O Conselho Superior (Consu) da UFJF se reuniu na tarde desta sexta-feira, 17, e alguns encaminhamentos e deliberações foram registrados:

Logo na abertura da reunião, o Reitor, Marcus David, apresentou o primeiro ponto da pauta: Controle de assiduidade e pontualidade.

O reitor fez um histórico sobre o processo.

Em seguida, foi autorizada a entrada de membros da comissão que discutiu o tema, sendo que o reitor abriu espaço para manifestações dos membros da comissão.

O primeiro membro da comissão a falar foi Flávio Sereno, representando os TAE’s.

Depois, o secretário geral da UFJF, Rodrigo de Souza Filho, falou sobre o entendimento da Administração sobre o controle de assiduidade e pontualidade.

O próximo a se manifestar foi o professor e diretor da Faculdade de Comunicação, Jorge Carlos Felz Ferreira, também membro da comissão.

Em seguida, foi aberto o debate. Foram feitas duas proposições de encaminhamento: a primeira, pelo sindicato e encaminhada pela mesa, de discussão se a autonomia universitária deveria ser invocada para definição do cumprimento ou não do decreto. A segunda, sugerida pelo professor André Silva Martins, propôs que se debatesse a continuidade do trabalho da comissão com o objetivo de apresentar uma proposta de implementação do controle eletrônico de assiduidade e pontualidade. A proposta vencedora de encaminhamento foi a segunda.

A seguir, a proposta de encaminhamento vencedora foi apreciada e aprovada pelo Conselho Superior. Assim, a comissão terá 60 dias para apresentar uma proposta do controle eletrônico de assiduidade e pontualidade.

Depois, foi colocada em votação a questão de se fixar o prazo de 60 dias para que a comissão apresente qual modelo de controle eletrônico de assiduidade será utilizado. Esse encaminhamento foi aprovado por unanimidade.

Logo após essa decisão, o tema discutido foi a indicação de um representante do Conselho Superior para compor o Conselho Administrativo do Jardim Botânico. Foi indicado, e aprovado por unanimidade, o nome do professor José Gustavo Francis Abdalla, diretor da Faculdade em Arquitetura e Urbanismo.

Em seguida, foi aprovada uma minuta de carta para os herdeiros da senhora Maria da Saudade Cortesão Mendes, com pedido de definição de data para a entrega das obras integrantes do acervo do Centro de Estudos Murilo Mendes.

O Reitor falou sobre uma série de demandas feitas à administração superior pelos órgãos de controle.

Outro tópico da reunião foi a apresentação ao Conselho da proposta da comissão que estudou/elaborou a reforma do Centro de Vivência. O Conselho elogiou as propostas da Administração para o novo Centro de Vivência.

Em seguida, foi abordada a questão da proposta de ocupação do prédio do DCE na Av. Getúlio Vargas.

Outra pauta foi a criação do curso de Medicina em Governador Valadares, com 100 vagas, sendo 50 disponibilizadas por semestre. Os conselheiros aprovaram esta iniciativa por unanimidade.

Posteriormente foi realizada a apresentação do projeto de implantação do Centro de Ciências. Os integrantes do Consu fizeram elogios à proposta exibida.

Na sequência, o reitor cumprimentou a comunidade acadêmica de Governador Valadares pelos dois cursos avaliados pelo Ministério da Educação.

Em função do prazo regimental de reunião ter se esgotado, o encontro foi encerrado e nova agenda foi marcada para a próxima sexta-feira, dia 24.