Competidores devem programar seus robôs para corrida (Foto Divulgação Linusbot)

Alunos do segundo período de Engenharia Elétrica participam de uma competição de robôs nesta sexta-feira, 17, no Anfiteatro da Engenharia, a partir das 12h. Promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso, o LinusBot está em sua quinta edição, é gratuito e aberto ao público.

Durante o último semestre, os estudantes foram divididos em equipes compostas por até cinco membros com objetivo montar um robô de corrida (seguidor de linha) para a competição. Para o desenvolver o projeto, os discentes contaram com aulas práticas e teóricas, e participaram de todo o processo de montagem do produto final.

Na competição, os robôs têm até oito minutos para concluir o percurso total, montado pelos alunos veteranos do curso, e só conhecido no momento da disputa. Vence a equipe que conseguir percorrer o circuito no menor tempo possível. O grupo campeão será premiado com um microcontrolador para cada integrante.

De acordo com o coordenador da LinusBot 2017, Danrlei Diegues de Oliveira, a disputa serve como estímulo no início da graduação e traz muito aprendizado. “É importante para os calouros, serve como motivação para o curso, e acaba libertando-os de uma rotina cansativa.”

Ainda de acordo com Diegues, durante a criação dos robôs, os alunos desenvolvem importantes habilidades para a formação de um engenheiro, como eletrônica, programação, elaboração de projeto e trabalho em grupo, solução de problemas e desenvolvimento de pesquisa individual.

Para o estudante do segundo período de Engenharia Elétrica e participante da competição, Jefferson Minicceli de Moraes, o desenvolvimento dessas competências serão fundamentais na sua formação. “Aprendi muito sobre programação, robótica e convivência em grupo. Isso será essencial para o meu futuro como engenheiro.”

Sobre o PET Elétrica

O PET tem como objetivo, sob orientação de tutores, propiciar aos alunos condições para realizações de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do aluno, ampliando e aprofundando os conteúdos programáticos que integram a grade curricular.

Outras informações:

PET Elétrica http://www.ufjf.br/peteletrica/