Capacitação realizada na manhã desta quinta-feira (4)

Em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares, o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), ofereceu nesta quinta-feira (4), uma capacitação aos farmacêuticos da rede pública de saúde do município sobre assistência aos pacientes acometidos pela Chikungunya e Influenza.

A atividade foi realizada por meio de exposição dialogada, estudo de caso e roda de discussão, abordando: o fluxograma de atendimento ao paciente com chikungunya no município de Governador Valadares; o diagnóstico, tratamento dos agravos crônicos e prevenção de Chikungunya; o diagnóstico, tratamento e prevenção de Influenza; e a atuação clínica do farmacêutico nestas epidemias.

Desenvolvido pela equipe da Farmácia Universitária da UFJF-GV, a atividade teve a participação do professor Tiago Marques dos Reis, coordenador da capacitação e farmacêutico da Farmácia Universitária; da professora Simone de Araújo Medina Mendonça, Supervisora Geral e Responsável Técnica da Farmácia Universitária; e dos farmacêuticos e servidores técnico-administrativos da Farmácia Universitária, Paulo Henrique Dias de Carvalho e Clarissa Campos Barbosa de Castro.

Segundo dados obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, cerca de dois terços de todas as notificações de chikungunya realizadas em Minas Gerais no ano de 2017 ocorreram no município. Dessa forma, observa-se a necessidade de intervenções locais que favoreçam a prevenção e controle da doença.

Para o professor Tiago Marques dos Reis, o número de novos casos da chikungunya já começa a dar sinais de diminuição, entretanto o problema ainda vai demorar a desaparecer.  “Os casos crônicos decorrentes dos agravos da fase aguda começam a aparecer agora. Nossa proposta é qualificar os profissionais para o manejo da fase crônica da doença, com o objetivo de melhorar a forma como são feitos os atendimentos aos pacientes. Acreditamos que por meio desta qualificação por métodos mais ativos, de trocas de experiências, nós conseguiremos atingir nosso objetivo de melhorar o processo de trabalho dos farmacêuticos do município”.

O curso ainda terá uma segunda etapa a ser realizada no dia 18 de maio, na Secretaria Municipal de Saúde.