riodoce1

Foram abertas nesta segunda-feira (20), as inscrições para o edital que contempla os Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Rio Doce, criado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora exclusivamente para o campus avançado de Governador Valadares (UFJF-GV).

Elaborado a partir do Fórum de Extensão Universitária de GV, o edital é direcionado às comunidades ribeirinhas atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana, conforme ressaltou a professora Andréia Peraro, membro efetivo do Comitê Gestor do Fórum. “Após várias discussões, o comitê elaborou o edital com as demandas específicas levantadas pela população atingida. A partir disso a ideia é que os projetos que forem aprovados façam um diagnóstico mais preciso dos problemas que esta população tem enfrentado e com o conhecimento adquirido na universidade possa levar melhorias para esta população atingida”.

Para o edital foram destinadas 16 bolsas, com duração de um ano, observando as grandes áreas de demandas do Programa Boa Vizinhança – Rio Doce: Justiça, sociedade e economia; Saúde; Meio ambiente; e Cultura, lazer e esporte. “As demandas são específicas, porém foi possível ver que a população atingida precisa de auxílio em diversas áreas que estão inseridas nos diferentes cursos de graduação do campus avançado”, destacou Peraro.

Os projetos serão coordenados por servidores docentes, técnico-administrativos e professores convidados da UFJF-GV, com a participação de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus avançado. As propostas devem contemplar um ou mais municípios da região, afetados pelo rompimento da barragem de Mariana: Belo Oriente, Naque, Sobrália, Periquito, Fernandes Tourinho, Alpercata, Governador Valadares, Tumiritinga, Galiléia, Conselheiro Pena, Resplendor, Itueta e Aimorés. “Buscaremos fortalecer a ação transformadora da extensão universitária sobre os problemas sociais da região com estabelecimento da interação entre extensionistas e sociedade”, afirmou Fábio Pieri, coordenador acadêmico da UFJF-GV.

Os procedimentos para realizar a inscrição e a lista com todos os documentos necessários podem ser encontrados no edital. É preciso entregar o processo presencialmente no setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, localizado no Bloco D-9, na Unidade Univale, no período de inscrições, entre 20 de fevereiro e 17 de março, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.