Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 07/03/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-volei-pega-duas-pedreiras-esta-semana/
Título: JF Vôlei pega duas ‘pedreiras’ esta semana
“Agora é ir para cima deles, sem medo, com convicção. Tem que jogar convicto do que a gente sabe fazer”, diz Renan. A empolgação e confiança do oposto do JF Vôlei, Renan Buatti, maior pontuador na vitória por 3 sets a 2 sobre o Montes Claros, no último sábado, com 30 pontos no jogo e eleito o melhor jogador da partida, demonstra como está o clima no time juizforano para as duas últimas partidas da fase de classificação da Superliga masculina de vôlei, quando a equipe enfrentará dois adversários que estão na ponta da tabela: o SesiSP, na quinta-feira (9), na Vila Leopoldina, às 21h55, e o Funvic Taubaté, às 21h30, no Ginásio da UFJF no sábado (11). Coincidentemente, um dos dois adversários desta semana provavelmente fará o duelo decisivo dos playoffs contra o JF Vôlei. Por esse motivo, as duas partidas vão servir como um teste para os locais. Para o técnico Henrique Furtado serão dois bons testes para a equipe seguir em alto nível.
“São duas equipes muito fortes, assim como o Montes Claros. Um nível de dificuldade muito grande. É um campeonato em que você não pode respirar por muito tempo, pois qualquer time pode vencer e se você jogar bem também pode vencer qualquer time. É isso que acredito para a semana. Uma cabeça muito bem focada no próximo jogo, contra o SesiSP. Um adversário duríssimo de se enfrentar, muito bem dirigido. Os playoffs vão ser assim. Possivelmente podem ser dois dos adversários que a gente tem chance de enfrentar nos playoffs. Um ótimo momento de seguir com esse nível alto de jogo, acostumando a jogar contra esses adversários. É trabalhar muito bem essa semana para jogar um voleibol de alto nível novamente e ter condições de vencêlos”, aposta o treinador. Com a vitória do último sábado sobre o Montes Claros, o time de Juiz de Fora garantiu 2 pontos e chegou aos 29, na 7ª posição, (mesma pontuação do Minas Tênis Clube, porém o time juiz-forano soma uma vitória a mais) e 4 pontos à frente do Canoas, que ocupa a 8ª posição.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 08/03/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/docente-da-ufjf-assume-posto-no-conselho-estadual-da-mulher/
Título: Docente da UFJF assume posto no Conselho Estadual da Mulher
O governador Fernando Pimentel empossou nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, no Palácio da Liberdade, 34 integrantes do Conselho Estadual da Mulher (CEM), entre titulares e suplentes. O órgão é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e tem caráter deliberativo e consultivo para promover ações em favor dos direitos das mulheres. A professora da Faculdade de Educação da UFJF, Daniela Auad, é uma das titulares do grupo, como mulher de notório saber e reconhecida atuação na promoção e defesa dos direitos das mulheres.
Em seu discurso, Pimentel disse que a “posse do conselho é a primeira das inúmeras atividades das mulheres de Minas Gerais neste 8 de março de lutas. Nosso estado sempre foi um lugar de muitas e importantes lutas. Esse conselho tem como principal foco de atuação a promoção da igualdade de direitos e de oportunidades entre todas as pessoas, e o combate a todas as formas de discriminação. É um espaço de controle social, com interlocução e representatividade da sociedade civil organizada e do governo, na proposição e avaliação de políticas públicas voltadas para a promoção de todas as mulheres”, afirmou o governador.
Apesar de afirmar que os números estão em queda, o governador lembrou que, a cada hora, 14 mulheres sofrem violência doméstica em Minas Gerais, e 600 mulheres a cada grupo de 100 mil mulheres. “As mulheres negras sofrem ainda mais. Dados nacionais mostram isso. Em 10 anos, houve queda de 10% nos homicídios de mulheres brancas e aumento de 54% nos assassinatos de mulheres negras. Um completo absurdo. Os números são estarrecedores e não podem continuar assim”, destacou o governador. O Conselho
Criado em 1983, o Conselho Estadual da Mulher (CEM) foi reestruturado em 2016 com a criação das Subsecretarias de Políticas para as Mulheres (SPM/MG) e de Participação Social (SUBPAS), buscando atender aos anseios da sociedade civil por meio de maior representatividade nos municípios mineiros.
São destinadas dez vagas para representantes do governo estadual e oito para representantes de entidades da sociedade, com titulares e suplentes, além de duas para mulheres de notório saber, vaga ocupada por Daniela Auad. Demanda neste sentido foi apresentada pela população nos fóruns regionais de governo.
A subsecretária de Políticas para as Mulheres da Sedpac, Larissa Borges, integrante do CEM, ressalta que a impunidade é um problema sério no país. “Temos avançado na superação dela, mas o principal é a gente desconstruir a cultura machista que é naturalizada no Brasil”, afirmou.
A pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do CEM, Luciana Vieira Rubim Andrade, reforçou a importância do movimento feminista e de mulheres de Minas Gerais.
“Sempre estivemos na vanguarda do país, na institucionalização dos conselhos, na criação das delegacias especializadas no atendimento às mulheres, na criação dos SOS. Estamos vivendo nacionalmente um fim de um ciclo frutífero das políticas públicas voltadas ao gênero. É preciso entender o papel que os estados têm hoje no enfrentamento à violência. É nos estados que temos de lutar e batalhar pela garantia desses direitos”, avaliou.
Também participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Adalclever Lopes, a presidente do Servas, Carolina Pimentel, a defensora pública geral licenciada, Christiane Malard, além de secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores, lideranças da cultura e de movimento sociais.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 08/03/2017
Título: Instituições de ensino de JF alcançam resultado satisfatório em avaliação do MEC
Apesar de nenhuma instituição de ensino superior em Juiz de Fora ter atingido a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), o resultado obtido por todas foi considerado satisfatório (ver quadro). A avaliação é baseada em levantamento feito em 2015, em 18 graduações das ciências sociais, humanas e tecnologias, e leva em consideração, entre outros fatores, a estrutura física, a qualificação do corpo docente e o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Com relação ao IGC, cujo conceito pode ir de 1 a 5, três instituições ficaram na faixa 4: o Centro Universitário Estácio de Sá, a Faculdade Doctum e a UFJF. São considerados insatisfatórios os resultados 1 e 2 que, no entanto, não foram observados nas instituições como um todo na cidade. Em outros índices avaliados neste mesmo levantamento, porém, o nível insatisfatório esteve presente. Este foi o caso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que leva em consideração a qualidade da graduação oferecida, como infraestrutura e qualificação do corpo docente. O curso de Tecnologia em Design de Moda do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) foi classificado na faixa 2. Em nota, a assessoria de comunicação da faculdade esclareceu que o curso pode ter obtido resultado abaixo do esperado por causa de alguns problemas enfrentados, como a perda de professores para universidade públicas e as trocas de coordenação por motivos de doença. No entanto, garantiu que a graduação possui “excelente infraestrutura e instalações físicas. A organização didático-pedagógica é moderna e atualizada. Os egressos do curso ocupam posição de destaque em empresas privadas e como empreendedores”.
Quando o resultado é insatisfatório, penalidades podem ser aplicadas. Em casos mais graves, pode haver, inclusive, proibição de novos vestibulares ou o fechamento do curso. Em um mês, o MEC vai divulgar quais serão as penalidades de todas as 917 graduações do país que estão neste patamar.
Com relação ao Enade, cinco graduações tiveram conceito 2. Porém, esta avaliação dos estudantes não foi suficiente para o CPC atingir o mesmo patamar. Estes são os casos dos cursos de administração e direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), que tiveram CPC 3 e 4, respectivamente; teologia e jornalismo do CES/JF, com CPC 3 em ambos; e direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), cujo o CPC obtido foi 3.
Enade máximo
Nenhuma graduação avaliada obteve CPC 5, que é a pontuação máxima, em Juiz de Fora. No entanto, algumas atingiram nota máxima no Enade. Estes foram os casos das formações em administração, direito, psicologia, ciências contábeis e jornalismo da UFJF; e administração das Faculdades Integradas Vianna Júnior.
Única instituição pública na relação local, a UFJF comemorou o resultado obtido. Conforme o reitor Marcus David, os dados foram recebidos com satisfação. “Vamos fazer uma avaliação ainda mais aprofundada por meio da diretoria de Avaliação Institucional, mas já podemos afirmar que as notas põem em evidência a excelência do ensino na UFJF. Também agradecemos aos professores, técnicos- administrativos e alunos envolvidos nestes processos e que, certamente têm um papel fundamental nos resultados obtidos. ”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 08/03/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/novos-591-alunos-sao-chamados-pela-ufjf/
Título: Novos 591 alunos são chamados pela UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira (8) o segundo edital de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os campi Juiz de Fora e Governador Valadares. Na nova relação, são 591 aprovados, 570 no Sisu e outros 21 no Pism. A relação dos aprovados está disponível no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Conforme a UFJF, os candidatos convocados devem fazer a pré-matrícula online, até às 23h59 da próxima sexta (10), no site do Cdara. Após este processo, o aprovado deve efetuar a matrícula presencial, nos dias 16 e 17 de março, nos dois campi da instituição.
Os documentos e formulários necessários estão detalhados no site da coordenadoria. Em caso de dúvidas, o aprovado pode enviar um email para duvidasmatricula@ufjf.edu.br. Um terceiro edital de reclassificação está previsto para ser lançado no próximo dia 15.
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 08/03/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-volei-ja-de-olho-no-possivel-adversario/
Título: JF vôlei já de olho no possível adversário
O JF Vôlei volta a quadra nesta quinta-feira (9), às 21h55, quando enfrenta o Sesi SP, no Ginásio Vila Lepoldina. Apesar da empolgação pela vitóriaconquistada sobre o Montes Claros, no último sábado, os juiz-foranos devem esconder algumas estratégias de jogo, pois o confronto desta quinta pode ser contra o adversário das quartas de final da Superliga.
Caso a primeira fase da competição terminasse hoje, as duas equipes se encontrariam no matamata, já que os mineiros estão em sexto lugar, e os paulistas, na terceira colocação. Mas, para manter essa posição sem depender de outros resultados, o JF Vôlei precisa pontuar. Por isso, além de buscar a vitória fora de casa, o treinador Henrique Furtado espera aproveitar a oportunidade para refinar o desempenho coletivo em quadra, visando
à próxima fase. “É o primeiro de dois jogos nesta semana contra dois grandes times que podemos enfrentar nos playoffs. É importante aperfeiçoarmos alguns conceitos para encarar adversários que jogam em tão alto nível, com qualificação em todos os setores”.
No sábado, o desafio do JF Vôlei será contra o Funvic Taubaté, às 21h30, no ginásio da UFJF. Os ingressos estão à venda e custam R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 08/03/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-volei-quer-usar-dois-proximos-jogos-como-preparacao/
Título: JF vôlei quer usar dois próximos jogos como preparação
O time do JF Vôlei inicia uma maratona para encarar dois difíceis desafios pela Superliga Masculina de vôlei. Com pouco tempo para treinar, os locais viajam hoje pela manhã para São Paulo, onde encaram amanhã o SesiSP, no Ginásio da Vila Leopoldina, às 21h55, pela décima rodada do returno da competição. O time deve chegar a Juiz de Fora somente na tarde de sextafeira (10), sem tempo para treinar antes de encarar o Funvic Taubaté, no sábado (11), às 21h30, no Ginásio da UFJF. Apesar do pouco tempo de preparação, o técnico do JF vôlei, Henrique Furtado acredita que o grupo de jogadores terá o mesmo nível de atenção aos adversários para tentar chegar nos play offs bem preparado.
“Contra todos os adversários que nós jogamos, procuramos entrar da mesma forma. Com foco máximo, tanto na preparação, como no jogo. Eu sempre tento passar alguns dados importantes do adversário. Qual é o ponto forte de cada equipe. Este tipo de adversário é difícil achar o ponto fraco, pois são qualificados em todos os setores e sempre exigem um algo a mais e, isso, estamos apresentando muitas vezes no campeonato. Vamos seguir muito focados, fazer o nosso jogo crescer e jogar de igual para igual contra esses adversários”, conclui o técnico.
O torcedor terá a chance de ver o time nas duas últimas partidas. Na quinta, o jogo contra o SesiSP terá transmissão ao vivo pela Rede TV e para sábado, contra o Funvic Taubaté, os 600 ingressos já estão à venda, custando R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira). No dia do jogo, as entradas passam a custar R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira).
Pontos de venda:
Ingresso mg – www.ingressomg.com.br
Shape Suplementos (Rua Braz Bernardino, 129, e Independência Shopping)
Shopping dos Clubes (Galeria Bruno Barbosa – Rua Halfeld, 622)
Sorveteria Sol e Neve (Shopping Jardim Norte)
Ginásio da UFJF (a partir das 20h30 de sábado, caso ainda haja disponibilidade de ingressos)
— —
Veículo: Jornal Joseense
Editoria: Não definida
Data: 08/03/2017
Título: 23° competição Baja SAE Brasil Nacional em São José dos Campos
Com 88 equipes inscritas de 18 Estados brasileiros mais Distrito Federal (DF), a Competição Baja SAE BRASIL registrou este ano o maior número de inscrições de sua história.
As provas da 23ª Baja SAE BRASIL serão realizadas de 9 a 12 de março em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, Interior paulista, em área localizada na avenida Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, próxima à Fatec local. A mais esperada, o Enduro de Resistência, será no domingo, 12 de março (programação completa abaixo).
Inscreveram-se 1.836 estudantes de engenharia e professores (orientadores), de 81 instituições de ensino superior, reunidos em 88 equipes. Para competir, os universitários terão de projetar e construir os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe e de todo a dinâmica de trabalho, o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto.
Como tradicionalmente, o Sudeste lidera em número de equipes, com 50 do total de 88 inscritas (25 são do Estado de São Paulo, 13 de Minas Gerais, nove do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo.
O Nordeste conta 15 equipes inscritas (quatro de Pernambuco, três para cada um dos Estados da Bahia e Rio Grande do Norte, duas da Paraíba, e uma para cada um dos Estados do Maranhão, Alagoas e Piauí).
A região Sul inscreveu 15 equipes (sete do Paraná, cinco do Rio Grande do Sul, e três de Santa Catarina), Centro-Oeste cinco (três do Mato Grosso do Sul, uma de Mato Grosso e uma do Distrito Federal), e o Norte três (duas do Pará e uma do Amazonas).
Como prêmio, as três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos, onde o Brasil é tetracampeão.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Histórico – O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, passando para o endereço atual – São José dos Campos – em 2016.
“Os programas estudantis como o Baja da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
23ª Competição Baja SAE BRASIL
Quando: de 09 a 12 de março de 2017
Onde: av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Dia 09 de março (quinta-feira) 8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.
Dia 10 de março (sexta-feira) – 9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.
Dia 11 de março (sábado) – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.
Dia 12 de março (domingo) – 9h15 – Formação do grid de largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento.
EQUIPES INSCRITAS NA 23ª Competição Baja SAE BRASIL
Total: 88 equipes inscritas • 18 Estados mais DF • 81 instituições de ensino
(em 2016 foram 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino)
— —
Veículo: Notícias do Dia
Editoria: Esportes
Data: 08/03/2017
Título: Sesi-SP recebe JF Vôlei no encerramento da rodada da Superliga
O último jogo da décima penúltima rodada da fase classificatória da Superliga masculina colocará Sesi-SP e JF Vôlei (MG) frente a frente nesta quinta-feira. O confronto será no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, às 21h55, e terá transmissão ao vivo da RedeTV.
O time paulista é o terceiro colocado na tabela de classificação da Superliga, com 48 pontos depois de 15 vitórias e cinco derrotas. A equipe mineira chega para essa partida na sexta posição, com 29 pontos conquistados após 11 resultados positivos e nove negativos.
A importância deste duelo nesta reta final de fase classificatória é destacada pelos dois grupos. Jovens ponteiros aparecem bem dos dois lados da rede. Pelo Sesi-SP, time que jogará em casa, Douglas demonstra a preocupação que o duelo merece.
– O jogo de amanhã, assim como o de sábado, são extremamente importantes para o nosso time. O JF Vôlei tem um time parecido com o nosso, especialmente agora que estamos sem o Murilo. Passamos a ter um grupo mais jovem, mas que vai brigar e muito pelas vitórias nesses dois próximos compromissos.
Pelo lado do JF Vôlei, Ricardo comenta sobre o bom momento do seu time, que vem de importante vitória sobre o adversário mineiro, Montes Claros Vôlei (MG), na rodada passada.
– A nossa equipe está tranquila, mas, claro, sabendo da qualidade que vamos encontrar nesse jogo. Estamos focados em fazer uma boa partida, é uma boa oportunidade de conseguir um bom resultado contra um time grande, assim como foi na última rodada, e estamos bastante concentrados em conseguir esse objetivo.
Os outros cinco jogos da décima rodada serão realizados ainda nesta quarta-feira, com os seguintes confrontos: Montes Claros Vôlei (MG) x Caramuru Vôlei/Castro (PR); Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) x Bento Vôlei/Isabella (RS); Vôlei Brasil Kirin (SP) x São Bernardo Vôlei (SP); Funvic Taubaté (SP) x Sada Cruzeiro Vôlei (MG); e Minas Tênis Clube (MG) x Lebes/Gedore/Canoas (RS).
— —
Veículo: Gazeta Online
Editoria: Esportes
Data: 08/03/2017
Título: Sesi-SP recebe JF Vôlei no encerramento da rodada da Superliga
O último jogo da décima penúltima rodada da fase classificatória da Superliga masculina colocará Sesi-SP e JF Vôlei (MG) frente a frente nesta quinta-feira. O confronto será no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, às 21h55, e terá transmissão ao vivo da RedeTV.
O time paulista é o terceiro colocado na tabela de classificação da Superliga, com 48 pontos depois de 15 vitórias e cinco derrotas. A equipe mineira chega para essa partida na sexta posição, com 29 pontos conquistados após 11 resultados positivos e nove negativos.
A importância deste duelo nesta reta final de fase classificatória é destacada pelos dois grupos. Jovens ponteiros aparecem bem dos dois lados da rede. Pelo Sesi-SP, time que jogará em casa, Douglas demonstra a preocupação que o duelo merece.
– O jogo de amanhã, assim como o de sábado, são extremamente importantes para o nosso time. O JF Vôlei tem um time parecido com o nosso, especialmente agora que estamos sem o Murilo. Passamos a ter um grupo mais jovem, mas que vai brigar e muito pelas vitórias nesses dois próximos compromissos.
Pelo lado do JF Vôlei, Ricardo comenta sobre o bom momento do seu time, que vem de importante vitória sobre o adversário mineiro, Montes Claros Vôlei (MG), na rodada passada.
– A nossa equipe está tranquila, mas, claro, sabendo da qualidade que vamos encontrar nesse jogo. Estamos focados em fazer uma boa partida, é uma boa oportunidade de conseguir um bom resultado contra um time grande, assim como foi na última rodada, e estamos bastante concentrados em conseguir esse objetivo.
Os outros cinco jogos da décima rodada serão realizados ainda nesta quarta-feira, com os seguintes confrontos: Montes Claros Vôlei (MG) x Caramuru Vôlei/Castro (PR); Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) x Bento Vôlei/Isabella (RS); Vôlei Brasil Kirin (SP) x São Bernardo Vôlei (SP); Funvic Taubaté (SP) x Sada Cruzeiro Vôlei (MG); e Minas Tênis Clube (MG) x Lebes/Gedore/Canoas (RS).
— —
Veículo: Terra Esportes
Editoria: Esportes
Data: 08/03/2017
Título: Sesi-SP recebe JF Vôlei no encerramento da rodada da Superliga
O último jogo da décima penúltima rodada da fase classificatória da Superliga masculina colocará Sesi-SP e JF Vôlei (MG) frente a frente nesta quinta-feira. O confronto será no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, às 21h55, e terá transmissão ao vivo da RedeTV.
O time paulista é o terceiro colocado na tabela de classificação da Superliga, com 48 pontos depois de 15 vitórias e cinco derrotas. A equipe mineira chega para essa partida na sexta posição, com 29 pontos conquistados após 11 resultados positivos e nove negativos.
A importância deste duelo nesta reta final de fase classificatória é destacada pelos dois grupos. Jovens ponteiros aparecem bem dos dois lados da rede. Pelo Sesi-SP, time que jogará em casa, Douglas demonstra a preocupação que o duelo merece.
– O jogo de amanhã, assim como o de sábado, são extremamente importantes para o nosso time. O JF Vôlei tem um time parecido com o nosso, especialmente agora que estamos sem o Murilo. Passamos a ter um grupo mais jovem, mas que vai brigar e muito pelas vitórias nesses dois próximos compromissos.
Pelo lado do JF Vôlei, Ricardo comenta sobre o bom momento do seu time, que vem de importante vitória sobre o adversário mineiro, Montes Claros Vôlei (MG), na rodada passada.
– A nossa equipe está tranquila, mas, claro, sabendo da qualidade que vamos encontrar nesse jogo. Estamos focados em fazer uma boa partida, é uma boa oportunidade de conseguir um bom resultado contra um time grande, assim como foi na última rodada, e estamos bastante concentrados em conseguir esse objetivo.
Os outros cinco jogos da décima rodada serão realizados ainda nesta quarta-feira, com os seguintes confrontos: Montes Claros Vôlei (MG) x Caramuru Vôlei/Castro (PR); Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) x Bento Vôlei/Isabella (RS); Vôlei Brasil Kirin (SP) x São Bernardo Vôlei (SP); Funvic Taubaté (SP) x Sada Cruzeiro Vôlei (MG); e Minas Tênis Clube (MG) x Lebes/Gedore/Canoas (RS).
— —
Veículo: LANCE!
Editoria: Esportes
Data: 08/03/2017
Link:http://www.lance.com.br/mais-esportes/sesi-recebe-volei-encerramento-rodada-superliga.html
Título: Sesi-SP recebe JF Vôlei no encerramento da rodada da Superliga
O último jogo da décima penúltima rodada da fase classificatória da Superliga masculina colocará Sesi-SP e JF Vôlei (MG) frente a frente nesta quinta-feira. O confronto será no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, às 21h55, e terá transmissão ao vivo da RedeTV.
O time paulista é o terceiro colocado na tabela de classificação da Superliga, com 48 pontos depois de 15 vitórias e cinco derrotas. A equipe mineira chega para essa partida na sexta posição, com 29 pontos conquistados após 11 resultados positivos e nove negativos.
A importância deste duelo nesta reta final de fase classificatória é destacada pelos dois grupos. Jovens ponteiros aparecem bem dos dois lados da rede. Pelo Sesi-SP, time que jogará em casa, Douglas demonstra a preocupação que o duelo merece.
– O jogo de amanhã, assim como o de sábado, são extremamente importantes para o nosso time. O JF Vôlei tem um time parecido com o nosso, especialmente agora que estamos sem o Murilo. Passamos a ter um grupo mais jovem, mas que vai brigar e muito pelas vitórias nesses dois próximos compromissos.
Pelo lado do JF Vôlei, Ricardo comenta sobre o bom momento do seu time, que vem de importante vitória sobre o adversário mineiro, Montes Claros Vôlei (MG), na rodada passada.
– A nossa equipe está tranquila, mas, claro, sabendo da qualidade que vamos encontrar nesse jogo. Estamos focados em fazer uma boa partida, é uma boa oportunidade de conseguir um bom resultado contra um time grande, assim como foi na última rodada, e estamos bastante concentrados em conseguir esse objetivo.
Os outros cinco jogos da décima rodada serão realizados ainda nesta quarta-feira, com os seguintes confrontos: Montes Claros Vôlei (MG) x Caramuru Vôlei/Castro (PR); Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) x Bento Vôlei/Isabella (RS); Vôlei Brasil Kirin (SP) x São Bernardo Vôlei (SP); Funvic Taubaté (SP) x Sada Cruzeiro Vôlei (MG); e Minas Tênis Clube (MG) x Lebes/Gedore/Canoas (RS).
— —
Veículo: G1 – Zona da Mata
Editoria: Cidade
Data: 09/03/2017
Título: UFJF divulga nova lista de reclassificados pelo Pism e Sisu
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira (8) o segundo edital de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Psim) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os campus de Juiz de Fora e Governador Valadares.
Ao todo, foram convocados 591 candidatos. Todos vão precisar providenciar os documentos necessários para o registro no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Os novos estudantes devem fazer a pré-matrícula on-line até esta sexta-feira (10), às 23h59. A pré-matrícula é obrigatória para que o aluno faça a matrícula presencial, nos dias 16 e 17 de março, nas unidades. Novos editais de reclassificação serão lançados pela universidade na próxima quarta-feira (15).
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 09/03/2017
Link:http://www.tribunademinas.com.br/uberabinhaufjf-busca-visibilidade-na-elite-do-mineiro/
Título: Uberabinha/UFJF busca visibilidade na elite do Mineiro
O Projeto que começou com objetivo de oferecer infraestrutura de qualidade, conhecimento técnico-científico e a formação do jovem, hoje tem dimensões e pretensões bem maiores. Depois de conseguir o acesso à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro nas categorias sub-15 e sub-17, no ano
passado, em seu primeiro ano de competições, o projeto Uberabinha/UFJF terá agora o desafio de disputar a elite estadual da base contra as principais forças do futebol de Minas a partir do dia 29 de abril.
Apesar de estrear na competição, os locais querem apenas adquirir experiência, mas também avançar no torneio. De acordo com coordenador-geral do projeto Futebol Uberabinha/UFJF, Marcelo Matta, o intercâmbio com as outras equipes vai ajudar no aperfeiçoamento do projeto. “O primeiro objetivo é oportunizar os futebolistas e o corpo técnico neste desafio, pois não há desenvolvimento sem desafio. Como coordenador, a minha régua de medida vai mudar. O nível de exigência será maior, pois vamos enfrentar equipes com um nível técnico diferente, como Atlético e América. Acreditamos que na nossa chave o Cruzeiro é o favorito, mas vamos brigar pela segunda vaga”, destaca Matta. Segundo ele, cerca de 25 a 30 jogadores deverão ser inscritos no torneio, em cada categoria, mas se novos valores surgirem, poderão ser integrados à equipe.
Disputa
Ao todo, 15 clubes foram divididos em três grupos. O Uberabinha/UFJF integra o grupo C da competição, com o Cruzeiro, Funorte, de Montes Claros, AMDH Futebol, de Betim, e Riachinho, de Belo Horizonte. Os times pontuam em sua chave, mas irão enfrentar adversários de outros grupos. Logo, os juizforanos terão pela frente, na primeira fase, partidas contra Atlético-MG, Nacional (Muriaé), Usipa Futebol (Ipatinga), Villa Nova (Nova Lima) e Frigoarnaldo (Contagem), integrantes do grupo A, e América-MG, Dínamo (Araxá), Social (São João del Rei), CFA (Santa Luzia) e Colo-Colo
(Belo Horizonte), da chave B.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Saúde
Data: 09/03/2017
Título: Evento na UFJF vai oferecer exames gratuitos para marcar o Dia Mundial do Rim
Uma ação da Liga de Transplante de Minas, formada por acadêmicos da Suprema, Unipac e UFJF, está programada para este sábado (11), no Campus da UFJF. O ato vai lembrar o Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (9). Uma tenda será montada, e profissionais da saúde estarão disponíveis para medir a pressão arterial, avaliar o peso e a estatura daqueles que se interessarem. O evento é gratuito e acontece das 8h às 15h. “Com esses dados, conseguimos medir o IMC (Índice de Massa Corporal) e verificar se o paciente está dentro do peso ideal”, comenta a vice-presidente da liga, Caroline Trindade dos Santos. Uma parceria com cursos de Educação Física e Nutrição foi firmada para informar a importância dos exercícios físicos e de uma alimentação balanceada contra a doença renal.
O Dia Mundial do Rim deste ano tem como tema “Doença renal e obesidade – estilo de vida saudável para rins saudáveis”. A doença renal crônica (DRC) atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. Para relacionar esta enfermidade ao ganho excessivo de peso e alertar a população, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em parceria com a Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN), ilumina a fachada de sua sede, no Centro de Belo Horizonte, durante todo o mês de março, nas cores azul e vermelho, para chamar a atenção da comunidade para uma doença silenciosa.
O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Calazans, e outras entidades ligadas ao temas estiveram nesta quinta-feira no Senado, em Brasília, apresentando a real situação do sistema de terapia renal substitutiva no Brasil. As atividades continuam no sábado, em Tiradentes, com a participação de integrantes da Sociedade Mineira de Nefrologia, durante o encontro da Associação Mineira do Centro de Nefrologia (Amicen), para falar também da doença no estado. No dia 18 de março, para fechar a programação, acontece a Reunião Multidisciplinar: Doenças Renais Crônicas e Obesidade, na sede da Associação Médica de Minas Gerais. O evento é aberto a médicos, profissionais de saúde e público em geral.
O que é a DRC?
Perda progressiva da função dos dois rins.
Como é tratada?
Atualmente não existe cura para a DRC. Os tratamentos atuais são as diálises ou o transplante.
Quais são as causas e quem está no grupo de risco da DRC?
Hipertensão arterial e diabetes são as causas mais comuns, podendo afetar pessoas de todas as idades. O risco é maior para pessoas mais velhas que sofrem de pressão alta ou diabetes.
Como prevenir a DRC?
- Mantenha-se em forma e pratique atividade física regularmente;
- Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes;
- Monitore sua pressão arterial;
- Mantenha sua alimentação saudável e evite o sobrepeso;
- Mantenha-se hidratado, tomando líquidos não alcoólicos;
- Não fume;
- Não tome remédios sem orientação médica;
- Consulte um médico regularmente para verificar a situação dos seus rins.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 09/03/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-encerra-prazo-de-inscricoes-nesta-6a/
Título: UFJF encerra prazo de inscrições nesta 6ª
Termina, nesta sexta-feira (10), o prazo de inscrições para o concurso promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que oferece 22 vagas para professores substitutos. Do total de oportunidades, 14 são para atuação em Juiz de Fora e oito em Governador Valadares. A remuneração varia de R$ 2.236,29 a R$ 5.697,61, de acordo com a titulação do candidato. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ufjf.br . As vagas, em Juiz de Fora, são para atuação nas faculdades de Administração e Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Educação, Engenharia, Letras e Medicina, e para os institutos de Ciências Exatas e de Ciências Humanas. Já em Governador Valadares, há oportunidades para atuação no Instituto de Ciências da Vida, nos departamentos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Cada candidato poderá se inscrever em mais de uma seleção, cabendo a ele a responsabilidade pela verificação da compatibilidade de horários das provas. Conforme a UFJF, as datas das avaliações serão informadas pela banca examinadora logo após sua instalação. O edital define, ainda, as vagas reservadas a pessoas com deficiência e negras.
— —
Veículo: Por Dentro de Minas
Editoria: Esportes
Data: 09/03/2017
Título: Sesi-SP recebe JF Vôlei no encerramento da rodada da Superliga
O último jogo da décima penúltima rodada da fase classificatória da Superliga masculina colocará Sesi-SP e JF Vôlei (MG) frente a frente nesta quinta-feira. O confronto será no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, às 21h55, e terá transmissão ao vivo da RedeTV.
O time paulista é o terceiro colocado na tabela de classificação da Superliga, com 48 pontos depois de 15 vitórias e cinco derrotas. A equipe mineira chega para essa partida na sexta posição, com 29 pontos conquistados após 11 resultados positivos e nove negativos.
A importância deste duelo nesta reta final de fase classificatória é destacada pelos dois grupos. Jovens ponteiros aparecem bem dos dois lados da rede. Pelo Sesi-SP, time que jogará em casa, Douglas demonstra a preocupação que o duelo merece.
– O jogo de amanhã, assim como o de sábado, são extremamente importantes para o nosso time. O JF Vôlei tem um time parecido com o nosso, especialmente agora que estamos sem o Murilo. Passamos a ter um grupo mais jovem, mas que vai brigar e muito pelas vitórias nesses dois próximos compromissos.
Pelo lado do JF Vôlei, Ricardo comenta sobre o bom momento do seu time, que vem de importante vitória sobre o adversário mineiro, Montes Claros Vôlei (MG), na rodada passada.
– A nossa equipe está tranquila, mas, claro, sabendo da qualidade que vamos encontrar nesse jogo. Estamos focados em fazer uma boa partida, é uma boa oportunidade de conseguir um bom resultado contra um time grande, assim como foi na última rodada, e estamos bastante concentrados em conseguir esse objetivo.
Os outros cinco jogos da décima rodada serão realizados ainda nesta quarta-feira, com os seguintes confrontos: Montes Claros Vôlei (MG) x Caramuru Vôlei/Castro (PR); Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) x Bento Vôlei/Isabella (RS); Vôlei Brasil Kirin (SP) x São Bernardo Vôlei (SP); Funvic Taubaté (SP) x Sada Cruzeiro Vôlei (MG); e Minas Tênis Clube (MG) x Lebes/Gedore/Canoas (RS).
— —
Veículo: Globo Esporte – Zona da Mata
Editoria: Vôlei
Data: 09/03/2017
Título: JF Vôlei visita Sesi-SP em “prévia” dos playoffs na reta final da primeira fase
Na quinta, o Sesi-SP. No sábado, Taubaté. Nos playoffs, qualquer um dos dois. O JF Vôlei entra em quadra na Vila Leopoldina, em São Paulo, nesta quinta-feira, ciente de que poderá estar diante do adversário das quartas de final da Superliga Masculina. O jogo das 21h55 coloca os comandados de Henrique Furtado contra o time Bruninho, terceiro colocado, em uma oportunidade de elevar o nível de competição antes do mata-mata.
O técnico da equipe mineira reconhece que as pedreiras nas rodadas finais da fase de classificação podem contribuir para que o time entre forte na etapa decisiva.
– Pode ser muito importante, uma semana contra dois grandes adversários, possivelmente com chance de ser confronto nos playoffs. Importante acostumar com esse nível alto, refinar e aperfeiçoar alguns conceitos do nosso jogo. Contra todos tentamos entrar da mesma forma, com foco máximo. Nesses adversários é mais complicado achar ponto fraco, porque são muito qualificados em todos os setores, sempre exigem um algo a mais e vamos seguir focados para crescer e jogar de igual para igual.
Se a Superliga terminasse hoje, JF Vôlei e Sesi-SP se encontrariam nas quartas de final. O time mineiro é sexto colocado, com 29 pontos, enquanto os paulistas ocupam a terceira posição, com 46.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 09/03/2017
Título: Saúde amplia vacinação contra febre amarela em JF
Pelo segundo dia consecutivo, juiz-foranos formaram fila em frente ao PAM-Marechal, no Centro, em busca da vacina contra a febre amarela. Por volta das 8h, centenas de pessoas já aguardavam para receber a imunização. A corrida aos postos tem sido observada desde terça-feira (7), um dia após o anúncio de que um macaco encontrado no Bairro São Pedro, na Cidade Alta, estava infectado com a doença. Para evitar que mais filas se formem nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de funcionamento do PAM-Marechal, que vai funcionar das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, e irá realizar um mutirão no sábado, com abertura de todos os postos de saúde do município.
Outra estratégia adotada para tentar evitar que mais filas se formem foi a transferência do local de aplicação de vacinas para o térreo, em uma sala exclusiva para aplicação da vacina no PAM, referência em atendimento na região central. De acordo com a assessoria da pasta, a mudança ampliou a capacidade de aplicação das doses. Além disso, oito estagiários de enfermagem estão reforçando a aplicação. No total, 64 estagiários devem ser disponibilizados por faculdades de enfermagem para apoiar as equipes de vacinação.
Anunciada em coletiva de imprensa na segunda-feira (6), uma parceria com a UFJF também tem sido aguardada pela população, com a abertura de um posto de vacinação na universidade. No entanto, ainda não há previsão para que a parceria seja colocada em prática. A Diretoria de Imagem
Institucional da UFJF informou à Tribuna que, em reunião realizada ontem, a UFJF decidiu que, neste sábado, dia especial de vacinação no município, não haverá posto de vacinação no campus e que “a instituição segue em conversa com as secretarias municipal e de Estado de Saúde
para formalizar a parceria e poder executar, em data posterior, a campanha de vacinação no campus”. Conforme a assessoria da Secretaria de Saúde, a expectativa é que, assim que as 125 mil doses já solicitadas ao Estado cheguem ao município, seja colocado em prática o que já tem sido acordado com a Faculdade de Enfermagem da universidade, mas a pasta ainda não foi notificada sobre uma previsão de chegada das vacinas.
Definido protocolo de hospitais
Ontem, cerca de dez representantes de hospitais públicos e privados se reuniram com a Secretaria de Saúde para alinhar condutas com relação ao atendimento de casos suspeitos de febre amarela em humanos na cidade. Segundo a subsecretária de Urgência e Emergência, Adriana Fagundes, a
reunião teve como objetivo tranquilizar tanto a população como os funcionários e servidores que atuam na área da Saúde sobre o protocolo a ser seguido em um caso suspeito da doença em humanos. “O alinhamento de conduta torna-se necessário nos momentos em que é preciso fortalecer
um protocolo clínico ou trazer inovações, por exemplo, e isso gera a certeza de um bom atendimento ao usuário. O produto final é uma assistência de qualidade.” De acordo com Adriana, uma capacitação será realizada internamente em todos os hospitais para orientar sobre controle de infecção hospitalar, entre outros tópicos.
Questionamentos
Um dos principais questionamentos da população sobre a aplicação das vacinas é o tempo de espera nas filas. Segundo alguns usuários, a demora por atendimento no PAM-Marechal ontem chegou a cerca de duas horas. Porém, a Secretaria de Saúde informou que “o que houve foi uma grande procura, como está acontecendo em toda a cidade, principalmente por ser uma região central” e que, somente ontem, 600 doses de vacina foram aplicadas no PAM-Marechal. A Secretaria de Saúde também informou que, das 75 mil doses entregues na segunda, 35 mil já foram distribuídas em todo o município.
Apesar das medidas para evitar a formação de filas e distribuir doses de acordo com as demandas de cada região, centenas de juizforanos
têm relatado não terem conseguido se vacinar, seja porque as vacinas acabam antes que todos sejam vacinados ou porque os horários de atendimento das Uaps não atendem às necessidades dos usuários. Questionada pela Tribuna, a Secretaria informou que a distribuição das doses é feita
diariamente, “de acordo com uma programação prévia e com as demandas extras que surgem”. A pasta ainda destacou que sempre há vacinas estocadas nas Uaps, que são reabastecidas quase que diariamente, e que o desabastecimento que ocorreu anteriormente acontecia porque a cidade
não tinha prioridade no recebimento de doses.
Com relação ao horário de funcionamento dos postos, a pasta reforça que está fazendo um esforço especial para garantir que todas as unidades estejam abastecidas durante todo o horário de vacinação, entre 8h e 10h45 e 13h e 16h45. No sábado, todas as Uaps funcionarão das 8h às 13h,
além do PAM-Marechal e dos departamentos de saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso. Neste mesmo dia, durante o mutirão, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Juiz de Fora vai fiscalizar todas as unidades de saúde.
Efeitos colaterais da vacina são benignos
A preocupação com a vacina contra a febre amarela não é um problema só para quem ainda não conseguiu se vacinar. Após receber uma dose, algumas dúvidas podem surgir, principalmente com relação aos efeitos colaterais. De ambos os lados, a preocupação é válida, segundo o médico infectologista Rodrigo Daniel de Souza, mas não é motivo para pânico em nenhum dos casos. “Como em toda vacina, existem efeitos colaterais. Em geral, eles são benignos e não são graves. A aplicação é vetada em pessoas com imunidade muito baixa, como idosos e pessoas com imunodepressão, pois nesses casos, a possibilidade de ter a doença após a aplicação da vacina aumenta em até dez vezes. Por isso essas pessoas, assim como as gestantes, precisam de orientação médica para saber se podem ou não tomar a vacina”, explica.
As orientações para quem deve se vacinar mudaram após a confirmação de que um macaco com febre amarela foi encontrado na cidade. De acordo
com o infectologista, isso acontece porque a possibilidade de haver casos em humanos aumenta. “A vacina não era contraindicada em crianças menores de 9 meses, apenas não é recomendada. Mas a vacinação em menores de 6 meses é contraindicada, por isso a vacina foi liberada para
crianças com idade entre 6 e 8 meses. Antigamente, a vacinação era recomendada de dez em dez anos, mas desde 2015 essa recomendação foi modificada. Por isso, quem já tiver tomado as duas doses da vacina está imunizado”, ressalta Rodrigo Daniel.
A população também questiona a validade da doença, mas o infectologista afirma que a vacina é altamente eficaz. “O risco de a própria vacina causar a doença é muito baixo, e acontece, aproximadamente, em três a cada 100 mil doses. Apesar de ser feita com o vírus enfraquecido, a vacina é eficaz. Na maioria dos casos já registrados, as pessoas que desenvolveram a doença foram infectadas na Zona Rural, onde a cobertura vacinal é menor, ou eram pessoas de outros estados que foram a locais com surto”, finaliza.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 09/03/2017
Link:http://www.tribunademinas.com.br/trabalhadores-de-varias-areas-prometem-cruzar-os-bracos-no-dia-15/
Título: Professor municipal se junta ao do Estado e entra em greve no dia 15
Assim como já havia acontecido com os professores da redes estadual na última quarta-feira,os docentes municipais decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 15. A mobilização foi definida durante assembleia da categoria realizada nesta quinta-feira (9), no Ritz Hotel. O movimento atende à convocação para uma greve nacional dos profissionais de educação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A paralisação tem por objetivo principal reunir esforços em todo o país para barrar a reforma da Previdência proposta pelo Governo do presidente Michel Temer (PMDB).
Além do início da greve de professores estaduais e municipais, o dia 15 será marcado pela mobilização de trabalhadores de variadas categorias, que pretendem aderir ao Dia Nacional da Paralisação contra a reforma da Previdência, agendado para a próxima quarta-feira, dia 15. A proposta é cruzar os braços em protesto à medida do Governo federal de igualar a idade mínima de 65 anos entre homens e mulheres para a aposentadoria e a exigência de 49 anos de contribuição ininterrupta. Inicialmente, entre as categorias que já confirmaram paralisação e as que sinalizaram a possibilidade de participar da mobilização estão setores como docentes – municipais, estaduais, federais e da rede privada; bancários; servidores públicos municipais; técnico-administrativos em educação da UFJF; rodoviários; metalúrgicos; além de movimentos estudantis.
Bancários
O presidente do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas, Watoíra Antônio de Oliveira, explica que a paralisação pretende mostrar que os trabalhadores não concordam com a proposta do Governo Temer e, também, chamar a atenção da população para se informar sobre o assunto. “Estamos indignados, pois é uma covardia com o trabalhador. Mas ainda há muitas pessoas que não sabem como serão afetadas pela reforma. O sindicato tem realizado palestras e debates abertos ao público para levar informações sobre a medida. A ideia da paralisação nacional é chamar a atenção para o fato e deixar claro que não concordamos.”
Nesta quinta, os professores da rede municipal já paralisaram as atividades para se mobilizar contra propostas do Governo para a Previdência. “Ou vamos para rua ou estaremos chorando a perda de nossos direitos pelos próximos 20 anos”, afirmou a coordenadora-geral do Sindicato dos Professores (Sinpro), Aparecida de Oliveira Pinto. Segundo a representação dos docentes 86% da categoria cruzaram os braços. Os números levantados pela Secretaria de Educação avaliam que a adesão teria sido menor, na casa dos 62%.