Comunidade acadêmica do curso de Fisioterapia da UFJF-GV

O curso de Fisioterapia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) entre os dias 19 e 22 de março, confirmando o reconhecimento do curso. O conceito máximo que pode ser emitido por esta avaliação é 5.

A visita da comissão formada por dois avaliadores foi composta por uma agenda de reuniões com diretores, coordenadores, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de Fisioterapia da UFJF-GV. Além disso, foram realizadas visitas a todos os ambientes utilizados pelo curso, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, clínica escola e hospital. 

Para Vanessa Cardoso, coordenadora do curso de Fisioterapia, uma série de fatores proporcionou o reconhecimento pelo MEC. “Os avaliadores destacaram a qualidade dos laboratórios das disciplinas do ciclo básico (especialmente anatomia e histologia), a preparação do curso para o estágio curricular a ser implantado no próximo semestre e a interação entre docentes e discentes. Eles apontaram a importância da reforma curricular para o curso, com uma proposta que tinha ‘a nossa cara’, e de como os discentes estão envolvidos neste processo de construção da formação acadêmica. Outro ponto muito elogiado pelos avaliadores foi a unanimidade do Núcleo Docente Estruturante (NDE), como alicerce para a implantação da proposta pedagógica do curso.

Vanessa Cardoso ressalta que a nota 4 obtida pelo curso de Fisioterapia representa o resultado de um trabalho realizado com esforço e dedicação. “Apesar de todas as dificuldades que um campus em implantação oferece, é possível construir uma formação de qualidade. A visita do MEC mostrou o quanto podemos ser fortes quando trabalhamos juntos. Somos gratos pela contribuição de todos”.

Outros dois cursos da UFJF-GV já têm data para serem avaliados pelo MEC. Farmácia será avaliado entre os dias 23 e 26 de abril. Já o curso de Ciências Contábeis tem avaliação agendada para o período entre 7 e 10 de maio.