A partir desta quarta (19), grupos de estudo, profissionais e a comunidade valadarense em geral se reúnem para as atividades da Jornada Intercultural Indígena. Serão duas semanas de palestras, rodas de conversa, exposições fotográficas e aulas teóricas sobre a história e a cultura dos povos indígenas do Leste de Minas Gerais.

O primeiro dia traz a exposição de fotos e materiais de Geralda Soares, educadora popular de Araçuaí. Segundo o professor da UFJF-GV e organizador do evento, Reinaldo Duque, a fotógrafa tem grande experiência na questão indígena, pois “mora com os índios e trabalhou com os Krenak do Rio Doce”. A atividade acontece a partir das 11h, no saguão do bloco ED2, na Univale. Na sequência, haverá a roda de conversa “Interculturalidade e descolonização do saber nas universidades”, no mesmo local.

Na quinta (20), o evento se desloca para o Restaurante Universitário da UFJF-GV, em frente ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pitágoras, onde haverá uma exposição de fotografias e materiais sobre a questão indígena. A partir das 15h15, acontece, na sala 412 do ICSA/Pitágoras, um momento de debates sobre “Histórias de colonização e resistência indígena no Leste de Minas Gerais”. A atividade conta com a participação da fotógrafa e indigenista Geralda Soares, a professora indígena Shirley Krenak e mediação de Reinaldo Duque.

As ações continuam na próxima semana, de 24 a 28 de abril, com rodas de conversa, almoço com os indígenas no RU e venda de artesanato. A Jornada Intercultural Indígena é realizada em parceria com o Abril Indígena, da Prefeitura de Governador Valadares. Confira, em breve, a programação completa da próxima semana.