Dissertação de mestrado Comunicação

Talison Vardiero revelou que pesquisa foi também estimulada por seu interesse pela comunicação interpessoal e por já ter estudado o assunto na graduação (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O mestrando Talison Pires Vardiero defendeu, na manhã desta quarta-feira, 22, a dissertação de mestrado “50 Tons de Branco: A representação da relação médico-paciente na telenovela.” O acadêmico integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa buscou compreender a representação da relação médico-paciente nas telenovelas “Amor à vida “ e “Em família”  da Rede Globo e a forma como a comunicação interpessoal foi  representada entre os atores.

A escolha do tema surgiu, conforme o mestrando, por seu interesse pela comunicação interpessoal e por já ter pesquisado o assunto na graduação. “Sempre gostei da comunicação interpessoal e escolhi essas duas novelas das 21 horas por terem sido exibidas sequencialmente, o que me possibilitou ver como os autores trabalharam a relação médico-paciente e perceber que cada médico tem de fato a sua forma de atuação, o que foi bastante de encontro com o que nós observamos no dia-a-dia”, afirma.

A dissertação se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica médica e de uma pesquisa sobre as quatro formas de relação e poder entre médicos e pacientes.  A análise foi feita em duzentas cenas de ambas as novelas. “O estudo foi baseado em revisão bibliográfica, pesquisamos sobre as narrativas televisivas e sobre como surgiram as telenovelas. Dentro da telenovela, destacamos também a questão da brasilidade, porque a novela, ao longo dos anos, foi perdendo um pouco das suas características principais, que eram as histórias de amor e de superação, e começou a retratar os problemas dos brasileiros”, explica.

Segundo o acadêmico, a pesquisa apresentou vários desfechos. “Considerando a literatura médica, pudemos perceber que, mesmo que Hipócrates, filósofo referência na área de Medicina, tenha dito que o médico não pode ser endeusado, isso ainda acontece, porque quando a gente  pesquisa o histórico do profissional da medicina, ele é  sempre ligados aos deuses, o que tem poder de cura. Então, foi possível ver que, ainda nos dias de hoje, o profissional de medicina é tratado como um ser infalível, além de não poder errar, o que é  uma questão mais complexa.”

Talison destaca, ainda, que, “com o passar do tempo, os médicos começam a trabalhar involuntariamente, eles perdem a questão da percepção com o paciente e isso foi analisado claramente nas telenovelas. De todo o material, somente dez cenas chegaram a mostrar a percepção do médico com o paciente.”

Para o professor orientador da pesquisa, Márcio de Oliveira Guerra, a  dissertação   contribui para a comunicação e para a sociedade. De acordo com o professor, a “pesquisa  é uma continuidade do trabalho que o mestrando fez na graduação. Ele teve um esforço grande para mapear os personagens. Observou, também, uma relação muito importante na comunicação com  o papel que o médico tem desempenhado e essa aproximação que é um esforço dos cursos de medicina na formação dos seus profissionais e que é representada nas telenovelas”, destaca.

Contato:
Talison Pires Vardiero(mestrando)
talison.vardiero@gmail.com

Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra (orientador)
marcio.guerra@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Márcio de Oliveira Guerra (orientador-UFJF)
Márcia Cristina Vieira Falabella (UFJF)
Rafael Grohmann (FIAM-FAAM)

Outras informações: (32)  2102-3616- Programa de Pós-Graduação em Comunicação