No dia 5 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para comemorar a data, o Departamento de Farmácia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), promoverá entre os dias 2 e 5 de maio uma campanha no Restaurante Universitário do Instituto de Ciências da Vida, com o objetivo de alertar aos frequentadores do espaço sobre a importância do uso e descarte correto dos medicamentos.

Na ocasião, haverá a distribuição de panfletos informativos, bem como a exposição de um banner produzido a partir de uma cartilha elaborada pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. A atividade é uma iniciativa do projeto de extensão “Descarte de medicamentos para o uso racional e seguro”, coordenado pela professora Larissa de Freitas Bonomo.

Segundo Larissa, a falta de informação é um fator crucial no que diz respeito aos métodos e condutas para o descarte adequado dos resíduos de medicamentos. “O município de Governador Valadares se inclui em um cenário onde não há programas ou projetos que objetivem a orientação da comunidade sobre o descarte correto de medicamentos e ainda não se tem informações sobre o nível de conhecimento da população sobre formas adequadas de descarte e tampouco a existência de iniciativas no intuito de se conhecer a extensão do impacto do descarte inadequado de medicamentos”.