IMG_5049

Estudantes participam da recepção aos calouros. (Foto: Dante Rodrigues)

O início das aulas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF-GV) foi marcado por diversas atividades de recepção e boas-vindas aos cerca de 350 novos estudantes que chegam a Governador Valadares. Calouras e calouros dos dez cursos da UFJF-GV foram recebidos pelo reitor da Universidade, Marcus David, a vice-reitora Girlene Silva, e pela equipe gestora da Instituição no Auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva e nos Auditórios B e C da Univale.

Após parabenizar os estudantes pela aprovação em uma Universidade Federal, Marcus David pontuou o compromisso dos jovens em devolver o investimento feito pela população. “Essa oportunidade que vocês têm hoje é resultado do investimento de toda a sociedade para a formação dos jovens. A Universidade é paga por essa sociedade, que acredita na formação de vocês e confia no recebimento, no futuro, de profissionais bem formados e comprometidos com a construção de um país digno, que não tolere injustiça. Isso é o que a sociedade espera de vocês”.

IMG_6297

Marcus David recepciona os calouros em GV. (Foto: Ivan Bretas)

Estavam presentes também a pró-reitora de graduação Maria Carmen Simões, que comentou o empenho da UFJF em promover boas experiências aos estudantes, de forma a enriquecer o aprendizado de todos; o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai, e o vice-diretor do campus avançado, Fábio Pieri. Na ocasião, Fábio comentou, em concordância com Maria Carmen, o empenho do campus avançado em garantir as condições ideais e boas oportunidades de ensino-aprendizagem aos estudantes.

A gerente de Graduação, Sibele Aquino, pontuou uma série de dicas aos estudantes, baseadas em sua experiência acadêmica. “Gerenciem seu tempo, leiam muito, estabeleçam prioridades e aproveitem todas as oportunidades da vida acadêmica”. Na ocasião, ela citou parte das oportunidades oferecidas pela UFJF-GV, como os projetos de extensão, pesquisa e monitoria dos cursos. Sibele enfatizou a luta da UFJF e as formas de denúncia no combate às diversas formas de racismo, preconceito e violência.

IMG_6264

Equipe gestora da UFJF na recepção aos calouros. (Foto: Ivan Bretas)

Durante a primeira parte do evento, o psicólogo Lucas Nápoli recepcionou os estudantes com a palestra ‘A ansiedade de quem sai de casa’. Segundo ele, a ansiedade é um sinal de alerta do corpo quando se está próximo a uma situação de perigo. “Em alguns momentos, esse risco é imaginário, inconsciente. No caso de quem chega à Universidade, esse perigo pode ser o medo de não dar conta, de não conseguir se virar fora de casa. Estar ansioso neste momento é perfeitamente normal, já que nossa vida não é programada, ela é produzida”. E tranquilizou os estudantes dizendo: “não sou profeta, mas vocês vão ver que, ao passar do tempo, ao conhecer novos colegas, conhecer novas coisas, a ansiedade vai sumindo”.

Após a palestra, e também pontuando o tema da mudança, a UFJF-GV preparou também uma apresentação de Governador Valadares, a fim de facilitar a inserção e a adaptação dos calouros a GV. Como muitos dos novos estudantes são oriundos de diversas cidades da região e do país, a estudante valadarense Yanka Rocha , do curso de Fisioterapia, apresentou dados e informações necessárias aos novos cidadãos valadarenses.

O servidor do setor de Planejamento da UFJF-GV, Leonardo Alexandrino, expôs aos estudantes as orientações sobre o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), os serviços disponíveis no portal e as orientações quanto a matrícula, carteirinha e questões acadêmicas. “São informações necessárias nesse início, que já dão um norte, uma orientação aos calouros”, comentou Leonardo, que esclareceu também sobre as funções da Central de Atendimento e das secretarias.

IMG_5126

Almoço com Cantoria no primeiro dia de aulas dos calouros. (Foto: Dante Rodrigues)

Representantes do Diretório Central dos Estudantes, Larissa Martins e Lígia Barbosa apresentaram um pouco sobre a participação estudantil nas questões da Universidade. “Começa hoje uma nova etapa na vida de vocês; os veteranos e veteranas estão dispostos a passar todas as informações necessárias aos calouros e calouras, como os projetos de extensão, de pesquisa, as ligas acadêmicas e outras oportundades de enriquecimento do currículo”, comentou Lígia.

Na ocasião, em concordância à fala da gerente de Graduação, Sibele Aquino, Larissa enfatizou o compromisso do DCE em lutar contra quaisquer tipos de agressão física e/ou verbal. “Não toleramos qualquer tipo de agressão, assim como também é intolerável o preconceito, seja por machismo, racismo, homofobia ou de qualquer outro tipo”.

Também durante a recepção, foi lançada a sexta edição da Gincana Solidária, campanha do campus avançado que busca arrecadar alimentos e materiais de limpeza. Semestralmente, as doações são entregues a instituições filantrópicas de GV.