dissertação de mestrado Engenharia Elétrica

Trabalho aponta que mapear este tipo de método de extração pode auxiliar operadores de plataformas de petróleo (foto: Photo credit: Marinelson Almeida Silva via Visualhunt / CC BY)

O estudo de uma técnica de elevação artificial de petróleo utilizada em grande parte dos reservatórios do mundo é o principal eixo da dissertação de mestrado do estudante Bruno Cortes de Souza. A pesquisa busca entender o funcionamento do método denominado Bombeio Centrífugo Submerso (BCS), para a construção de um modelo computacional desse sistema que pudesse ser utilizado de forma didática.

O trabalho “Modelagem e Análise de um Sistema de Bombeio Centrífugo Submerso” foi apresentado pelo acadêmico no último dia 20 de fevereiro, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF.

Segundo o professor e orientador da dissertação, Leandro Ramos, o tipo de modelagem completa feita na pesquisa engloba a parte elétrica do método BCS e também mecânica do sistema de elevação que é utilizado nos poços de petróleo. “Em termos práticos, esse tipo de ferramenta de simulação acaba servindo como uma espécie de auxílio no planejamento de novos poços de extração de petróleo, além de verificar a eficácia das técnicas de controle do motor elétrico que é utilizado nestes locais”, explica o professor.

Para a realização do estudo, foram examinados os principais equipamentos utilizados no sistema BCS, havendo a elaboração de modelos dos mesmos em uma plataforma computacional. “Uma análise do sistema é feita para tentar tratar e verificar o que acontece em um poço de petróleo que possui essa tecnologia”, esclarece o acadêmico.

Bruno Cortes revela, ainda, que mapear este tipo de método de extração pode representar um auxílio para os operadores de plataformas de petróleo. “As simulações acabam sendo úteis para se estimar o ponto de operação do sistema e verificar o comportamento  das grandezas elétricas que não são monitoradas na prática, já que o sistema de BCS fica a 5 quilômetros abaixo da lâmina d’água, não sendo possível a colocação de sensores”, pontua.

Contato:
Bruno Cortes de Souza
brunocortes.souza@gmail.com

Prof. Dr. Leandro Ramos de Araujo
leandro.araujo@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Leandro Ramos de Araujo (orientador – UFJF)
Débora Rosana Ribeiro Penido Araujo (UFJF)
Henrique Antônio Carvalho Braga (UFJF)
Luís Fernando Corrêa Monteiro (UERJ)

Outras informações: 2102-3442 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica