Estudantes e professores do curso de Educação Física da UFJF-GV

O curso de Educação Física do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com nota 3. Os representantes do MEC realizaram a avaliação entre os dias 19 e 22 de março.

Durante a visita, a comissão avaliadora realizou reuniões com diretores, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. Também foram realizadas visitas aos ambientes utilizados pelos cursos para as aulas de graduação, estágios e projetos de extensão, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, Vila Olímpica, Praça de Esportes, SESC e academias conveniadas. O conceito 3 é referentes a três grandes dimensões: corpo docente e tutorial, organização didático-pedagógica e infraestrutura. “Este conceito indica que o nosso curso está reconhecido pelo Ministério da Educação e que tem qualidade suficiente para prosseguir”, destacou a coordenadora do curso de Educação Física da UFJF-GV, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz.

Educação Física iniciou as suas atividades em março de 2014, sendo o ultimo curso a ser implantado no campus de Governador Valadares, o que torna o resultado ainda mais significativo. “Este processo de reconhecimento foi uma grande conquista para toda a comunidade acadêmica do curso e reflete todos os esforços que vêm sendo realizados deste a implantação. Além disso, o relatório de avaliação, com certeza, nos dará orientações para continuarmos nosso trabalho, sempre com o apoio e juntos com a Administração Superior. Gostaria de agradecer pelo trabalho de todos em prol da construção do nosso curso”, ressaltou Andréia Queiroz.

Educação Física e Fisioterapia foram os primeiros cursos do Instituto de Ciências da Vida a serem avaliados pelo MEC. Com conceito 4, o curso de Fisioterapia também foi reconhecido. “Os resultados mostram que, apesar dos desafios relacionados a um campus avançado, estamos no caminho certo”, destacou Michèle Farage, diretora de Avaliação Institucional da UFJF.

Para a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, o reconhecimento é muito importante e demonstra o empenho da Administração Superior em proporcionar o desenvolvimento dos cursos do campus avançado de Governador Valadares. “Temos feito investimentos nas áreas administrativa e didático-pedagógica e o processo de reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo. Os avaliadores, em seus relatórios, sempre apresentam considerações que podem ajudar na construção de novos caminhos e estratégias para qualificar ainda mais os nossos cursos.”

Outros dois cursos da UFJF-GV já têm data para serem avaliados pelo MEC. Farmácia será avaliado entre os dias 23 e 26 de abril. Já o curso de Ciências Contábeis tem avaliação agendada para o período entre 7 e 10 de maio.