IMG_3993As diferentes formas de contágio, prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram apresentadas e discutidas nesta quinta (23), junto a estudantes, profissionais da saúde e docentes do Instituto de Ciências da Vida (ICV) da UFJF-GV. Representantes do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (Crase) e o ginecologista e professor do departamento de Medicina, Fredson Guilherme Gomes, explicaram o tema e solucionaram as dúvidas dos participantes.

IMG_4007
O evento buscou oferecer aos estudantes de graduação informações a respeito das diferentes formas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo HIV/AIDS e a hepatite, bem como suscitar reflexões acerca dos comportamentos de risco e outros fatores de vulnerabilidade associados à vivência da sexualidade em suas múltiplas dimensões.

IMG_4019
Nívea Camillo e Carmen Augusto, profissionais do Crase, abordaram os sintomas das ISTs, os mitos e verdades envolvendo o contágio e a prevenção das infecções. Durante a palestra, Carmen explicou também o perigo das relações sexuais sem preservativo, principalmente durante o Carnaval. Ao final, Nívea demonstrou a maneira correta de manusear o preservativo e respondeu questões dos estudantes.

IMG_4023

As diferenças entre sexo e sexualidade, os fatores que limitam uma abordagem sobre o tema e as problemáticas relacionadas ao comportamento sexual foram pontuadas pelo professor Fredson, em sua palestra “As multifacetas da sexualidade”. Segundo ele, “preconceitos, tabus, desconhecimento da população e barreiras religiosas são algumas das circunstâncias que envolvem a sexualidade”. Para o docente, “falar sobre sexualidade não incentiva o sexo, mas desenvolve e estimula a reflexão sobre o tema”.

Confira todas as fotos neste link.