A formação continuada como preparo para os profissionais da educação enfrentarem desafios do cotidiano está entre os objetivos do VI Seminário – Universidade e Escola, do Programa Compartilhado de Formação Continuada, anunciado para os dias 26 e 27 de maio. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa para Formação de Professores e Políticas Educacionais (Forpe) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) e Secretaria Municipal de Educação (SE). O evento, dirigido a professores, é aberto também a graduandos de Pedagogia e demais licenciaturas.
Bárbara Pires, uma das organizadoras da programação, explica que a proposta parte de uma concepção diferenciada de formação. Os profissionais que atuam nas creches, escolas e nas Instituições de Ensino Superior estreitam o diálogo por meio de troca de conhecimentos, experiências e questionamentos. Uma postura de trabalho orgânico entre os diferentes campos de atuação é estimulada ao mesmo tempo em que há valorização a práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano das instituições.
A abertura do Seminário vai contar com uma mesa redonda sobre “Docência compartilhada: um desafio e uma necessidade” com a participarão da professora Maria da Assunção Calderano, da Faced; Gláucia Marques, da SE; Fabíola Pretti, da Secretaria de Estado da Educação, e Bárbara Pires, mestranda em Educação pela UFJF. Será no dia 26, às 19h, no anfiteatro da Faculdade de Direito da Federal.
Os trabalhos prosseguem no dia seguinte, 27, das 8h às 12h, na Faculdade de Educação, com nove oficinas simultâneas: Dança na escola – pensando possibilidades & produção de textos nos anos iniciais; Altas habilidades ou superdotação; Trabalhando com problemas; Reflexões sobre o brincar na educação infantil; Recursos de Tecnologia assistiva e comunicação alternativa; A arte de contar histórias; Etnojogo – por uma nova didática na educação para a diversidade; Processo de avaliação na perspectiva da inclusão & Tecnologias, meio ambiente e sustentabilidade e A pesquisa como forma de pensamento, sentimento e atuação no campo educacional.
A parte da tarde, das 14h às 18h, será dedicada a exposição de pesquisas desenvolvidas em estudos acadêmicas, relato de experiências vivenciadas em espaços escolares e metodologia de casos.
Esta é segunda etapa do programa. Barbára Pires informa que a primeira envolveu a inscrição dos trabalhos. A terceira, com ciclos de estudos na modalidade presencial e à distância, está prevista para o segundo semestre.
A inscrição para o Seminário é gratuita. O formulário está disponível no link. Serão disponibilizadas 210 vagas e a Pró-Reitoria de Extensão da UFJF emitirá certificado de participação.