IMG-20170507-WA0025

Oficina de confecção de bolsas durante evento

Docentes e estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV, se reuniram, neste fim de semana, para debater as relações humanizadas e a formação médica. As atividades do fórum ‘Minha escola tem gente de verdade’ ocorreram nos dias 5 e 6, na Casa Unimed, em Governador Valadares. Além de palestras, foram realizadas oficinas de role-playing, confecção de bolsas e varal de ideias.

Segundo a professora Maria Gabriela Bicalho, a construção de relações humanizadas na prática médica é tema central nas Diretrizes Curriculares do curso de Medicina. “Para formar médicas e médicos humanizados(as), entendemos que é necessário vivenciar relações pedagógicas humanizadas durante a graduação, relações que promovam a autonomia e saúde dos estudantes”.

Palestra sobre humanização da Medicina.

Ainda segundo Gabriela, durante a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da UFJF-GV, os docentes e discentes envolvidos refletiram sobre a formação médica vivenciada no curso. “Surgiu desse processo o projeto ‘Minha Escola tem Gente de Verdade’ (verso da música Vamos fazer um Filme, da banda Legião Urbana), que pretende ser um espaço permanente de reflexão e transformação da prática pedagógica e das relações interpessoais vivenciadas no curso de Medicina da UFJF-GV”.

Próximas atividades

A UFJF-GV realiza, a partir desta semana, ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para controle das arboviroses (Zica, Dengue e chikungunya). Para Gabriela, a atividade vai funcionar como uma força-tarefa. “Teremos estudantes em todas as 59 Estratégias Saúde da Família (ESF) do município. Esperamos que seja o início de uma parceria permanente, em que os estudantes do curso de Medicina atendam às demandas da SMS para as necessidades de saúde da população”.