Para apresentar e discutir suas pesquisas em andamento, os integrantes do Núcleo de Estudos em História Social da Política (Nehsp), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovem o 1º Seminário Interno do Nehsp. O evento acontece em comemoração aos dez anos do Núcleo, entre os dias 2 e 4 de maio, no Anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Os encontros buscam promover o diálogo entre as pesquisas, que abordam temas relacionados ao período do Brasil Império. As inscrições estão abertas para ouvintes e podem ser feitas através de formulário online até o primeiro dia do evento.
Logo no primeiro dia, os inscritos participam da conferência de abertura, que discute a pesquisa “Teatro Ligeiramente Nacional no Rio de Janeiro do século XIX”, da doutora em História, Raquel Barroso Silva, às 13h30. A programação segue durante a tarde, com duas mesas redondas a partir das 14h30. O graduando em história pela UFJF e integrante do Nehsp, Thomaz Santos Leite, destaca a importância que o evento tem em “democratizar os estudos produzidos no laboratório, expandir e compartilhar os conhecimentos produzidos dentro da universidade através do diálogo.”
Uma das professoras e organizadoras do evento, Silvana Mota Barbosa, destaca o crescimento do Núcleo nos últimos anos e a importância em realizar um balanço da produção em andamento. “Para comemorar os dez anos do Nehsp, pensamos em um seminário que pudesse criar uma espaço de interlocução entre os pesquisadores, dos diversos níveis, ligados ao Núcleo, e que todos pudessem conhecer um pouco melhor as pesquisas em curso.”
Sobre o Núcleo de Estudos em História Social da Política
Criado em 2007, o NEHSP é composto por professores, pós-doutorandos, doutores, mestres e estudantes de doutorado, mestrado e graduação em História, com o objetivo de incentivar a pesquisa e o diálogo interdisciplinar na produção do conhecimento na área de história.
Para alcançar seus objetivos, o Núcleo tematiza a política com enfoque em seu enraizamento nas práticas sociais, assim como seu significado para os vários atores envolvidos. Nesse sentido, busca compreender, em diferentes aspectos, a experiência política dos cidadãos na vida pública a partir de eixos temáticos, como a construção das identidades políticas e de suas linguagens próprias e a politização do cotidiano através dos múltiplos espaços de sociabilidade para a formação e divulgação de uma cultura política.
Confira a programação completa.
Outras informações:
Núcleo de Estudos em História Social da Política da UFJF