A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Damianne Aparecida de Sampaio, defendeu nesta terça-feira, 28, a dissertação “O Real, a Atenção e o Tempo: uma cinematografia possível para pensar um estar na escola”. O estudo propõe uma reflexão sobre o conceito de escola a partir de uma análise cinematográfica do trabalho produzido pelo cineasta mineiro Cao Magalhães.
Para a construção e reflexão do tema, a mestranda optou por analisar o filme “A Alma do Osso”, de 2004. Nele, o cineasta mostra a existência aparentemente isolada de Dominguinhos, um ermitão de 72 anos, que vive em uma caverna encravada numa montanha de pedra. A narrativa é construída por longos silêncios e o ermitão é retratado enquanto executa tarefas do dia a dia. “A partir disso, elenquei algumas características que também me ajudam a pensar na escola”, destaca Damianne.
Neste contexto, a mestranda buscou refletir sobre o significado da escola por meio do sentido etimológico da palavra, com origem do grego “scholé”. “Para os gregos antigos, a scholé significava um lugar onde o tempo é tornado inoperante. A ideia deste trabalho é resgatar a escola como um local de tempo livre.”
Nesse sentido, de acordo com a acadêmica, o filme ajuda a pensar a respeito do tempo livre que deveria existir nas escolas. “A ideia é pensar a escola como um lugar para estar presente diante das crianças e dos professores, não apenas como um espaço que preza pelo futuro e por aquilo que ainda está por vir, sabemos que não vai acontecer sempre da forma que se espera, a ideia é o estar presente.”
O estudo apresenta o cinema como um elemento social importante, principalmente, quando associado à educação. “A escola está inserida em uma sociedade, mas também está inserida no mundo em relação a outras coisas. Por isso, o cinema ajuda a pensar na escola porque abre visibilidade”, pontua a pesquisadora.
O professor orientador da pesquisa, Maximiliano Valerio López, ressalta a relação da pesquisa com o cenário nacional atual, classificando o estudo como um trabalho exploratório que abre perspectivas de análise sobre aquilo que ainda precisa ser desenvolvido. “Temos um momento onde o conceito de escola pública, por exemplo, precisa de uma certa reflexão e me parece que trabalhos como este dão insumos importantes para poder reconsiderar, em profundidade, o sentido político das escolas.”
Contato:
Damianne Aparecida de Sampaio (mestranda)
damiannesampaio@gmail.com
Banca examinadora:
Maximiliano Valerio López (Orientador – UFJF)
Nilson Alvarenga (UFJF)
Rafael de Almeida (UEG)
Outras informações: (32) 2102-3665 – Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)