(Foto: Twin Alvarenga)

Encontros são realizados durante três meses, em 12 sessões de uma hora e meia cada, onde são usadas técnicas de terapia em grupo (Foto: Twin Alvarenga)

A timidez, definida como o desconforto no estabelecimento de alguma interação social, pode ser considerada como algo comum para a maioria das pessoas. Porém, quando ela é exacerbada de tal maneira que passa a prejudicar e comprometer as relações interpessoais, a mesma deve ser observada com atenção. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o “Grupo de Tímidos”, que busca oferecer terapia em grupo a pessoas que sofrem com o chamado Transtorno de Ansiedade Social.

A iniciativa foi criada em 2013, através de estudos acerca de fobias sociais, havendo o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação em Psicologia, além de psicólogos voluntários. Uma das psicólogas do projeto, Márcia Bastos, conta que o grupo auxilia pessoas com timidez exacerbada através da troca de experiências. “Durante os encontros, usamos como base a Terapia Cognitiva Comportamental em grupo, justamente por ser mais eficaz no sentido de que as pessoas já ficam expostas juntamente umas com as outras”, explica.

O professor do Departamento de Psicologia da UFJF e coordenador do “Grupo de Tímidos”, Lélio Moura, esclarece que o Transtorno de Ansiedade Social é caracterizado pelo medo acentuado e patológico que é muitas vezes persistente em relação a interações sociais. “Pessoas com esse tipo de problema possuem dificuldades em desenvolver relações interpessoais, em se expor em público, em desenvolver relacionamentos de amizade e afeição, além de também temerem por críticas, por análises negativas da sua competência, do seu corpo, da sua estética e das suas características de personalidade. Sem dúvidas, isso traz uma série de prejuízos à vida destes indivíduos”, pontua.

Os encontros são realizados no próprio Centro de Psicologia Aplicada, com duração de três meses, em 12 sessões de uma hora e meia cada. “São três psicólogos que atendem os grupos, que têm de sete a dez pessoas em média. A gente usa um protocolo de tratamento com a psicoeducação, que é uma característica da terapia cognitiva, além de técnicas de exposição, relaxamentos e treinos de habilidades sociais. São técnicas que a gente usa de acordo com a literatura na área”, conclui o coordenador.

Inscrições
Contato e inscrições podem ser feitos através do e-mail nevasgt@gmail.com. As inscrições serão realizadas até que o número de participantes seja atingido. Os atendimentos são gratuitos e as vagas limitadas, podendo participar apenas maiores de 18 anos.

O CPA está localizado na Rua Santos Dumont, 214, Granbery.

3216-1029 (Centro de Psicologia Aplicada)