mestrado Saúde Coletiva

Maria Alvim Leite fez diagnóstico dos ambientes alimentares nos territórios de todas as escolas de Juiz de Fora (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva  da Universidade Federal de Juiz de Fora analisou os principais tipos de alimentos ofertados em regiões próximas às escolas da cidade. O estudo foi apresentado pela acadêmica Maria Alvim Leite, no último dia 21 de fevereiro, com o nome “ “Ambiente Alimentar no Entorno de Escolas em Regiões Urbanas de Juiz de Fora, Minas Gerais.”

Maria Alvim explica que a pesquisa foi desenvolvida a partir do geoprocessamento de dados e de técnicas de análises espaciais, buscando fazer um diagnóstico dos ambientes alimentares nos territórios de todas as escolas de Juiz de Fora. A principal descoberta, segundo ela, foi que esses ambientes alimentares são de baixa qualidade, ou seja, há uma grande oferta de alimentos não saudáveis.

“A presença de alimentos não saudáveis, ultraprocessados, pode incentivar o consumo desses tipos de produtos, que oferecem riscos para obesidade a crianças e adolescentes”, ressalta a pesquisadora.  Maria Alvim destaca, ainda, que a funcionalidade do estudo é propor intervenções nesses ambientes, tornando-os mais proveitosos para a saúde. Isso pode acontecer pelo incentivo à comercialização de alimentos mais saudáveis (como frutas e vegetais) e/ou a taxação ou limitação da comercialização de produtos com menores benefícios para a nutrição.

A mestranda não pretende parar por aí. Segundo ela, a pesquisa atingiu os objetivos acadêmicos, mas foi apenas um pontapé inicial para a discussão do assunto. Maria Alvim pretende agora apresentar os dados para entidades responsáveis pelo planejamento urbano de Juiz de Fora, para tentar extrapolar a pesquisa para além do papel, fazendo com que haja contribuições concretas para a sociedade.

A professora orientadora, Larissa Loures Mendes, ressaltou a importância social do trabalho. “Para a sociedade, a temática poderá incorporar novos elementos nas políticas de promoção da alimentação adequada e saudável. A exploração do entorno das escolas do município, permitiu encontrar resultados que podem auxiliar no desenvolvimento de ações  de prevenção e controle da obesidade, específicas para no ambiente escolar.”

Contato:
Maria Alvim Leite (mestranda)
maria.alvim.leite@gmail.com

Prof.ª Dr.ª Larissa Loures Mendes (orientadora)
larissalouresmendes@gmail.com

Banca Examinadora:
Larissa Loures Mendes (Orientadora – UFMG)
Michele Pereira Netto  ( Co-orientadora – UFJF)
Bruna Vieira de Lima Costa (UFMG)
Klaus Chaves Alberto (UFJF)

Outras informações: (32) 2102 – 3830 – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva