O Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (Najup) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, o Simpósio de Direitos Sociais, com o tema ‘Diálogos do cárcere: punição, barbárie e (in)justiça’.
Na programação, constam palestras sobre as ‘Perspectivas do cárcere nas Ciências Humanas’ e a ‘Política de segurança e reflexos nos movimentos sociais’, além do minicurso “Cárcere, Raça e Gênero”. Todas as atividades serão realizadas na Faculdade de Direito da UFJF.
A estudante de Direito e integrante do Najub, Luiza Bello, destaca que, embora o evento tenha como público-alvo estudantes e profissionais do Direito e das Ciências Humanas em geral, todos os interessados na temática podem participar.
“O Direito é uma Ciência Social Aplicada e, por isso, demanda que seus profissionais tenham a sensibilidade de lidar com os mais variados fenômenos humanos. Nesse sentido, um evento sobre Direitos Sociais proporciona aos futuros profissionais e aos já formados novas lentes para enxergar a complexa realidade. Especificamente, este Simpósio de Direitos Sociais tem o condão de proporcionar àqueles que dele participarem novos horizontes de análise das problemáticas envolvendo a questão carcerária brasileira, bem como os recortes de classe, raça e gênero que marcam o punitivismo penal de nosso Estado.”
Para participar do Simpósio de Direitos Sociais, é necessário apenas fazer a inscrição prévia online, disponível neste link. Todas as atividades do evento são gratuitas.
Outras informações: