mestrado modelagem computacional

Aldemon Lage Bonifácio utilizou modelos de pesquisadores da Universidade de Cergy-Pontoise na França (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Um sistema automatizado criado por um aluno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é capaz de avaliar a resistência à compressão e o módulo de elasticidade de concretos criados por agregados de argila e xisto, usados pela Engenharia comumente em edificações pré-fabricadas, plataformas marítimas e pontes. O sistema denominado Swade foi apresentado pelo doutorando do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional, Aldemon Lage Bonifácio, nesta quinta-feira, 16. Ele foi orientado pela diretora de Avaliação Institucional da UFJF, professora Michèle Resende Farage.

Bonifácio usou modelos de predição sobre a resistência e a elasticidade de concretos previamente estudados em ensaios experimentais por pesquisadores da Universidade de Cergy-Pontoise na França. Os dados foram sistematizados em computador, com o objetivo de reduzir tanto o tempo quanto o custo de estudos sobre esse tipo de material. “Com o sistema, conseguimos redução de tempo de até 87,6% em relação às análises manuais em laboratório. Em alguns casos, em vez de demorar 14 dias para obter resultados, o Swade conseguiu fazer as análises em dois dias”, contabiliza Bonifácio.

O sistema utilizou três modelos de predição: um computacional por método de elementos finitos (MEF), que estuda uma figura aproximada do concreto, seus agregados e suas disposições; um por inteligência computacional, focado na solução de problemas reais da natureza por computadores; e um híbrido, mesclando as duas técnicas. “Tanto separados como unidos, os três modelos se mostraram eficazes. O Swade é uma ferramenta eficiente, uma vez que automatizou a execução do experimento, diminuiu o tempo de realização, evitou possíveis erros manuais e melhorou a produtividade da pesquisa.”

A professora Michèle Resende Farage considera a criação da ferramenta computadorizada uma importante contribuição da pesquisa. “Quando alguém vai usar o concreto, ele precisa saber quais são as propriedades finais do material. Prever essas propriedades usando técnicas in silico, ou seja, pelo computador, gera economia de tempo e de dinheiro. O caráter interdisciplinar do estudo também é interessante, pois envolve a Engenharia, a Mecânica e a Computação”, considera.

Foram co-orientadores da tese de doutorado os professores Ciro de Barros Barbosa e Flávio de Souza Barbosa.

Banca examinadora:
Michèle Cristina Resende Farage (orientadora – UFJF)
Flávio de Souza Barbosa (co-orientador – UFJF)
Ciro de Barros Barbosa (co-orientador – UFJF)
Leonardo Goliatt da Fonseca (UFJF)
Carlos Cristiano Hasenclever Borges (UFJF)
Roque Luiz da Silva Pitangueira (UFMG)
Marcos Martinez Silvoso (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102-3481 – Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional