A Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, de 3 a 31 de julho, o Global July, evento destinado a estudantes locais e intercambistas da comunidade acadêmica. O programa oferece cursos de curta duração, com aulas em línguas estrangeiras, para estudantes da graduação e da pós-graduação. As inscrições vão até 1º de junho.
Ao todo, 21 cursos serão ministrados nas seguintes áreas: Administração, Economia, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Letras, Direito, Matemática, Filosofia e Ciências Biológicas. Professores da UFJF e convidados estrangeiros ministrarão as aulas. A programação completa está disponível aqui. As inscrições para o evento devem ser feitas no site do programa.
Português para estrangeiros
Um dos cursos oferecidos durante o evento é “Português para Estrangeiros”, destinado aos alunos intercambistas que participarão do Global July. O programa é destinado a estudantes que não têm qualquer conhecimento do idioma, mas que precisam solucionar problemas do dia a dia que demandam conhecimento da língua.
“É um curso voltado para a prática, com foco nas situações do cotidiano. Pretendemos extrapolar os ambientes da sala de aula e da Universidade, com um conjunto de tarefas a que os alunos serão convidados a desempenhar, sozinhos ou em grupos”, explica a professora que ministra o curso, Denise Weiss.
A intenção é que os alunos estrangeiros desenvolvam, em três semanas de curso, um domínio das funções básicas da língua portuguesa. “O objetivo é facilitar a inserção dos intercambistas na comunidade de Juiz de Fora, de modo que eles tenham condição de participar, minimamente, das interações sociais que ocorrem no dia a dia”, esclarece, Denise.
O curso Português para estrangeiros ocorre durante todo o Global July, com 45 horas/aula de duração. Parte das classes é ministrada em inglês, mas a maioria do conteúdo será em português.
Gênero e sexualidade na educação
Outra opção de curso dentro da programação do Global July é “Gênero e sexualidade na educação brasileira”, a ser ministrado pela professora Carolina Alves Magaldi. O conteúdo é parte de uma disciplina lecionada no Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Caed) da UFJF e trata das mudanças que a legislação educacional brasileira tem sofrido nos últimos anos em relação a gênero e sexualidade.
“Vamos discutir, historicamente, o panorama de como foram construídas questões de gênero e sexualidade na educação no Brasil e também abordar o movimento atual, que é de retirada de determinados termos sobre os temas das principais diretrizes educacionais do país”, explica a professora Carolina Magaldi.
Embora a base fundamental para o curso seja a legislação nacional, a intenção é que sejam abordados também instrumentos legais no âmbito de Juiz de Fora, como o recém-sancionado Plano Municipal de Educação. “Essa lei determina que, para o âmbito da educação, a diversidade será interpretada somente como acessibilidade, descartando as questões de gênero e de sexualidade. Conhecendo esses instrumentos, os alunos intercambistas poderão contrastar as legislações brasileira e municipal com as realidades dos países de onde vêm, por exemplo.”
O curso, com oito horas/aula divididas em dois encontros, também deve abordar movimentos como os projetos de escola sem partido, como parte do cenário atual da educação. As aulas serão ministradas em inglês.
Outras informações:
(32) 2102-6929 – Diretoria de Relações Internacionais