Foi lançado, na tarde da última quinta-feira, 30, o livro digital em homenagem aos 50 anos do Colégio de Aplicação João XXIII e também foi aberta a exposição “Presença-Mulher”. A ideia principal da publicação é contar, através das memórias e reflexões de seus diversos autores, as experiências e pensamentos vividos dentro do João XXIII nos 50 anos de existência da instituição.

Organizado pelo professores Anderson Ferrari e José Luiz Lacerda, o e-book conta com 215 páginas e é dividido em três partes: História, Experiência e Desafios e Potencialidades, cada uma composta por artigos escritos por professores, funcionários e colaboradores do colégio que revelam um pouco mais sobre a escola e seus desafios.

Segundo um dos organizadores, o diretor de ensino José Luiz Lacerda, “o livro consolida o tripé que sustenta as ações da universidade: ensino pesquisa e extensão. O colégio proporciona o ensino, a divulgação desse material assegura a extensão e também é fruto de pesquisas internas”. Para Anderson Ferrari, o registro é fundamental para entendermos como a realidade é construída a partir de uma perspectiva histórica.

O lançamento, no anfiteatro do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII, contou com a participação de professores, técnicos e representantes da administração da reitoria.

“Presença-Mulher”
No mesmo espaço, a exposição “Presença-Mulher”, com fotografias de Carolina Bezerra e curadoria de Andréa Senra e Renata Caetano, foi lançada para marcar o dia internacional da mulher. A mostra conta com 106 imagens professoras, técnicas e colaboradoras que dedicam seu trabalho ao Colégio João XXIII, revelando a diversidade presente na instituição. De acordo com Carolina,  uma das propostas do trabalho é dar visibilidade às mulheres em seu cotidiano.

A exposição vai até o dia 20 de abril, na Galeria de Artes Prof. Edson Pável Bastos.