Com o intuito de fomentar a pesquisa em diversos âmbitos, estão abertos dez editais de agências que financiam projetos e eventos científicos em diferentes áreas de conhecimento.
Os programas respaldam e incentivam a permanência e o aprimoramento de professores, estudantes e instituições, em geral, por meio de chamadas que financiam parcial ou integralmente projetos de pesquisa, divulgação e intercâmbio científicos.
1 – Programa de Bolsas de Pós-doutorado
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Instituto Tecnológico Vale
Inscrições: até 31 de março de 2017
Áreas: pesquisas avançadas em mineração e desenvolvimento sustentável
Com edital aberto, o Programa de Bolsas de Pós-doutorado estimula e apoia a realização de projetos de pesquisa por meio de concessão de cotas de bolsas a programas do Instituto Tecnológico Vale para realização de pesquisas científicas e inovação tecnológica.
2 – Chamada Pública de propostas de eventos científicos no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Inscrições: Até o dia 31 de março de 2017
Áreas: Áreas de conhecimento com propostas relevantes ao Sistema Nacional de Pós-graduação
A chamada atenderá eventos previstos para o período de 1º de agosto de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O programa tem entre seus objetivos apoiar a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural, ao incentivar a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos, por meio do apoio à realização de eventos de curta duração no país, que envolvam pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.
3 – Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas – Publicação de Periódicos Científicos e Institucionais
Agência de Fomento: Fapemig
Inscrições: Até o dia 15 de maio de 2017
Áreas: todas as áreas do conhecimento
Com o edital, o programa busca apoiar a editoração e a publicação de periódicos científicos a fim de ampliar a divulgação dos resultados de pesquisas científicas e tecnológicas de Minas Gerais. Atrelado a isso, há o estímulo do uso das publicações pela comunidade de usuários de informação técnico-científica, em âmbito nacional e internacional.
4 – Organização de Eventos
Agência Fomentadora: Fapemig
Inscrições: Para eventos realizados entre 1º de agosto de 2017 e 31 de outubro de 2017, o prazo para submissão é até o dia 15 de maio de 2017
Área: áreas de conhecimento com a proposta de organização de evento científico, tecnológico ou de inovação
Por esta chamada, o programa busca promover o intercâmbio científico e tecnológico por meio do apoio a organização de eventos desse caráter em Minas Gerais, assim como incentivar a divulgação de resultados das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Os critérios para julgar as propostas, dentre outros, consideram a qualidade da programação e qualificação dos palestrantes e a adequação entre objetivo, relevância, impacto e alcance da área de conhecimento envolvida.
5 – Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos ou de Inovação
Agências fomentadoras: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Inscrições: As datas de inscrições variam de acordo com o período em que os eventos serão realizados e devem ser conferidas no edital
Áreas: Os projetos devem se inserir em três linhas de pesquisa. A linha 1 deve ser destinada a apoiar eventos nacionais ou internacionais tradicionais da área, ou eventos que sejam realizados periodicamente e que tenham abrangência nacional ou internacional. A segunda linha pesquisa contemplada é aquela que se destina a apoiar eventos de abrangência regional ou eventos que estejam em suas primeiras edições. A terceira instância deve apoiar eventos mundias que serão realizados no Brasil.
O foco do programa são eventos nacionais ou mundiais que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do país. Os eventos devem ser realizados no Brasil e precisam estar relacionados à ciência, tecnologia e inovação. Dentre os tipos de eventos contemplados estão congressos, simpósios, workshops, seminários e ciclos de conferências.
6 – Bolsas Individuais no país
Agência Fomentadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Inscrições: Em cronograma 2, o prazo é até o dia 1º de junho de 2017. Para o cronograma 3, até o dia 1º de setembro de 2017
Áreas: áreas de atuação do candidato que tenham cunho científico ou tecnológico.
Editais em seis modalidades estão abertos para bolsas individuais. As normas incluem o Pesquisador Visitante, que possibilita ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro colaborar com grupos de pesquisa emergentes ou consolidados; Pós-doutorado Júnior e Pós-doutorado Sênior, que buscam consolidar a atualização dos conhecimento ou o eventual redirecionamento da linha de pesquisa do candidato; Pós-doutorado Empresarial com a missão de oferecer possibilidades ao pesquisador para consolidar e atualizar seus conhecimentos. Há também a modalidade Doutorado-Sanduíche no País para apoiar aluno de doutorado no Brasil para desenvolvimento parcial de sua tese junto a outro grupo de pesquisa nacional; e Doutorado-Sanduíche Empresarial para apoiar o doutorando que necessite complementar sua formação com ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresa no País.
7 – Programa Bolsa para Pesquisa
Agência de Fomentadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt
Inscrições: Está em sua 11ª chamada, com inscrições até o dia 28 de julho de 2017
O edital para o programa concede bolsas a pesquisadores altamente qualificados, com vínculo empregatício ou não, em instituições de ensino ou pesquisa do Brasil. As pesquisas serão realizadas em cooperação com os anfitriões acadêmicos em instituições de pesquisa na Alemanha.
8 – Programa Capes com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub)
Agência Fomentadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Inscrições: Até 23 de maio de 2017
Áreas: Diversas áreas de conhecimento
Em busca de selecionar até 30 projetos conjuntos de pesquisa, o edital fomenta o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. Além de incentivar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
9 – Chamada Pública Conjunta Era-Min Joint Call 2017 – Matérias-Primas para o Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular
Agência Fomentadora: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) junto ao consórcio Era-Min 2, que reúne outras vinte Organizações Financiadoras de Pesquisa e inovação
Inscrições: Até 5 de maio de 2017
Áreas: Matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular.
O edital lançado pelo consórcio Era-Min 2 apoia financeiramente projetos transnacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os projetos devem ser desenvolvidos de forma conjunta por empresas nos segmentos de matérias-primas não energéticas e não agrícolas, tais como Metálicos; Construção; e Minerais industriais.
10 – Projetos Especiais
Agência de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)
Inscrições: fluxo contínuo. A submissão da proposta deve ser feita por meio de arquivo eletrônico para o endereço dcti@fapemig.br
Áreas: Envolve diferentes áreas do conhecimento, de natureza interdisciplinar, multidisciplinar ou transdisciplinar.
O edital tem como objetivo financiar projetos temáticos de pesquisa, caracterizados pela transversalidade e que envolvam diferentes áreas do conhecimento, que atendam demandas de interesse de Minas Gerais e da sociedade para solucionar problemas atuais. Os projetos podem ser enviados por grupos de pesquisa ou por pesquisadores individualmente, com abrangência em pesquisa básica ou pesquisa aplicada e que tenham notória relevância científica ou social. Para ser submetida na modalidade Projetos Especiais, a proposta não pode se enquadrar em alguma outra chamada ou programa da Fapemig.