Termo cunhado para designar o preconceito contra os portadores de transtornos e deficiência mentais, a Psicofobia será tema de um evento de extensão organizado em parceria entre o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e a Prefeitura de Governador Valadares.
A atividade programada para a quarta-feira, 12 de abril, Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, contará com palestras e debates envolvendo especialistas no tema. Segundo o professor Tiago Guedes, do Departamento de Medicina da UFJF-GV, é necessário combater o estigma existente na sociedade contra os portadores de transtornos e deficiências mentais, assim como criar ações afirmativas para motivá-los a buscar a orientação e tratamento adequados. “Esse estigma mina a autoestima dessas pessoas e as desmotiva a exercer plenamente a cidadania. Pra se ter uma ideia, existe uma certa dificuldade até de alguns profissionais de saúde em conversar com seus pacientes sobre consultar um psiquiatra ou um psicólogo, por ficarem receosos que isso seja entendido como uma ofensa. Estima-se que menos da metade dos pacientes com transtornos mentais graves estejam recebendo o tratamento adequado. Uma outra observação pertinente é que , apesar do ônus pessoal , familiar e social dessas condições, a saúde mental é uma das áreas onde há menos investimento e historicamente está entre as quais mais se observa descaso, omissão e inclusive escandalosos maus tratos.”
Existem várias formas de agressão relacionadas à Psicofobia. Podem ser desde comentários maliciosos e despretensiosos que envergonham as vítimas, entre os quais o uso pejorativo de termos psiquiátricos como esquizofrênico e bipolar, até a submissão destas a humilhações, explorações e omissão de direitos.
Esta prática pode ser considerada crime, conforme ressalta o professor Tiago Guedes. “Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei nº 74, de 2014 que, Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar o crime contra as pessoas com deficiência ou transtorno mental. Este projeto prevê pena de até três anos para quem praticar injúria contra pessoas com transtorno mental.”
O evento de extensão “Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia”, é aberto aos estudantes do curso de Medicina da UFJF-GV e da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde, aos profissionais da Atenção Básica do Município de Governador Valadares e a representantes de Associações de Portadores de transtornos Mentais.