Ação realizada junto aos estudantes do Instituto de Ciências da Vida da UFJF-GV

Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realiza, durante esta semana, atividades junto à população de Governador Valadares. Além da conscientização promovida no Restaurante Universitário, o foco agora é informar a sociedade com orientações em praças, filas de espera e em domicílio.

As atividades continuam nesta terça (9) no bairro Altinópolis: das 7h30 às 11h, haverá a ação “Farmacêuticos na praça”, com triagem de pacientes e orientações sobre o uso racional de medicamentos. No mesmo dia, das 7h30 às 10h30, serão repassadas orientações na fila de espera da farmácia da unidade de saúde local.

Na quarta, a equipe formada por professores e estudantes de Farmácia da UFJF-GV segue as atividades das 13h às 16h com orientações em domicílio, através de visitas acompanhadas por Agentes Comunitários de Saúde. No mesmo dia, das 14h45 às 16h45, ocorrem as orientações na fila de espera da farmácia da unidade de saúde.

As ações continuam durante a semana e ao longo do mês de maio. Na sexta-feira, haverá Campanha pelo uso racional de medicamentos na Praça dos Pioneiros, em GV. Serão realizadas atividades como aferição dos parâmetros fisiológico (pressão arterial) e bioquímico (glicemia), bem como orientação em relação ao uso, armazenamento e descarte adequados dos medicamentos. A ação acontece em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. Clique aqui para ver a programação completa.

Atividade no Restaurante Universitário do ICV

Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio), integrantes do projeto de extensão “Descarte de medicamentos para o uso racional e seguro” distribuíram panfletos informativos e prestaram orientações para o uso e descarte correto das substâncias. A atividade foi realizada no Restaurante Universitário do Instituto de Ciências da Vida.

Dentre os dados coletados durante a atividade realizada entre os dias 2 e 5 de maio, a equipe do projeto destaca que uma porcentagem considerável dos participantes abordados descartam medicamentos de maneira inadequada (76%), outros não sabem ou nunca descartaram medicamentos (13%) e a minoria dos participantes faz o descarte adequado de medicamentos (11%), ou seja, entregando-os em farmácias, drogarias ou nas distritais do Município para que seja feita a coleta por uma empresa especializada.