Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 16/02/2017
Alunos dinamarqueses estão em MG para conhecer cultura e economia
Cerca de 20 estudantes da Dinamarca estão em Juiz de Fora realizando intercâmbio para conhecer a cultura e o modo de vida brasileiros, além da história e situação econômica do país. A iniciativa é resultado de parceria entre o Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e a escola de ensino médio Mariagerfjord Gymnasium, da cidade de Hobro, na Dinamarca.
Esta é a segunda vez que Juiz de Fora recebe estudantes da Dinamarca por essa parceria. Durante duas semanas, os estrangeiros irão participar de atividades educacionais do colégio e estão hospedados nas casas de famílias de alunos do João XXIII. Nesta quarta-feira (15), os estrangeiros conheceram os museus Mariano Procópio e Ferroviário.
Os dinamarqueses chegaram ao Brasil na última quinta-feira (9). Todos têm idades entre 18 e 19 anos e finalizaram ou estão terminando o ensino médio. “No país deles, existe uma disciplina sobre a história do Brasil. Um dos propósitos deles é fazer um estudo sobre o período da ditadura militar e da situação econômica do país”, disse o diretor do colégio, José Luiz Lacerda.
A vivência cultural e o modo de vida e valores familiares dos brasileiros são experiências enriquecedoras para os estrangeiros. “O cronograma deles é de acordo com o colégio, realizam pesquisas, visitam lugares, têm uma série de atividades internas e externas, mas conhecer os costumes das famílias traz muita bagagem para eles, além dos nossos alunos praticarem a língua inglesa, falada pelos estrangeiros”, comentou.
O estudante Martin Mikkelsen, de 18 anos, é um dos vivenciam a experiência. “Eu quero aprender, saber como é a cultura, como são os estudantes. É essa a expectativa que tenho, não tenho algo pré-determinado. Já me impressionou a vida urbana do Rio, as favelas e como as classes altas vivem no Brasil. A natureza é muito diferente e as pessoas também são diferentes” contou.
Hospitalidade
Rune Linnemann, de 18 anos, está hospedado na casa do estudante João Chaves, de 16 anos, e da mãe dele, a cabelereira Lucimar Coelho. De acordo com a mãe, a experiência está sendo rica para toda a família.
“Estamos aprendendo muito com o Rune. Tem dois dias que ele está aqui em casa e disse que brasileiro ‘come muito’ e ficou assustado com algumas coisas que fazemos ou nos preocupamos no Brasil. A nossa realidade e comportamentos são bem diferentes, segundo ele, mas pra gente isso é um aprendizado”, comentou.
Segundo Lucimar, ele ainda não foi para a Dinamarca como já ocorreu com outro alunos. “Ele quer muito ir pra lá, e esperamos que ele consiga fazer o processo seletivo do colégio e passar duas semanas no país”, afirmou.
Brasileiros na Dinamarca
No ano passado, 15 alunos do João XXIII foram para fazer intercâmbio na Dinamarca. Pedro Habel, de 17 anos, foi um dos que participaram. Estudante do colégio há 11 anos, ele está hospedando um colega dinamarquês. “O que trouxe de aprendizado foi o conhecimento de uma nova cultura, conhecimento de mais uma língua, outros costumes e um novo jeito de ver o que pode ser melhorado no nosso país”, analisou.
Já Victor Silva de Paula, também de 17, concluiu o terceiro ano do ensino médio em 2016 e também participou do intercâmbio. “Gosto muito de estudar a história de outros países e conviver com uma outra cultura. Conversar com outras pessoas diferentes foi incrível. Lá o povo foi muito receptivo. Me chamou a atenção a horizontalidade que os professores tinham com os estudantes. O aluno era objeto de pesquisa do professor e o professor era o objeto de pesquisa do aluno, não tem essa hierarquia que temos aqui”, destacou.
Visita a museus
Os estudantes percorreram o parque do Museu Mariano Procópio e visitaram a exposição “O Esplendor das Formas”, com 234 esculturas selecionadas do acervo. Para o diretor-superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio, Antônio Carlos Duarte, a visita de instituições de ensino fortalece a integração com a cultura brasileira e mineira.
Já no Museu Ferroviário, os estudantes foram recebidos pelo diretor da instituição, Luiz Fernando Priamo. A professora e historiadora Edylaine Eiter acompanhou a visita. Segundo ela, a iniciativa busca métodos de ensino de história mais dinâmicos, fora das paredes da sala de aula, trazendo os alunos para um espaço vivo, cheio de histórias.
O acervo é disposto de forma didática em vitrines, painéis e ambientes cenográficos, e é constituído por cerca de 400 peças dispostas em cinco salas temáticas. Na área externa é possível observar duas locomotivas a vapor originais, retratando o que foi a realidade do município, fortemente marcada pelo transporte ferroviário.
——
Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 16/02/2017
UFJF e Prefeitura firmam parceria para execução de Parque Tecnológico
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura firmaram uma parceira na manhã desta quinta-feira (16) para resolver os entraves para a construção do Parque Tecnológico – projeto que tem como principal objetivo criar um ambiente de inovação e negócios, que favoreça a criatividade e a sinergia entre os empreendimentos instalados no local.
O reitor da UFJF, Marcus David, enfatizou as necessidades para a execução do projeto. “Precisamos adequar às possibilidades reais orçamentárias e técnicas para dar continuidade ao trabalho de viabilização do Parque Tecnológico. Cada decisão deve ser partilhada e as ações desenvolvidas em colaboração, principalmente com a Prefeitura e o setor econômico da região, para que realizemos uma proposta tangível e executável”, ressaltou.
Na reunião realizada com o Executivo, Marcus esclareceu pontos orçamentários como a liberação do empenho de aproximadamente R$ 40 milhões para a infraestrutura, decisão que será tomada em uma reunião com a Controladoria-Geral da União (CGU) na próxima segunda-feira (20) em Belo Horizonte.
“Esperamos voltar deste encontro com a definição sobre a possibilidade de utilização desse capital em um projeto adaptado a este orçamento. Não iremos contar com verbas inexistentes. Nossa proposta é redimensionar o projeto atual de forma modulada para que seja viável a ampliação futuramente, no caso de conseguirmos novos financiamentos”, afirmou David.
O pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, pontuou algumas questões para viabilização do projeto em que a participação da Prefeitura é fundamental. “Precisamos ser bastante objetivos nas atribuições, trabalhar dentro das possibilidades de execução para avançarmos com a proposta de forma eficiente. Com um grupo de trabalho em comum, a Prefeitura terá conhecimento de todos os detalhes do projeto”, destacou.
Uma equipe técnica de trabalho liderada pelo diretor de Inovação da UFJF, Ignácio Delgado e o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, João Mattos será criada. A proposta é que este grupo se reúna na próxima quarta-feira (22) para iniciar um trabalho em conjunto, propostas objetivas de execução. “A ideia é que as reuniões sejam mensais para otimizar nossas ações”, disse Ignácio Delgado.
O Parque
As elaborações do projeto começaram em 2007. O parque será um espaço para empresas, centros públicos e privados de pesquisa, desenvolvimento e inovação, prestadores de serviços tecnológicos complexos e de apoio às atividades tecnológicas.
Toda a estrutura do parque visa o desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase na inovação. Além disso, pretende-se aproximar as universidades e centros de pesquisa da Região da Zona da Mata, ao sistema empresarial e à sociedade, para promover a inovação, o empreendedorismo e a geração de empregos e renda.
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 16/02/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-e-pjf-se-unem-para-implantar-parque-tecnologico/
UFJF e PJF se unem para implantar Parque Tecnológico
A UFJF e a Prefeitura vão montar uma equipe técnica para otimizar as ações referentes à implantação do Parque Tecnológico em Juiz de Fora. A parceria foi formalizada nesta quinta-feira (16), durante um encontro que reuniu o prefeito Bruno Siqueira, o reitor da UFJF, Marcus David, e o diretor de inovação da instituição, Ignácio Delgado.
O grupo, que será formado por servidores de ambas as instituições, tem por objetivo avançar com a proposta do Parque Tecnológico de forma eficiente, por meio de reuniões mensais. A próxima será realizada a partir da próxima quarta-feira (22). A equipe será liderada por Delgado e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município, João Matos.
Na ocasião, o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da universidade, Marcos Tanure, elencou os pontos do projeto nos quais é necessária a colaboração da Prefeitura. O prefeito garantiu que a administração municipal contribuirá “dentro das possibilidades” do órgão.
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 17/02/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/matricula-presencial-do-pism-sera-na-segunda-e-terca/
Matrícula presencial do Pism será na segunda e terça
A matrícula presencial dos candidatos aprovados no Pism e no Vestibular 2017 da UFJF acontece nesta segunda-feira (20) e terça (21), nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Todos os alunos que realizaram a pré-inscrição online devem comparecer para assegurar a vaga na instituição.
A próxima etapa da matrícula é a entrega de formulários e documentos, que deverá ser feita pessoalmente pelo candidato. Na oportunidade, o candidato também deve preencher previamente as declarações e levar toda a documentação. Os que foram selecionados pelos grupos A e B precisam ficar atentos, pois devem levar formulário e declarações de informações socioeconômicas. Todas as informações sobre o procedimento a ser adotado pelo candidato estão disponíveis no edital.
As aulas começam no dia 6 de março. Os candidatos também devem ficar atentos aos editais de reclassificação, tanto do Pism, quanto do Sisu, pois a divulgação dos aprovados na UFJF será na próxima quarta-feira 22.
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 17/02/2017
Critt oferece curso gratuito para desenvolver novas ideias e projetos
A Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá um novo curso oferecido que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação. O curso é uma forma de incentivar e assessorar novos empreendedores a gerar e desenvolver novas idéias e projetos já pré-concebidos.
A iniciativa surgiu através de visitas e trocas de experiências com incubadoras da cidade e região, que reforçaram a necessidade já identificada na IBT de preparar um cenário fértil para a inovação e a incubação de empresas.
O curso tem duração total de um mês e é dividido em quatro etapas, cada uma com duração de uma semana: Geração de Ideias; Perfil do Cliente; Validação de Ideias; e Validação da Solução/Produto Mínimo Viável.
De acordo com o coordenador do projeto, Rafael Aquino, a capacitação se estende para além de alunos e servidores da Universidade. “Queremos atrair pessoas de toda a comunidade, que tenham interesse em criar e desenvolver ideias inovadoras”.
As inscrições já estão abertas e vão até dia 3 de março. O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira é a inscrição online pelo site: https://www.sympla.com.br/laboratorio-de-ideacao-crittufjf__115552. A segunda, consiste na elaboração de um vídeo, de acordo com as seguintes instruções:
- Duração de até dois minutos
- O candidato deve iniciá-lo falando seu nome, sua idade, profissão atual e responder a pergunta: “Como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas?”
- Identifique um problema que precisa ser resolvido na sua cidade ou no seu dia a dia
- Faça o upload do video no YouTube (www.youtube.com) e envie o link junto ao formulário de inscrição.
A organização explica que a qualidade do vídeo não será levada em consideração para seleção.
——
Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 17/02/2017
Matrícula presencial de aprovados na UFJF será na próxima semana
A matrícula presencial dos candidatos aprovados no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e no vestibular 2017 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será realizada na próxima segunda (20) e terça-feira (21).
Devem comparecer todos os que fizeram a pré-matrícula online, que consistiu na primeira etapa para assegurar a vaga. Os aprovados devem comparecer ao Anfiteatro da Reitoria, no prédio central do campus da UFJF.
A próxima fase é a entrega de documentos e formulários, feita pessoalmente pelo aprovado, que deve preencher previamente as declarações e levar toda a documentação. Os que foram selecionados pelos grupos A e B precisam ficar atentos pois, além da documentação e formulários comuns a todos os grupos, devem levar um formulário e declarações de informações socioeconômicas específicos.
No ato do requerimento da matrícula, será entregue um login e uma senha de acesso ao Siga, onde será publicado se a matrícula foi deferida ou não. Também será possível consultar as disciplinas do primeiro semestre. As aulas começam no dia 6 de março.
Os editais de reclassificação, tanto do Pism quanto do Sisu, que divulgarão os novos candidatos aprovados na UFJF, serão publicados na próxima quarta-feira (22). Aqueles que se inscreveram na lista de espera do Sisu e quiserem acessar a posição em que se encontram poderão consultá-la a partir das 14h desta sexta (17) no site da Cdara.
Confira os dias e horários de matrícula:
Juiz de Fora – 20 de fevereiro:
– 8h às 10h: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Química, Ciências Exatas, Nutrição e Turismo.
– 10h às 11h30: Administração, Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica, Estatística, Filosofia, Jornalismo, Matemática, Ciências Econômicas e Física.
– 13h30 às 15h: Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.
Juiz de Fora – 21 de fevereiro:
– 8h30 às 10h: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Fisioterapia, História, Pedagogia e Serviço Social, Letras, Licenciatura em Letras Libras, Música e Rádio, TV e Internet.
– 10h às 11h30: Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária.
– 13h30 às 15h: Direito, Educação Física e Geografia, Farmácia e Medicina.
——
Veículo: O Tempo
Editoria: Esportes
Data: 17/02/2017
Minas visa parar Renan em confronto direto entre mineiros na Superliga
Um dos interessantes duelos da sétima rodada do returno da Superliga masculina de vôlei envolverá dois dos quatro mineiros da competição neste sábado (18). Às 18h, JF Vôlei e Minas Tênis Clube fazem um dos bons jogos da noite no ginásio da UFJF, em Juiz de Fora, um confronto direto na busca por uma melhor colocação no torneio.
Sexto colocado, o JF tem três pontos a mais que o rival, uma posição abaixo. Mesmo um triunfo em três sets não faria a equipe da capital tomar a posição do adversário, mas o resultado poderá encaminhar bem a classificação. O Bento Vôlei-Isabela-RS, atual nono colocado (primeiro fora da zona de avanço aos playoffs), está sete pontos atrás do Minas e visita o líder Sada Cruzeiro também neste sábado.
No turno, os dois times se enfrentavam em momentos inversos: enquanto o Minas convivia com a instabilidade, JF passava por grande fase, vencendo todos os oponentes diretos que via pela frente, e não perdoou o elenco de Belo Horizonte: 3 a 0. Agora, o desafio para os juiz-foranos será deter um Minas em ascensão, ainda que tenha sido derrotado em três sets no clássico contra o Cruzeiro na última rodada.
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Esportes
Data: 18/02/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/a-um-passo-do-sonho-2/
A um passo do sonho
Torcer contra o Bento Vôlei Isabela, que visita o Sada Cruzeiro às 14h10, e fazer seu dever de casa contra o Minas Tênis Clube, no Ginásio da UFJF às 18h. Desta forma, o JF Vôlei alcança, ainda há cinco rodadas do fim da primeira fase da Superliga Masculina 2016/2017, a classificação inédita para as quartas de finais da competição nacional. A concretização do sonho alimentado pelos torcedores, e internamente pelos profissionais do projeto, leva a expectativa de bancadas lotadas no duelo de hoje.
O técnico Henrique Furtado, ciente da possibilidade, destacou os méritos dos atletas e focou no árduo confronto que tem pela frente. “Isso nos deixa cada vez mais motivados. É um grupo que jogou todas as partidas para vencer, e merece ser coroado com a classificação. Sempre queremos que ela venha o mais rápido possível e temos essa possiblidade de conquistar faltando ainda cinco rodadas, o que é mérito de um trabalho bem desenvolvido. Não devemos ter pressa, mas foco em jogar bem, com muita atenção no adversário que vamos enfrentar e tenho certeza que naturalmente isso pode e vai acontecer. O importante é trabalhar jogo a jogo, ponto a ponto, fazendo nosso melhor, porque sem dúvida nenhuma cada ponto agora vai ser muito difícil de conquistar”.
Presente desde o início no projeto, o diretor técnico Maurício Bara, admitiu com cautela que “sem dúvidas é um momento especial. Os envolvidos já têm uma história no voleibol e outros esportes. Quando olhamos além da vitória, atrapalha. Mais do que nunca devemos focar no desempenho da partida. Falei para os jogadores que queria que cada um fizesse o melhor jogo de suas vidas e que o coletivo seria destacado. É uma equipe jovem, a emoção faz parte, mas temos que nos controlar e jogar em alto nível para vencer o Minas”.
Adversário “em casa”
Entre os jogadores mais carimbados do Minas no voleibol nacional, casos do experiente levantador Thiago Gelinski e do central Petrus, está um jovem oposto que conhece a cidade como poucos que estarão em quadra. O juiz-forano Felipe Roque, 19 anos, vem sendo titular na saída de rede da equipe belorizontina desde que se destacou na base do então Clube Bom Pastor/UFJF, onde chegou a ser convocado para a seleção brasileira de base. O atleta recebeu elogios de Bara.
“É motivo de alegria ver o Felipe assim. Um garoto que chegou com 14anos e saiu com 18 direto para a seleção de base. Confiávamos na sua capacidade física, era muito dedicado e é o grande exemplo que saiu da nossa base, sendo um dos principais jogadores da seleção sub-21. Fico feliz por ele e pela família, de pessoas legais, que me procuraram para debater sobre a saída dele naquele momento em que estávamos fragilizados. Discutindo com o pai dele achei que era melhor sair, mas é o que estamos batalhando, que apareçam outros Felipes e fiquem por aqui. Ele queria muito evoluir na base em termos de desenvolvimento e não tínhamos muito para oferecer, mas agora é diferente e vamos procurar manter com a gente os atletas jovens o maior tempo possível”, contou o diretor.
——
Veículo: O Tempo
Editoria: Esportes
Data: 18/02/2017
JF Vôlei faz história e vai pela primeira vez às quartas da Superliga
Apoiado em sua boa campanha, feita principalmente no primeiro turno, quando chegou a ficar invicto por seis rodadas, o JF Vôlei chegou, neste sábado (18), a um posto inédito. Ao bater o Minas Tênis Clube por 3 sets a 2 (parciais de 33/31, 16/25, 25/19, 19/25 e 15 a 10), no ginásio da UFJF, a equipe da casa se classificou pela primeira vez para a fase de mata-mata da Superliga masculina.
Até então, as melhores campanhas haviam sido nas temporadas 2012/13 e 2013/14, quando o time da Zona da Mata ficou em nono lugar na primeira fase. Agora, o desafio dos juizforanos é conseguir superar um outro mineiro, o Montes Claros Vôlei. É que, na tabela da Superliga, Minas JF e MOC, travam uma disputa à parte pela quinta posição do campeonato.
Quem terminar a primeira fase lá terá, em tese, um adversário mais fácil nas quartas de final. Hoje, o adversário do 4º colocado seria o Brasil Kirin-SP.
Já o Minas completou a segunda rodada consecutiva sem vitória no returno. Curiosamente, na última rodada a derrota também foi em um clássico: os 3 a 0 para o Sada Cruzeiro, na Arena Minas, na única partida que o time da rua da Bahia não somou ponto no returno.
Minas e JF Vôlei voltam à quadra na próxima quarta-feira. O Minas tentará se reabilitar em cima do Caramuru Vôlei-Castro-PR, às 20h, na Arena Minas. No mesmo horário, o JF Vôlei visita o Bento Vôlei Isabela-RS, no Ginásio Municipal de Bento Gonçalves (RS).