Dissertação de mestrado ecologia

Bruno Menezes defendeu a dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ecologia (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Buscar analisar a fauna de macroinvertebrados em nascentes tropicais que residem em reservas ambientais é o foco da dissertação de mestrado do acadêmico Bruno Gomes de Menezes. O trabalho tem a intenção de avaliar de que maneira variáveis ambientais e espaciais e os tipos diferentes de nascentes podem influenciar na vida em comunidade desses organismos.

O acadêmico apresentou a pesquisa “Fatores que governam as assembleias de macroinvertebrados bentônicos em nascentes tropicais de áreas protegidas”, no último dia 21 de fevereiro, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFJF.

O professor e orientador da pesquisa, Roberto da Gama, explica que a dissertação integra um projeto maior do Laboratório de Invertebrados Bentônicos (LIB), envolvendo outros mestrandos, doutorandos e alunos de iniciação científica, que investigam a ecologia de invertebrados aquáticos em nascentes tropicais. “Pensei na possibilidade de estudarmos ecologia de nascentes. Então, eu pedi a um aluno que fizesse um levantamento de estudos em várias plataformas de pesquisa e constatamos que no Brasil é praticamente inexistente o estudo de forma sistematizada sobre esses tipos de organismos nestes ambientes. A partir disso, nosso trabalho buscou entender como as comunidades desses meios respondem às variações naturais e às variações de influências antrópicas, para que, posteriormente, busquemos a aplicabilidade disso”, pontua Roberto da Gama.

A pesquisa de Bruno Gomes analisou cerca de 21 nascentes, sendo realizadas coletas que procuravam identificar as coordenadas geográficas e altitudes de cada uma delas através de um GPS e a aplicação de índices que avaliavam o grau de preservação no entorno destes locais. Ao chegarem no laboratório, as amostras coletadas passaram por uma triagem e identificação taxonômica, sendo depois realizadas uma série de análises estatísticas.

“A principal contribuição da pesquisa, no meu ponto de vista é enfatizar, através desse estudo, a importância da preservação das nascentes, que constituem uma das principais fontes para a manutenção da vida, sendo essenciais a nós. Embora sejam constituídas de áreas pequenas, elas também fornecem uma variedade de habitats para os organismos aquáticos, resultando em uma fauna diversa”, conclui o acadêmico.

Contato:
Bruno Gomes de Menezes
brunomenezesbio@gmail.com

Prof. Dr. Roberto da Gama Alves
gama.alves@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Roberto da Gama Alves (orientador – UFJF)
Vivian Gemiliano Pinto (Instituto Federal do Sudeste de Minas  Gerais – Campus Juiz de Fora)
Nathan Oliveira Barros (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3227 – Programa de Pós-Graduação em Ecologia