A Liga Acadêmica de Imaginologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta sexta-feira e no sábado, dias 7 e 8, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), o 1º Simpósio de Imaginologia de Juiz de Fora. O evento conta com a presença de médicos especialistas, professores e profissionais de clínicas da região, com o objetivo de discutir sobre o uso de diagnósticos por imagens e a importância do reconhecimento do valor dessas técnicas de exames na avaliação dos pacientes.
Segundo o professor e orientador da Liga Acadêmica de Imaginologia, que também está organizando o evento, Flávio Ronzani, o Simpósio foi pensado a partir da necessidade de se entender as diversas técnicas de exame de diagnósticos por imagem que tiveram grande crescimento em volume e variedade de serviços disponíveis durante os últimos anos, ocupando papel crescente no cuidado com o paciente e nas decisões terapêuticas. “O Simpósio foi elaborado, basicamente, para entender melhor as várias técnicas de imagem, como ela é formada em cada modalidade e o que cada modalidade pode mostrar, além de esclarecer sobre quais exames mais indicados para cada patologia”, explica.
Os temas variam entre a “Imagem da Mulher”, ministrada pelo radiologista Leandro Lemos, “Diagnósticos Diferenciais da Ultrassonografia Pediátrica”, apresentada pelo médico Gustavo Bittencourt, e tópicos básicos de radiologia, como a análise da radiografia do abdômen e as principais patologias da coluna vertebral. “Esses assuntos tem como objetivo introduzir e esclarecer aspectos importantes sobre o processo de interpretação de imagens médicas e atualizar o conhecimento do aluno de medicina, além de qualificá-lo, promovendo a melhoria da assistência pensada para o paciente”, pontua Ronzani.
A presidente da Liga Acadêmica de Imaginologia, Bruna Laurindo, revela que a radiologia acaba sendo incorporada pontualmente dentro do conteúdo de algumas disciplinas da Faculdade de Medicina, não havendo uma matéria específica sobre o assunto, fazendo com que o evento acabe servindo para aprofundar o conhecimento dos estudantes do curso nesta área. “É um tópico que a gente vê dentro de algumas matérias, mas não é muito valorizado; então, com esse simpósio, a gente visa ajudar na formação acadêmica dos alunos e nos que tiverem interesse no ramo. É um assunto muito prevalente no exame de imagem, então, é algo que qualquer médico deve ter uma noção”, observa.
O evento ainda contará com um workshop de ultrassonografia, realizado na Fundação Imepen. Qualquer pessoa pode participar da programação, bastando procurar algum dos organizadores na página do Simpósio, no Facebook. A taxa de inscrição é de R$ 30.