A vacinação contra a febre amarela da comunidade interna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai até esta quinta-feira, 27. Com a greve geral prevista para a sexta-feira, 28, o prazo de funcionamento do serviço foi reduzido. 

O atendimento está acontecendo no Centro de Vivência (espaço ocupado anteriormente pelo Restaurante Salsa Parrilla), no horário das 9h às 15h. A vacinação está disponível para alunos, técnico-administrativos, professores e trabalhadores terceirizados.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra a doença. A iniciativa é da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e da Faculdade de Enfermagem — em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora.

Recomendações

O público alvo é toda pessoa que não tenha recebido pelo menos uma dose da vacina ao longo da vida. A determinação atende a Nota Informativa nº 94/2017 do Ministério da Saúde, que preconiza como imunizada, a partir de abril deste ano, toda pessoa que já tenha recebido dose única da vacina contra febre amarela, de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A população acima de 60 anos deverá ser avaliada pelo serviço de saúde, para verificação da necessidade e prováveis riscos para a vacinação. Gestantes, mulheres que estejam amamentando e crianças menores de seis meses não deverão ser vacinadas neste momento, devendo ser adiada a imunização, caso ainda não tenha dose registrada em cartão de vacinas.

A única contra-indicação da vacina é para pessoas com alergia grave à proteína do ovo de galinha (albumina). Quem possui cartão de vacinação deve levá-lo ao local, assim como documento de identificação com foto.

Outras informações: (32) 2102-3928 / 2102-3908 – Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar