As oportunidades oferecidas pela UFJF na área de Iniciação Científica (IC) e a influência da pesquisa após a graduação foram temas debatidos na palestra “A importância da pesquisa para a formação médica”, ministrada pelo professor Giancarlo Lucchetti (UFJF). A discussão fez parte da programação do XI Congresso Médico Acadêmico (XI Coma), realizado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
Em sua exposição, Lucchetti relatou os inúmeros obstáculos da carreira de um pesquisador, como a baixa remuneração no Brasil e no mundo, e a falta de valorização no currículo médico. Apesar das dificuldades, o professor afirmou que o país vive o seu ápice na produção de análises acadêmicas, principalmente na área de saúde.
Para Lucchetti, o conhecimento em pesquisa é fundamental mesmo para aqueles que decidem seguir por uma vida clínica, principalmente para interpretar os estudos elaborados pela indústria farmacêutica. “A pesquisa serve para entender um pouco mais sobre os resultados que serão passados para você. A indústria farmacêutica tem seus interesses. Tendo esse conhecimento, você consegue distinguir um estudo do outro”, afirma.
Em um outro momento, o palestrante mostrou diferentes oportunidades dentro da área, como a possibilidade de participar dos núcleos de iniciação científica, ainda na graduação, e ingressar nos cursos de pós-graduação oferecidos pela UFJF. De acordo com o professor, “a pesquisa pode servir para uma maior compreensão da ciência como tudo, e pode influenciar fortemente a sua prática clínica e o tratamento do paciente.”
Para o aluno do quinto período de Medicina, André Guimarães Soares, a palestra serviu como auxílio para decisão do futuro após a graduação. “O debate sobre a especialização acrescenta na confiança de tomar uma decisão tão importante, e que está muito perto para quem está terminando o curso”
Sobre o Coma
Organizado anualmente pelo Diretório Acadêmico (DA) da Medicina, o Congresso Médico Acadêmico (Coma) é voltado para estudantes da área da Saúde. O evento tem como objetivo debater temas que não são vistos durante a graduação, mas que possuem grande relevância para a formação acadêmica. Durante o Congresso, os alunos participam de palestras, workshops, apresentações de trabalhos, e podem conhecer mais sobre os projetos das Ligas Acadêmicas.
Outras informações:
DA Medicina
XI Congresso Médico Acadêmico
Faculdade de Medicina – (32) 2102 – 3841 / 2102 – 3845