Seis novos estudantes estrangeiros foram recebidos na manhã desta segunda-feira, 6, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A recepção foi realizada através do Orientation Day (Dia de Orientação, em tradução livre), promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Os intercâmbios são previstos semestralmente entre a UFJF e demais universidades parceiras. Confira aqui o Mapa de Acordos estabelecidos entre as instituições.
Coreia do Sul, Dinamarca e Japão
Do total de seis estudantes, quatro provinham da Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros, da Coreia do Sul; um da Universidade Kanda de Estudos Estrangeiros, localizada no Japão; e uma aluna da Universidade de Aarhus, da Dinamarca.
O sul-coreano Doo Ho Do conta que chegou há uma semana em Juiz de Fora e que teve uma boa impressão, tanto da UFJF quanto da cidade. “Estudo a Língua Portuguesa no curso de Letras que faço em Hankuk”, explica. Sobre o interesse pelo país, Do comenta que, embora tenha nascido na Coreia do Sul, morou no Brasil durante cinco anos, durante sua infância. “Tenho boas expectativas sobre o tempo que passarei aqui. Já fui bem recebido pelo meu colega de quarto, que me levou para festas, por exemplo”, brinca.
Programa Buddy
Desenvolvido há cerca de dois anos e vinculado à DRI, o Projeto Buddy (“buddy” vem da expressão em inglês que significa “colega”, “companheiro”) consiste em recrutar estudantes matriculados na UFJF para ajudar e interagir com os alunos estrangeiros, acompanhando-os em tarefas descontraídas — como apresentar os pontos turísticos da cidade — e até mais cotidianas, como almoçar juntos no Restaurante Universitário.
A estudante de Design da UFJF, Ana Karolina Rezende, é buddy do sul-coreano Doo Ho Do. “Além de ser um projeto bem legal, também possibilita que eu também possa juntar pontos para me candidatar a um intercâmbio através do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Pii-grad)”, informa Ana Karolina. “Estou achando maravilhoso porque também adoro a cultura sul-coreana, então, é mais uma oportunidade para aprender.”
Saiba mais sobre o Projeto Buddy
Possibilidades na UFJF
Durante a recepção, a funcionária da DRI, Clarissa Campos, deu boas-vindas aos alunos e os orientou em relação à matrícula, à estrutura e às possibilidades dentro da Universidade. Um exemplo é a possível participação em projetos no campus: “A UFJF tem três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Caso possuam interesse em participar de projetos de extensão, que beneficiam a comunidade com conhecimentos produzidos na Universidade, podemos orientá-los durante esse processo”, afirmou Clarissa. Os discentes também possuem acesso à instalações e serviços da UFJF, como o Restaurante Universitário (RU), bibliotecas e a rede Wi-Fi gratuita do campus.
Outras informações:
(32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais)