A análise de como a montagem pode moldar discursos específicos dentro de uma narrativa fílmica pautou a dissertação de mestrado da acadêmica Thalita Gonçalves da Rocha. O objeto do estudo foi o  “documentário-dispositivo”, que levou em consideração o filme “Rua de Mão Dupla”, do diretor Cao Guimarães.

Thalita apresentou a pesquisa “Dispositivos Fílmicos e Dispositivos Sociais: O lugar da montagem no ‘documentário-dispositivo’” no último dia 20 de fevereiro, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.  

No filme analisado, o cineasta entrega a seis participantes câmeras para que os mesmos registrem o interior das casas onde estão hospedados e, assim, tentem deduzir a respeito da vida e personalidade dos donos dessas residências, através da investigação de objetos, roupas, móveis, e outros diversos elementos.

O professor orientador da pesquisa, Nilson Assunção Alvarenga, ressalta que é importante destacar o conceito empregado no trabalho de “documentário-dispositivo” que, segundo ele, acaba sendo o documentário que utiliza pessoas reais em situações criadas durante a filmagem. “Esse tipo de documentário passa a ser não sobre uma realidade preexistente, mas o próprio dispositivo. O conjunto de prescrições criadas pelo realizador, o diretor do filme, acaba criando a dimensão de uma realidade que não preexistia ao filme. Então, de certa forma, o ‘documentário-dispositivo’ é sobre uma realidade que o próprio filme está criando”, pontua o professor.   

Segundo a realizadora da pesquisa, o foco é tentar analisar a importância da montagem na designação de personagens e no tipo de voz dada às pessoas que participam neste tipo de filme.  “A minha questão é de como a montagem realiza uma nova partilha entre as pessoas, como ela faz uma colocação daquilo que elas disseram. O papel dela é politicamente fundamental a ser analisado nos documentários, pois é nessa montagem que acontece uma ressignificação de tudo o que ocorreu nas gravações”, destaca Thalita.

Na dissertação também foi elaborado um “documentário-dispositivo” chamado “Exercício IV”, que possibilitou, segundo a mestranda, analisar praticamente de que maneira a montagem era capaz de construir discursos. “Fazer esse documentário foi importante, pois eu queria perceber na prática como é essa passagem do material bruto para a montagem. As pessoas reais são complexas, mas quando você passa elas pelo filtro da montagem, elas viram personagens”, conclui.

Contato:
Thalita Gonçalves da Rocha
thalita3rocha@gmail.com

Prof. Dr. Nilson Assunção Alvarenga (Orientador)
nilsonaa@terra.com.br

Banca Examinadora:
Nilson Assunção Alvarenga (UFJF)
Roberta Veiga (UFMG)
Potiguara Silveira Jr. (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3911 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação