Vivemos numa sociedade com um ritmo cada vez mais acelerado, onde o nosso tempo tem determinado valor e o que fazemos com ele também. Raramente tiramos uns momentos para relaxar devidamente e é desta forma que servimos de modelo às crianças e adolescentes – mesmo sem consciência disso, as inserimos num ritmo agitado de vida. É pensando nisso, que o Colégio João XXIII implementou uma disciplina que ensina técnicas de relaxamento para os seus alunos, dentro do projeto Ágoras.
Criado pela professora Cátia Duarte, de Educação Física, em parceria com o psicólogo do Núcleo de Assistência Escolar, José Francisco Fernandes Júnior, o projeto tem a proposta de apresentar técnicas de relaxamento, autoconsciência e concentração por meio de atividades em diferentes espaços da cidade. Para Cátia, as vantagens não ficam só dentro da sala de aula: “A gente busca ampliar um pouco o poder da autoconsciência para que eles saibam trabalhar com os objetivos específicos e ao mesmo tempo fiquem mais abertos ao que está acontecendo ao redor deles”. Além dos exercícios de meditação, Cátia destaca outras atividades usadas como jogo da memória, práticas de tai chi, leitura de paisagem e massagem com música.
Júnior já percebe algumas dessas mudanças comportamentais e como a prática do projeto têm interferido positivamente no processo de memorização e concentração dos alunos, resultando na maior absorção dos conteúdos dentro da sala de aula. “Os alunos deram retorno positivo de como que foi uma experiência diferente para eles, e foi muito valioso eles poderem ter um tempo pra entrar em contato consigo mesmos, saindo dessa correria, dessa tensão.”
Atualmente, o projeto apenas abrange o 3º ano do Ensino Médio, porém há planos de ampliá-lo para toda a escola.