O mês de maio será de combate intensificado à LGBTTIfobia – preconceitos, atitudes discriminatórias, violências e exclusões dirigidas a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais – na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), vinculado à Faculdade de Educação, prepara atividades, que serão iniciadas no dia 3 de maio e seguirão por todas as quartas-feiras do mês, sempre às 19h, incluindo rodas de conversa, mesas redondas e cine debate.
“É uma iniciativa que busca afirmar o comprometimento político de nossas ações na universidade. O tema escolhido para este ano ‘Combate à LGBTTIfobia: construindo resistências em tempos de conservadorismos’ é devido ao fato de nos últimos anos estarmos vivendo um recrudescimento dos ataques aos direitos humanos LGBTTI, especialmente por certos setores da sociedade, que se dizem porta-vozes de uma moral e de uma ordem social excludente e marginalizadora. Em especial, assistimos a várias tentativas, no âmbito político, de conter discussões e barrar conquistas dos movimentos sociais LGBTTI, como a não aprovação do Projeto de Lei 122 que criminalizava a homofobia (LGBTTIfobia) e a produção do Estatuto da Família que delimita somente a casais heterossexuais a legitimidade das uniões familiares no ordenamento social e jurídico”, ressalta o professor da Faculdade de Educação e integrante do Gesed, Roney Polato.
Dia Internacional de Combate à LGBTTIfobia
Polato explica que no mês de maio é celebrado o Dia Internacional de Combate à LGBTTIfobia e, por conta disso, há três anos o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade da UFJF promove atividades especiais nesta época do ano.
“O dia 17 de maio foi escolhido como Dia Internacional de Combate à LGBTTIfobia tendo em vista que em 17 de maio de 1992 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou as homossexualidades da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID). Esse dia passou a representar a luta pelos direitos humanos LGBTTI, pela multiplicidade das sexualidades e gêneros e contra os preconceitos e as violências.”
“É uma iniciativa que busca afirmar o comprometimento político de nossas ações na universidade.” – Roney Polato
Quanto ao público-alvo das atividades que serão desenvolvidas na UFJF, Polato destaca que a intenção é reunir, além de docentes, técnicos em educação, terceirizados e estudantes da instituição, profissionais de escolas de Juiz de Fora e região, e demais pessoas interessadas pela temática.
“Buscamos organizar atividades que pudessem contemplar diferentes públicos, tendo como foco a Universidade e sua relação com a sociedade e a educação como possibilidade de transformação social. Por isso, teremos roda de conversa, exibição de documentário, mesas redondas e relatos de experiências de práticas educativas, conforme consta na programação. Durante o mês de maio, também manteremos uma exposição fotográfica intitulada ‘O nosso afeto te afeta?’, organizada pela fotógrafa e ex-estudante de Pedagogia, Bárbara Mendonça. A exposição estará no hall do prédio da Faculdade de Educação.”
Todos as atividades do evento ‘Combate à LGBTTIfobia: construindo resistências em tempos de conservadorismos’ serão gratuitas. As pessoas interessadas poderão se inscrever antes do início de cada atividade, e será conferida certificação.
Confira o evento criado pelo Gesed nas redes sociais, clicando aqui.
Outras informações: roneypolato@gmail.com
Data e Local |
Atividade |
Data: 03 de maio Local: Faculdade de Educação/UFJF |
Roda de Conversa: A universidade no armário? Trajetórias e experiências (com a presença de representantes de discentes, docentes e TAE). |
Data: 10 de maio Local: Sala de demonstração da Faculdade de Educação/UFJF |
Cine debate – Documentário “De gravata e unha vermelha” Com: Ailton Melo (UFLA) |
Data: 17 de maio Local: Sala de demonstração da Faculdade de Educação/UFJF |
Mesa redonda: Educação e o combate à LGBTTIfobia Com: Amana Mattos (UERJ) e Anderson Ferrari (FACED/UFJF) |
Data: 24 de maio Local: Faculdade de Educação/UFJF |
Roda de conversa (trocas de experiências): experiências de combate à LGBTTIfobia nas escolas |
Data: 31 de maio Local: Centro de Formação do Professor (Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro) |
Combate à LGBTTIfobia em Juiz de Fora Com: Brune Coelho (Psicóloga/VISITRANS); Jucelio Maria (político/professor); Joana Machado (Comissão de direitos humanos da OAB/Faculdade de Direito/UFJF) Roney Polato (Professor da Faculdade de Educação/UFJF) |