Começa nesta segunda-feira, 22, a IV Semana de Igualdade Racial e Questão Agrária da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento conta com atividades culturais, mesa redonda, minicursos e vai até a sexta-feira, 26. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a data da Semana, neste link. Todas as atividades são gratuitas.
Segundo a membro da comissão organizadora da Semana, Elizete Maria Menegat, a programação procura questionar a representação do negro nos meios de comunicação brasileiros. “Observamos que a população negra é sempre representada com algum tom pejorativo na mídia. Via de regra, os negros são retratados como serviçais, escravos e inferiores. Queremos questionar isso”, explica.
A palestra de abertura ocorre na segunda-feira, 22, a partir das 19h, na Faculdade de Serviço Social, com o tema “Reformar para excluir? O que significa a reforma da previdência”, ministrada pelo membro da Direção Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), Flávio Sereno Cardoso. Na sequência está programado o Sarau de Poesia, com apresentações artísticas de MC Carol, Pri Moreira e Heloísa Mendes.
De terça, 23, a quinta, 25, são oferecidos seis minicursos sobre diversidade, contação de histórias africanas, história da África, hip hop, funk e o perfil étnico racial dos assentados do MST. Na sexta-feira, 26, a mesa “Representações de Negras, Negros e Movimentos Sociais nos Meios de Comunicação” encerra a Semana. A programação completa está disponível na página do evento.
Podem participar da Semana estudantes, professores e técnico-administrativos da UFJF, além de membros de movimentos sociais de bairro, negros, jovens e de mulheres, por exemplo. A expectativa é que o evento atraia entre 150 e 200 pessoas nos cinco dias.
Outras informações: (32) 2102-3561 – Faculdade de Serviço Social