A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) convoca eleições para ocupação de 11 vagas para suplentes e quatro para membros titulares, para finalizar sua composição. O período de candidatura será entre os dias 27 e 31 de março, no SIGA 3. Os detalhes sobre o pleito estão neste edital.
As vagas disponíveis são: dois membros suplentes no Colégio de Aplicação João XXIII, um membro suplente nos Institutos de Artes e Design e Ciências Exatas, e nas Faculdades de Medicina, Odontologia e Serviço Social. Estão abertas também uma vaga para suplente e uma para titular, nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física e Desportos, Farmácia e Fisioterapia no campus de Juiz de Fora, e nos Institutos de Ciências da Vida e Ciências Sociais Aplicadas em Governador Valadares.
Podem concorrer às vagas todos os servidores que ocupam permanentemente o quadro docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo vetados de participar apenas os que estejam investidos em cargo de direção ou função gratificada. E têm direito ao voto todos os docentes do quadro permanente da Unidade Acadêmica participante das eleições.
A votação ocorrerá entre os dias 10 e 14 de abril, também no SIGA, e o resultado preliminar será publicado no site da CPPD, no dia 17. Assumirá a vaga de titular o candidato que obtiver mais votos, e o segundo colocado será seu suplente. Em caso de empates, os critérios para desempate são: tempo de serviço como docente na UFJF, tempo no serviço público federal, e idade dos candidatos. Haverá um prazo até o dia 19 para interposição de recursos.
O resultado final das eleições será divulgado no dia 21, e enviado para o reitor, Marcus David, para a emissão da portaria de nomeação dos eleitos. O mandato dos membros eleitos agora, e dos que já participam da Comissão, se estenderá até o dia 4 de fevereiro de 2018, quando acontecerá novas eleições para a composição da CPPD.
A Comissão Permanente de Pessoal Docente
A Comissão Permanente de Pessoal Docente foi instituída em 2015 pela Lei 12.772/12, com a função de acompanhar a execução da política de pessoal docente e colaborar na sua formulação. No ano passado, a CPPD assumiu o papel de órgão de assessoramento da Reitoria, Vice- Reitoria, Pró-reitorias e Conselhos Setoriais, tendo espaço para cumprir sua função de forma autônoma, sem depender da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).
Após receber os primeiros processos para sua apreciação, a Comissão tem se dedicado a elaboração de uma proposta de alteração no regime de trabalho docente, para 40 horas sem dedicação exclusiva, como foi requisitado na maioria dos processos recebidos. Para dinamizar seu trabalho, a CPPD divide seus membros em subcomissões, as quais apreciam os processos, estudam e propõe revisões da legislação da carreira docente.
A professora Nathalie Barbosa de La Cadena e o professor Luiz Antônio Barroso Rodrigues são os atuais presidente e vice- presidente da Comissão, respectivamente. Após as eleições, todas as Unidades Acadêmicas da UFJF, tanto no campus de Juiz de Fora, quanto no de Governador Valadares, possuirão um representante titular e um suplente.
Mais informações: Comissão Permanente de Pessoal Docente