mestrado matemática

Hugo Luiz Gonzaga Honório destaca que o método estudado pode ser utilizado em outros conteúdos além da matemática (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Os resultados de abordagens colaborativas entre alunos inseridos no modelo de aprendizado da Sala de Aula Invertida são tema da dissertação: “Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa no modelo da Matemática”. O trabalho foi realizado pelo aluno Hugo Luiz Gonzaga Honório, do Programa de Pós-Graduação em Matemática (Ppgem) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e foi apresentado no último dia 16.

A pesquisa foi realizada com 25 alunos de Matemática do nono ano de uma escola da rede privada de Viçosa. No período de quatro semanas, os estudantes foram submetidos a três etapas do método proposto: virtual, com videoaulas e interação online entre os alunos; presencial, com discussões e exercícios; e uma fase final com avaliações, inclusive online. O objetivo foi o de unir a metodologia da Sala de Aula Invertida ao aprendizado colaborativo. A prática é comum nos Estados Unidos, sobretudo no ensino superior.

Na visão da orientadora da dissertação e professora do Ppgem da UFJF, Liamara Scortegagna, o método utilizado se mostra uma boa oportunidade: “A metodologia da Sala de Aula Invertida é uma possibilidade para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica, visto que apresenta recursos e estratégias que auxiliam na inovação do processo educacional e na efetiva interação entre alunos e professores.”

Liamara indica que a Sala de Aula Invertida auxilia na “cooperação e colaboração no desenvolvimento de atividades e compreensão dos conteúdos trabalhados”, o que é corroborado com a pesquisa, que indicou níveis menores de avaliações abaixo da média entre os alunos. Hugo Honório aponta que “os alunos colaboraram mais e tiveram mais motivação, e demonstraram grande aceitação.” Segundo ele, após o término da pesquisa, os estudantes pediram para que o método seguisse sendo aplicado, o que o mesmo espera ser possível em um futuro próximo.

Na visão de Honório, um dos principais méritos do método desenvolvido é a presença no meio digital: “Dentro da nossa pesquisa, relativa à tecnologia e a educação matemática, é importante haver muita tecnologia de rede, já que isso atende aos alunos na inércia do mundo tecnológico”. O acadêmico acrescenta, ainda, que as abordagens ganham mais destaque em uma geração que alguns autores apontam como “nativa digital”.

Para o pesquisador, os métodos aplicados na Sala de Aula Invertida podem ser utilizados em outros conteúdos além da matemática, o que reforça a importância das abordagens. O agora mestre espera dar prioridade à formação de professores nestas práticas e em disponibilizá-las como capacitação.

Contato:
Hugo Luiz Gonzaga Honório (mestrando)
hugohonorio12@gmail.com

Prof.ª Dr.ª Liamara Scortegagna (orientadora)
lia.scortegagna@gmail.com

Banca Examinadora:
Profa. Dra Liamara Scortegagna (Orientadora – UFJF)
Prof. Dr José Maria Nazar David (UFJF)
Prof.  Dr Arthur Belford Powell (Rutgers University)

Outras informações: (32) 2102-3342 – Programa de Pós Graduação em Educação em Matemática