mestrado ecologia

Durante o trabalho de campo em Ibitipoca, Michel Delgado realiza procedimento de soltura de um roedor da espécie Oecomys catherinae Thomas, 1909 (foto: arquivo pessoal)

A distribuição de mamíferos de pequeno porte em uma região demarcada do Parque Estadual do Ibitipoca foi tema da dissertação de mestrado do acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFJF, Michel Carneiro Delgado. Ele desenvolveu o estudo a partir de trabalhos de campo, que levaram em consideração a análise de parâmetros ambientais relevantes. O Parque foi escolhido como universo da pesquisa especialmente pela diversidade de roedores e diferentes tipos de fitofisionomias do local, que referem-se às particularidades da vegetação.

Segundo Michel, a principal proposta foi a de buscar compreender, dentro de um espaço com formações vegetais diversificadas, os fatores que eram relevantes para mamíferos de pequeno porte ocuparem determinadas regiões e não outras. Desta forma, foi possível  verificar a relação do animal com o ambiente. “Nós buscamos analisar os roedores, pois é um grupo que apresenta mais de mil espécies no Brasil, e está incluído, a nível mundial, como uma das maiores diversidades dentro dos mamíferos. Então, trabalhamos em uma grande área, como o Parque Estadual do Ibitipoca, por apresentar essa grande riqueza”, explica o acadêmico.

Para a análise, o pesquisador esclarece que foram utilizados métodos de captura dos pequenos mamíferos, além de um monitoramento das condições ambientais do Parque durante algumas semanas. “Medimos a abundância desses animais por fitofisionomia, e para entender quais eram as variáveis que regiam essa distribuição, medimos fatores, como luminosidade, temperatura, umidade, disponibilidade de invertebrados no solo e a disponibilidade de frutos na vegetação”, pontua.

“A maior relevância que podemos extrair deste tipo de trabalho é enxergar, a partir dos resultados obtidos, uma compreensão do quanto a biodiversidade é impactada por mudanças climáticas a nível local, regional e global”, conclui Michel. A dissertação teve como título “Comunidade de pequenos mamíferos no Parque Estadual do Ibitipoca” e foi orientada pelo professor Pedro Henrique Nobre e co-orientada pela professora Gisele Mendes Lessa del Giúdice.

Contatos:
Michel Carneiro Delgado
michelcdelgado@hotmail.com

Pedro Henrique Nobre (orientador – UFJF)
pedro.nobre@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Pedro Henrique Nobre (Orientador – UFJF)
Profa. Dra. Gisele Mendes Lessa del Giúdice (Co-Orientadora – UFV)
Prof. Dr. Giovanne Anbrosio Ferreira (UFJF)
Prof. Dr. Artur Andriolo (UFJF)                        

Outras informações: (32) 2102-3227 – Programa de Pós-Graduação em Ecologia