O Programa de Apoio à Prevenção da Anemia Infantil no município de Governador Valadares (Proane) realiza, no dia 3 de março, seu primeiro Workshop, voltado a profissionais da saúde, discentes e docentes da área. O objetivo do evento é discutir a importância do desenvolvimento de ações de prevenção da anemia infantil, as dificuldades de implementação do Programa Nacional de Suplementação de Ferro, do Ministério da Saúde, apresentar os resultados dos projetos vinculados ao Proane, e, ainda, realizar oficinas para definição de estratégias de combate à anemia infantil em GV.

As atividades acontecem na sala 305 do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pitágoras, e serão divididas em dois momentos: das 8h às 11h30, profissionais de saúde da cidade e da Secretaria Estadual de Saúde, discentes e docentes da UFJF participam de palestras e aprendem mais sobre o Proane e seus resultados. À tarde, das 13h30 às 17h, as ações são voltadas para os profissionais da saúde, e englobam oficinas e discussões sobre a anemia infantil. Confira a programação completa na imagem.

Segundo a organização do evento, será a oportunidade de refletir, debater e criar propostas de intervenções para o combate e a prevenção da anemia infantil. Os alunos bolsistas e voluntários do programa, juntamente com as coordenadoras, serão responsáveis pela execução das oficinas. Haverá certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF.

Para se inscrever, basta acessar este link. São 25 vagas. Os inscritos dentro do número limite de vagas vão receber confirmação por email.

O programa

Sob coordenação das professoras Raquel Tognon Ribeiro, do Departamento de Farmácia, e Clarice Lima, da Nutrição, o Proane realiza atividades educativas com os responsáveis das crianças que são cadastradas nas Estratégias de Saúde da Família de Governador Valadares, e também com os profissionais de saúde dessas unidades. Além disso, os participantes pesquisam a prevalência de anemia infantil no município, fatores e agravos que possam estar associados à doença, como saneamento básico e aleitamento materno, bem como realizam avaliações da frequência alimentar e nutricional das crianças que participam do projeto.

São atendidas crianças de 6 meses a 5 anos. A orientação dos responsáveis ocorre por meio de materiais educativos, tais como cartilhas que ensinam uma alimentação saudável e rica em ferro, e também orientam como administrar e aumentar a adesão ao sulfato ferroso (suplemento que é preconizado de forma profilática a todas as crianças de 6 a 24 meses de idade pelo Ministério da Saúde). O projeto auxilia também na capacitação dos profissionais de saúde por meio de rodas de conversas.