O curso de Direito do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) conseguiu nota 4 na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). O conceito, considerado como muito bom, foi fundamental para o reconhecimento do curso. Ele é referente a três grandes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A portaria de reconhecimento ainda será publicada.

Os avaliadores do MEC estiveram em Governador Valadares na última semana. As três dimensões avaliadas receberam notas acima de 4. No relatório final de avaliação, o MEC destacou o notável envolvimento do corpo docente, a excelente atuação da Coordenação e o impacto do curso na cidade e na região. “Apesar de todos os desafios em manter um campus avançado, o reconhecimento mostra que a Universidade está sendo capaz de oferecer ensino, pesquisa e extensão em Direito com qualidade em Governador Valadares. É um resultado muito positivo para a manutenção das atividades”, analisa a Diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage.

Para a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, a notícia é muito positiva. “Recebemos essa nota com muita felicidade. É um desafio a implantação de um campus avançado e tem sido feito um grande empenho da administração superior para dar suporte a todos os cursos de Governador Valadares, para que tenham a qualidade esperada e desejada. E vamos continuar trabalhando para aprimorar e aperfeiçoar o ensino em todo o campus avançado”.

Para Daniel Mendes Ribeiro, coordenador do curso de Direito, a qualidade e comprometimento do corpo docente foram pontos extremamente positivos para a obtenção da nota. “Creio que a qualificação do nosso corpo docente e o fato da composição do quadro docente ser composto quase totalmente por professores em regime de dedicação exclusiva chamou a atenção dos avaliadores, pois esse é um fato raro em cursos de direito, e que demonstra que há recursos humanos qualificados e comprometidos com a implementação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso. Além disso, pelo relatório de avaliação nota-se que o fato de várias atividades do Curso voltarem-se ao atendimento de demandas sociais regionais, na área de direitos humanos, por exemplo, foi um ponto bastante positivo, pois entendeu-se plenamente justificada a necessidade de implementar um curso de direito em uma universidade pública na região de Governador Valadares”.

O curso de Direito repete a nota obtida pelo curso de Administração da UFJF-GV, ainda neste mês.  Para o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Denis Perdigão, o sucesso dos dois cursos avaliados pelo MEC é reflexo do comprometimento existente na universidade. “Recebemos com muito orgulho e alegria os resultados das avaliações dos cursos de Administração e Direito. Estes importantes resultados demonstram o comprometimento de nosso corpo docente em ofertar, para a comunidade de Governador Valadares e região, cursos de excelente qualidade. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, temos procurado não apenas formar profissionais tecnicamente qualificados, mas também cidadãos críticos, conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades para com a sociedade”.

Outros quatro cursos da UFJF-GV já têm data para serem avaliados pelo MEC. Entre os dias 20 e 21 de março, acontecem os trabalhos avaliativos simultaneamente para os cursos de Fisioterapia e Educação Física. Assim como ocorreu com o curso de Administração e Direito, os avaliadores cumprirão uma agenda de atividades que incluem reunião com professores e alunos, além de análise documental da Universidade e de cada curso especificamente.

O curso de Farmácia será avaliado entre os dias 23 e 26 de abril. Já o curso de Ciências Contábeis tem avaliação agendada para o período entre 7 e 10 de maio.

Confira o cronograma e os relatórios dos cursos já avaliados.