). A metodologia transforma em questões as definições das habilidades para o pensamento crítico contidas no Relatório Delphi: análise, avaliação, inferência, explanação e auto-regulação. O Relatório Delphi foi desenvolvido na década de 1990 por um grupo internacional e interdisciplinar de especialistas em pensamento crítico das áreas de ciências humanas, sociais e da educação.
“Com base em cada uma das habilidades, foram criadas perguntas de forma que os alunos de enfermagem pudessem avaliar casos clínicos, desenvolver o pensamento crítico. O objetivo principal é levar os estudantes a desenvolverem o julgamento clínico e a tomada de decisões, em prol do melhor resultado na assistência de saúde no campo da enfermagem”, destaca o professor Fábio.
O estudo foi realizado com 102 alunos dos três primeiros anos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), divididos em duas turmas de 51 estudantes cada. Todos os alunos fizeram um pré-teste composto por um caso clínico a ser resolvido. Após essa etapa, com as turmas já divididas, metade dos estudantes receberam ensino tradicional, enquanto a outra parte foi ensinada conforme a metodologia. “Os alunos da turma experimental apresentaram melhora significativa do aprendizado do conteúdo do curso, em relação ao grupo do ensino tradicional. Em relação ao pensamento crítico, houve uma variação moderada, para melhor, em que os alunos mostraram grau maior de pensamento crítico em relação ao pré-teste realizado.”
O Prêmio Zaíra Cintra foi instituído em 1962 pela Aben e contempla os três melhores trabalhos inéditos individuais ou em grupo apresentados no seminário. O 19º Senpe ocorreu entre 17 e 19 de maio.