Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 10/04/2017
Título: Encaminhamento não é mais obrigatório em Clínica Odontológica da UFJF
A apresentação de encaminhamento feito por dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular não é mais obrigatória para os casos de emergência na Faculdade de Odontologia da UFJF. A unidade realiza atendimentos odontológicos diversos, desde restaurações simples até tratamento com aparelhos ortodônticos e cirurgias orais. Os pacientes devem comparecer à Sala de Acolhimento, na própria faculdade, onde podem efetuar o cadastro. Após se cadastrarem, os pacientes participam da lista de espera pelo procedimento necessário, e aguardam o contato para agendar a consulta. Os atendimentos acontecem de segunda a sextafeira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Os serviços são prestados a toda população na Clínica Odontológica da faculdade, gratuitamente, por profissionais que cursam pósgraduação e alunos de graduação supervisionados por professores. Os tratamentos oferecidos são nas áreas de dentística geral, prótese, periodontia, endodontia, radiologia, odontocirurgia e odontopediatria.
— —
Veículo: Diário de Araxá
Editoria: Cidade
Data: 10/04/2017
Link: http://www.diariodearaxa.com.br/ufjf-seleciona-tutor-em-matematica-para-trabalhar-em-araxa/
Título: UFJF seleciona tutor em matemática para trabalhar em Araxá
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores para atuar no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade de Educação a Distância.
Número de vagas: Uma vaga para Araxá (o candidato aprovado deverá residir na cidade e cumprir 20 horas no Polo e no AVA).
Critérios para inscrição:
Somente poderá se inscrever no processo o candidato que possuir como formação mínima Licenciatura ou Bacharelado em Matemática, reconhecida pelo MEC.
Ter experiência mínima de 1 (um) ano no Magistério, na Educação Básica ou Superior ou atuação nas atividades desenvolvidas no Sistema UAB.
O candidato aprovado deverá residir na cidade e cumprir 20 horas no Polo e no Ambiente virtual de aprendizagem.
Período de inscrição: 05/04/2017 ao dia 12/04/2017.
1ª etapa de inscrição: o candidato deverá obter e preencher o Formulário de Inscrição no site do CEAD/UFJF (www.cead.ufjf.br). Em seguida, deverá o mesmo ser impresso, datado e assinado.
2ª etapa de inscrição: com a documentação organizada de acordo com a orientação prevista no Formulário de Inscrição, o candidato deverá encaminhá-la pelos Correios ao CEAD, exclusivamente via SEDEX para a UFJF.
Somente serão aceitas as documentações postadas até o dia 12/04/2017 e enviadas pelos correios – via Sedex.
A divulgação do resultado parcial dos candidatos ao Curso será feita pelo site do CEAD (www.cead.ufjf.br) no dia 20/04/2017, a partir das 17 horas.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 10/04/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/estudante-da-ufjf-e-encontrado-morto-apos-atropelamento-na-br-040/
Título: Jovem é encontrado morto após atropelamento na BR – 040
Um jovem de 24 anos foi encontrado morto na BR-040 na noite deste domingo (9), na altura do km 793,7, próximo ao Bairro Aeroporto, na Cidade Alta, em Juiz de Fora. A suspeita da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que Álisson Alves Carneiro tenha sido atropelado por um veículo de grande porte, possivelmente um caminhão, pela forma como o corpo foi arrastado por cerca de 50 metros. O motorista deixou o local sem prestar socorro, e o veículo envolvido não foi identificado. O acidente aconteceu por volta das 19h45. Segundo a PRF, o jovem era morador do Bairro Santos Anjos, na Zona Sudeste.
Logo após o atropelamento, um Volkswagen Fox capotou ao sair da pista após a condutora tentar desviar do cadáver no asfalto. A motorista, uma enfermeira de 30 anos, sofreu lesões leves e foi encaminhada ao HPS. Ainda conforme a PRF, “até o encerramento do atendimento da ocorrência, ninguém compareceu ao local do acidente para prestar informações a respeito do motivo da presença do jovem que fora atropelado. O corpo foi encaminhado para o IML após realização de perícia pela Polícia Civil”.
RETIFICAÇÃO: diferente do que foi informado inicialmente pela PRF, o jovem não era atualmente estudante do curso de Bacharelado em Ciências Exatas da UFJF, pois deixou a instituição em 2015. A informação foi retificada com a colaboração da Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 10/04/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/buscapesport-vence-a-copa-de-futsal-feminino/
Título: Buscapé/Sport vence a Copa de Futsal Feminino
O Buscapé/Sport Club JF foi campeão da edição de estreia da Copa de Futsal feminino, disputada no complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dentro do primeiro Fórum de Futsal de Mulheres da UFJF no último fim de semana. O caneco foi sacramentado após vitória de 3 a 1 na decisão sobre o Lastuf. Completou o pódio a equipe Clarear, de Santos Dumont, terceira colocada.
Atleta do time campeão, Marina Loures não poupou elogios ao evento, iniciando pela competição em quadra. “Não esperava tanto da copa. Houve jogos muito bons. Usamos, inclusive, como teste para o Campeonato Mineiro, sendo nosso primeiro desafio no ano. Ficamos felizes com o desempenho da equipe e dificuldades que colocaram para nós nas partidas. Serviu como teste do que viemos treinando, já que não disputávamos nada oficial há quatro meses. Gostei muito e espero que tenha mais vezes”, destaca.
A jogadora também exaltou os debates em palestras e mesas redondas, organizados pela Universidade e Tá Joia Futsal Clube. “Teve grande importância porque foram discutidos vários temas que hoje em dia ‘atrasam’ o futsal feminino, como o preconceito que as pessoas têm, a falta de investimento, a questão de não existirem categorias de base fortes como no masculino, além de conversas sobre a arbitragem feminina. Foi uma iniciativa muito feliz do Tá Joia e das meninas da Federal” , ressaltou.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Arte e vida
Data: 10/04/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/retratos-de-mulher/
Título: Retratos de mulher
O Forum da Cultura da UFJF inaugura nesta terça-feira, às 20h30, em sua Galeria de Arte, a exposição “Feminitude: Eu-mulher de mim”, da fotógrafa e artista plástica Letícia Amorim. Podendo ser conferida no local até 28 de abril, a mostra reúne fotografias de mulheres que inspiraram a artista devido a suas histórias de vida e participação no mercado de trabalho. Para a série, Letícia optou por trabalhar as fotografias a partir da proposta que busca a autenticidade e naturalidade das pessoas retratadas, conhecida como lifestyle. Segundo a artista, as mulheres registradas por sua câmera são figuras independentes e que fazem história com suas atitudes, que possuem consciência de sua atuação no mercado de trabalho. Elas representariam, ainda, inúmeras personagens femininas dos dias atuais.” Feminitude: Eumulher de mim” pode ser visitada de segunda a sextafeira, das 14h às 18h.
“Feminitude: Eumulher de mim”
Fotografias de Letícia Amorim. Abertura 11 de abril, às 20h30. De segunda a sextafeira, das 14h às 18h, no Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1.112 – Centro). Até 21 de abril
— —
Veículo: Esporte Alternativo
Editoria: Atletismo
Data: 10/04/2017
Título: EMFCA leva para o Rio o título do Brasileiro Caixa Sub-20 de Atletismo
São Paulo – O clube da Escola Municipal Francisco Caldeira de Alvarenga (EMFCA), do Rio de Janeiro, surpreendeu e conquistou neste domingo (dia 9) o título do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, disputado desde sexta-feira (7) na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).
A equipe somou 225 pontos na classificação geral durante os três dias do evento, superando a favorita Orcampi Unimed, de Campinas (SP), com 209. O Centro Olímpico (SP), campeão de 2016, terminou em terceiro lugar, com 166 pontos, seguida de ASA Sorriso (MT), com 114,33, e de IEMA e Pinheiros (ambos de São Paulo), com 93 pontos.
A EMFCA foi campeã também da categoria feminina, com 186 pontos, enquanto o Centro Olímpico ganhou na categoria masculina, com 120 pontos.
No quadro geral de medalhas, São Paulo conquistou 62 pódios, sendo 21 de ouro, 20 de prata e 21 de bronze. Rio de Janeiro ficou na segunda colocação, com 14 (sete, cinco e duas), seguido do Rio Grande do Sul, com 7 (quatro, três e zero).
Num clima de festa, as provas deste domingo à tarde serviram para confirmar a força de vários atletas. Vitoria Sena Alves (Orcampi Unimed-SP), por exemplo, que havia vencido o salto em distância, com 6,06 (1.4), conquistou também a medalha de ouro nos 100 m com barreiras, com 13.72 (2.00), novo recorde do Campeonato.
A paulistana havia superado o recorde anterior nas semifinais da manhã deste domingo, ao correr a prova em 13.93 (0.7). A melhor marca era de Laís Serinoli Rodrigues, com 14.01, desde 2015. “Tenho certeza de que posso ser mais rápida e vou fazer tudo para isso”, prometeu.
Nos 1.500 m, Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS), que ganhou o ouro no sábado pela manhã nos 800 m, venceu a prova neste domingo, com 4:37.38. “Estou me despedindo do juvenil este ano e é sempre bom sair com vitórias”, lembrou a gaúcha.
Já Fabielle Samira Ferreira (ASA Sorriso) era só alegria após vencer o lançamento do dardo, com 50,27 m, novo recorde do torneio e índice para o Pan-Americano de Trujillo, em julho, no Peru. “Não esperava nem a vitória, imagina o recorde e o índice”, comentou a atleta, que ainda defenderia a equipe nos revezamentos 4×100 m e 4×400 m. “Estou extremamente feliz com tudo o que está e acontecendo”, concluiu.
Quem bateu o recorde do torneio e obteve índice para o PAN foi Pedro Henrique Rodrigues (ELJINN-AM) no lançamento do dardo, com a marca de 68,78 m. O anterior era de 68,28 m desde de 2011 e pertencia a Paulo Enrique Alves da Silva.
Nos 110 m com barreiras, Vitor Matheus Souza (CRIA Lavras-MG) levou a vitória com 13.78 (1.9) e bateu o recorde da prova no evento, que era de 13.80 e pertencia a Matheus Nunes Rocha desde 2013. “O resultado me deixa mais animado ainda para treinar e tentar melhorar os resultados”, comentou o atleta, que treina com Marcelo Lima, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em São Paulo.
Os melhores da competição – O paulista Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP), campeão dos 5.000 e dos 10.000 m, novo recordista das duas provas da competição, e a mato-grossense Mirieli Estaili da Silva Santos (ASA Sorriso-MT), medalha de ouro no salto triplo, foram eleitos como os melhores atletas do Campeonato pela Comissão de Treinadores apontada no Congresso Técnico do evento, realizado na última quinta-feira (6), em São Bernardo.
Daniel Nascimento, com o tempo de 30.07.74, obtido na sexta-feira, ocupa o quarto lugar no Ranking Mundial da categoria sub-20 nos 10.000 m. Já Mirieli, com a marca de 13,02 m (0.2),está em sétimo lugar no Ranking da IAAF.
Todos os campeões do evento, assim como os atletas que estejam com a melhor colocação entre os três primeiros colocados no Ranking Sul-Americano, serão convocados nos próximos dias para integrar a Seleção Brasileira que participará do Sul-Americano Sub-20, marcado para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.
Pódios da sexta e última etapa
Salto em altura
1-Luan Barbosa de Souza (Afepol-ES) – 2,01 m
2-Samuel Batista de Sousa (SESI-SP) – 2,01 m
3-Thiago Berteli Sanches (Asempar-PR) – 2,01 m
Lançamento do dardo
1-Fabielle Samira Ferreira (ASA Sorriso) – 50,27 m (RC)
2-Shayara Cristina Ribeiro (IPEC-PR) – 45,67 m
3-Kauany Piovesan (ASA Sorriso-MT) – 43,20 m
Salto triplo
1-Murillo Albuquerque Santos (Pinheiros-SP) – 15,58 m (0.8)
2-Gabriel Sousa dos Santos (Mangueira-RJ) – 15,53 m (1.1)
3-Luís Henrique Gonçalves (ASA Tapetes-SP) – 14,93 m (1.2)
110 m com barreiras (1.9)
1-Vitor Matheus Souza (CRIA Lavras-MG) – 13.78 (RC)
2-Denner Cordeiro da Silva (Luasa-SP) – 13.87
3-Heitor Roque Coelho (Centro Olímpico-SP) – 14.15
100 m com barreiras (2.00)
1-Vitoria Sena Alves (Orcampi Unimed-SP) – 13.72 (RC)
2-Tainara Gonçalves Abreu (ASA Sorriso-MT) – 14.08
3-Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) – 14.43
1.500 m
1-Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS) – 4:37.38
2-Tyfane Rodrigues Martins (Corgama-DF) – 4:41.64
3-Isabelle Cristina de Almeida (ASA-Sorriso-MT) – 4:
1.500 m
1-Jeferson Alberto dos Santos (FECAM-PR) – 3:54.98
2-José Miguel Costa (IJC-DF) – 3:57.86
3-Italo Matheus de Araújo (Orcampi Unimed-SP) – 3:57.88
Lançamento do dardo
1-Pedro Henrique Rodrigues (ELJINN-AM) – 68,78 m (RC)
2-Maxwell Lucas Oliveira (IEMA-SP) – 68,11 m
3-Luiz Mauricio Dias (UFJF-MG) – 67,13 m
4×100 m feminino
1-EMFCA-RJ – 46.06 (RC)
2-ASA Sorriso-MT – 48.00
3-GR Barueri-SP – 49.23
4×100 m masculino
1-SESI-SP – 41.34
2-EMFCA-RJ – 41.87
3-IMST-SP – 43.02
5.000 m
1-Graziele Zarri (CVC Mota-SP) – 18:43.58
2- Bianca Vitoria dos Santos (CVC Mota-SP) – 18:43.80
3- Denise Ferreira (Projeto Atletismo Campeão-PE) – 19:00.11
4×400 m feminino
1-EMFCA (RJ) – 3:47.54 (RC)
2-Orcampi Unimed (SP) – 3:57.13
3-ASA Sorriso (MT) – 4:01.59
4×400 m masculino
1-Centro Olímpico (SP) – 3:16.22
2-Orcampi Unimed (SP) – 3:19.00
3-Mangueira (RJ) – 3:21.36
— —
Veículo: Esporte Alternativo
Editoria: Atletismo
Data: 10/04/2017
Título: Daniel Nascimento bate novo recorde no Brasileiro Sub- 20
São Paulo – Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP), um dos jovens atletas brasileiros de maior potencial, confirmou as expectativas no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, neste sábado (dia 8), na Arena Caixa – Centro de Atletismo Osvaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP).
Depois de bater o recorde do torneio dos 10.000 m na sexta-feira (7), com 30:07.74, o paulista de Paraguaçu Paulista, de 18 anos, superou também a marca dos 5.000 m da competição neste sábado, com 14:34.02. O recorde anterior era de Antonio Ribeiro Barbosa Filho, com 15:07.74, desde 2010. Daniel está qualificado nas duas provas para o Pan-Americano de Trujillo, em julho, no Peru.
Daniel e o seu treinador Alex Sandro Lopes não sabem de cabeça quantos títulos brasileiros o corredor ganhou na carreira. A única certeza é de que foram muitos. Um exemplo disso é que na categoria sub-20, Daniel foi tetracampeão dos 5.000 m e bicampeão dos 10.000 m.
“Fico contente pelas conquistas alcançadas desde a categoria menor, mas meu objetivo é o futuro. Quero melhorar minhas marcas. Acho que no Troféu Brasil Caixa, quando enfrentarei os adultos, terei uma grande oportunidade de me superar”, comentou o corredor, que venceu este ano a Copa Brasil Caixa e o Sul-Americano Sub-20 de Cross Country.
Outro grande resultado foi obtido no decatlo por Jordan Santos Souza (Centro Olímpico-SP), que obteve a marca de 7.147 pontos, quebrando o recorde do torneio, que era de 6.984 e pertencia a Hellerson Pereira da Costa, desde 2015.
“Foi o melhor resultado da minha vida, o que me motiva a treinar mais e buscar novos desafios”, disse o atleta de 18 anos, que, na verdade, comemorou o bicampeonato da competição. “O decatlo exige uma busca continua de evolução em cada uma das 10 provas”, completou o paulistano de 18 anos, que tinha 7.104 pontos como melhor resultado.
A emoção correu solta também na vitória de Marlene Ewellyn Santos (EMFCA-RJ), nos 400 m com barreiras. Ela bateu o recorde da prova no Campeonato, com 59.69, chorou muito e recebeu o abraço de seus companheiros de clube e de treinamento no Rio de Janeiro. “Fazia 400 m e os resultados não saíam. Passei pelo heptatlo e tive dificuldades também. Acho que agora me encontrei nos 400 m com barreiras”, comemorou, em lágrimas.
Ainda na pista, foi abraçada por Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ), ganhadora da medalha de prata, com 1:00.74, numa festa dentro da equipe. Chayenne obteve o índice para o Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, em julho. “Treinamos com dificuldades, com muita guerra e luta. Agora, estamos indo de duas a três vezes por semanas à pista da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo da CBAt, na CDA”, lembrou a campeã, rodeada por atletas de diversas equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Na prova masculina dos 400 m com barreiras, Caio Giovani Cachoeira (Centro Olímpico-SP) surpreendeu. Em seu primeiro ano na categoria, venceu com 52.67, seu recorde pessoal. “Esperava um bom resultado e é sempre ótimo se superar”, comentou o barreirista treinado por Victor Fernandes. Nos 400 m, acabou com a medalha de prata.
Após quatro das seis etapas previstas, Orcampi Unimed lidera a competição na classificação geral, com 114 pontos. Centro Olímpico (SP) está em segundo lugar, com 114, seguido do EMFCA (RJ), com 69.
O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20 reúne mais de 750 atletas de 122 clubes, de 21 Estados e do Distrito Federal, numa verdadeira festa dos jovens talentos do esporte.
Todos os campeões do evento garantem vaga na Seleção Brasileira que participará do Sul-Americano da categoria, marcado para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.
A competição termina neste domingo, com 19 provas finais – cinco pela manhã e 14 à tarde. Os fãs do Atletismo poderão conferir de perto o futuro do esporte no País. A Arena Caixa fica na Rua Tiradentes, 1.840, na Vila do Tanque.
Pódios da quarta etapa
400 m com barreiras
1-Caio Giovani Cachoeira (Centro Olímpico-SP) – 52.67
2-Marcelo Alves Junior (Atletismo Poços de Caldas-MG) – 52.69
3-Kelvin Vieira Rocha (AASD-PE) -53.26
400 m com barreiras
1-Marlene Ewellyn Santos (EMFCA-RJ) – 59.69 (RC)
2-Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ) – 1:00.74
3-Jessica Vitoria Moreira (Águias Guariba-SP) – 1:01.16
5.000 m
1-Daniel Nascimento (Orcampi Unimed-SP) – 14:34.02 (RC)
2-Wallace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) – 15:07.74
3-Francisco Veríssimo Lima (UFJF-MG) – 15:24.24
10.000 m marcha atlética
1-Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 45:39.84
2-Murilo Coutinho Ribeiro (PM Collombo-PR) – 47:24.07
3-Kauan da Silva Domingues (MEM-SP) – 50:01.99
Lançamento do disco
1-Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA-SP) – 54,17 m
2-Saymon Hoffmann (Sogipa-RS) – 53,93 m
3-Vitor Gabriel Motin (PM Colombo-PR) – 52,75 m
Salto em distância
1-Gabriel Menezes Oliveira (Centro Olímpico) – 7,34 m (1.1)
2-Tauan Claudio Lyra (IENH) – 7,23 m (0.5)
3-Wesley Bevilaqua Beraldo (ASEMPAR-PR) – 7,17 m (0,5)
Lançamento do disco
1-Valquiria Aparecida Meurer (IEMA-SP) – 46,48 m
2-Samara Furtado (Croville-SC) – 45,68 m
3-Ingrid Iohanna Martins (AASD-PE) – 42,94 m
Decatlo
1-Jordan Santos Souza (Centro Olímpico-SP) – 7.147 pontos (RC)
2-José Fernando Santana (Projeto Atletismo Campeão-PE) – 6.679
3-Pablo Gabriel de Freitas (FECAM-PR) – 6.515
400 m
1-Cleverson Pereira Junior (ABDA-SP) – 47.73
2-Caio Giovani Cachoeira (Centro Olímpico-SP) – 47.98
3-Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed-SP) – 48.39
400 m
1-Tiffani Beatriz do Nascimento (EMFCA-RJ) – 54.34
2-Giovana Rosália dos Santos (FCTE-SP) – 56.00
3-Stephanie Andreza Guimarães (Orcampi Unimed-SP) – 56.22
RC: Recorde do Campeonato
Mais informações pelo hotsite da competição:
http://www.cbat.org.br/competicoes/brasileiro_sub20/2017/default.asp
— —
Veículo: Universia
Editoria: Destaques
Data: 11/04/2017
Título: Universidades no sudeste que aceitam o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é porta de entrada para diversos vestibulares no Brasil e também fora do país – confira aqui a lista de universidades portuguesas que aceitam o Enem como exame de admissão – porém, nem sempre é fácil descobrir quais utilizam a prova como vestibular.
Reunimos todas as universidades no sudeste que aceitam o Enem em uma lista para auxiliar na sua escolha. O Enem 2017 acontece nos dias 5 e 12 de novembro.
Confira a seguir a lista (por ordem alfabética) de quais universidades no sudeste aceitam o Enem:
Cefet-MG – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Cefet-RJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU
IFES – todas as vagas pelo Enem/SiSU
IFF – algumas vagas pelo Enem/SiSU
IFMG – 50% das vagas pelo Enem/SiSU
IFRJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU
IFSP – todas as vagas pelo Enem/SiSU
IFSudesteMG – 50% das vagas pelo Enem/SiSU
IFSuldeMinas – 70% das vagas pelo Enem/SiSU
IFTM – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UEMG – 50% das vagas pelo Enem/SiSU
UENF – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFABC – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFES – todas as vagas (4.930) pelo Enem/SiSU
UFF – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFJF – 70% das vagas pelo Enem/SiSU
UFLA – 60% das vagas pelo Enem/SiSU
UFMG – todas as vagas (6.279) pelo Enem/SiSU
UFOP – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFRJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFRRJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFSCar – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFSJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFTM – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFU – todas as vagas do primeiro semestre pelo Enem/SiSU
UFV – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFVJM – 50% das vagas pelo Enem/SiSU
Unesp – nota do Enem 2016 pode ser usada para aumentar nota do vestibular
Unicamp – nota do Enem 2016 ou 2015 pode ser usada para aumentar nota da primeira fase
Unifal – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unifei – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unifesp – usa Enem como 1ª fase do vestibular para alguns cursos, e o SiSU para outros
Unimontes – 60% das vagas pelo Enem/SiSU
UniRio – todas as vagas pelo Enem/SiSU
USP – 2.338 vagas (21,11%) pelo Enem/SiSU
— —
Veículo: SIMI
Editoria: Notícia
Data: 11/04/2017
Título: Rede Mineira de Comunicação Científica se reúne para planejar ações deste ano
No último dia 6 foi realizada a primeira reunião da Rede Mineira de Comunicação Científica do ano. O encontro marcou o início das atividades do grupo e teve como objetivo retomar o andamento das atividades e programar as ações da equipe ao logo do ano.
Além de apresentar as diretrizes para 2017, o grupo destacou a 69ª Reunião anual da SBPC, que será realizada por meio de uma mesa e de um minicurso sobre comunicação pública da ciência, na UFMG, de 16 a 22 de julho.
Outros pontos debatidos foram a possível data, temas e local do próximo Fala Ciência. Viçosa vai sediar pela primeira vez o curso de capacitação, que deve ser realizado em junho.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) falou da importância da Rede para tornar o diálogo entre cientistas e sociedade possível. “Contamos com vocês para facilitarem essa interação entre CT&I e sociedade. Em tempos onde qualquer informação está sendo disseminada como verdade, é preciso reforçar o papel dos pesquisadores nesse contexto. Temos a mania de ficarmos muito quietos, mas é preciso falar”, afirmou.
Chico Daher, jornalista da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apresentou o Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (Saci) usado pela equipe de comunicação da universidade. Representantes de outras instituições manifestaram interesse pela ferramenta, que além de ser um gerenciador de tarefas, também oferece soluções como distribuição de releases, newsletters, clipping e outras funcionalidades importantes para a área.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, destacou a importância de o grupo trabalhar de forma colaborativa. “É fundamental que cada instituição perceba a sua importância dentro dessa Rede e contribua com o que for preciso. A Fapemig faz a sua parte, mas todos os membros também devem oferecer contrapartidas que podem ser ofertadas em forma de espaço físico, profissionais especializados e boas-práticas”, avaliou.
Confira as instituições que participaram da reunião:
- Cefet- MG
- EPAMIG
- FAPEMIG
- Hemominas
- PUC Minas
- Sedectes
- UEMG
- UFOP
- UFU
- UFV
- UFJF
- UFSJ
- UFMG
- UFVJM
- Unifei
— —
Veículo: Tribuna de Minas-
Editoria: Coluna Social -Cesar Romero
Data: 12/04/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/coluna-cr-12-04-2017-2/
Título: Voo livre
Francisco Lima, do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo, foi o terceiro colocado (prova de cinco mil metros), no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, em São Bernardo do Campo (SP). Luís Maurício, também da UFJF, conquistou o terceiro lugar no lançamento de dardos.