O campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) passou a contar com duas servidoras nutricionistas que atuam nos dois Restaurantes Universitários (RUs) da instituição, localizados no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e Instituto de Ciências da Vida (ICV). Kamilla Silva e Jaysa Ramos são responsáveis por fiscalizar o contrato de fornecimento das refeições, desde o recebimento dos insumos até o momento da distribuição das refeições. Também supervisionam toda a parte estrutural e higiênico-sanitária, identificando eventuais problemas que devem ser sanados. Além disso, avaliam o cardápio elaborado pela nutricionista da empresa contratada, e, caso necessário, solicitam as alterações para que a lista esteja de acordo com as exigências contratuais.

Segundo Kamilla Silva, os cardápios são elaborados a partir de critérios preestabelecidos. “Os critérios utilizados são custo, clientela, localização da cidade onde o Restaurante Universitário se encontra, número de equipamentos disponíveis, número de funcionários e aspectos nutricionais como: qualidade, quantidade, harmonia e adequação das preparações”.

Os RUs da UFJF-GV servem em média 1.240 refeições no almoço e 200 refeições no jantar. Para Jaysa Ramos,  é desafiador dar conta de tamanha demanda, uma vez que a alimentação coletiva engloba diferentes gostos pessoais e nutricionais. “Satisfazer o maior número possível de comensais através de uma alimentação de qualidade é um desafio diário. Pretendemos através do nosso trabalho, em parceria com a empresa Diamantina Bistrô, fornecer uma alimentação de qualidade e nutricionalmente equilibrada para toda a comunidade acadêmica”.

Entre os planos para a melhoria do serviço, as nutricionistas destacam que toda a parte estrutural dos RUs deve ser aperfeiçoada, pois é importante “se preocupar não apenas com a qualidade do alimento já pronto, mas também com todos os outros fatores que podem interferir na qualidade da preparação durante o fornecimento da matéria-prima, no armazenamento e na sua produção. ”.

A comunidade acadêmica também pode ajudar a melhorar os RUs. Para responder às diversas demandas, sugestões e reclamações, a UFJF-GV disponibiliza canais de atendimento. No site da instituição há um link para a avaliação diária do serviço oferecido (veja aqui), e outro espaço que disponibiliza o cardápio semanal (veja aqui).

Além disso, é possível conversar pessoalmente com as nutricionistas da UFJF-GV que se revezam diariamente durante o almoço entre os RUs do ICSA e ICV, ou através do e-mail ru.ufjf.gv@gmail.com.