A garantia de condições adequadas de infraestrutura para o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi um dos objetivos da visita da Administração Superior da UFJF a Governador Valadares, realizada nesta semana. Além do reitor Marcus David, o secretário-geral Rodrigo Filho e as pró-reitoras adjuntas de Planejamento e Infraestrutura, respectivamente Jucilene Melandre e Janezete Marques, participaram de uma série de reuniões com a direção do campus avançado, a Prefeitura de GV e também junto às instituições envolvidas nos contratos da UFJF-GV.
Segundo David, a vinda a GV foi fundamental para manter a integração e a aproximação constantes entre o campus sede e o campus avançado. “Nessa visita, tivemos avanços importantes junto à Prefeitura de GV, no sentido de desenvolver projetos conjuntos que envolvam maior inserção da UFJF na comunidade, e também com o apoio do poder municipal na superação dos nossos problemas de infraestrutura”, explicou. Na ocasião, foi assinado o COAPES – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde.
O diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, destacou que a assinatura do documento possibilita “a perspectiva de um aprimoramento permanente para a integração entre a rede de atenção à saúde com a Universidade”. A equipe da Administração Superior visitou, também, os espaços que podem vir a ser adquiridos pela Universidade em GV.
Conselho Gestor e Univale
Marcus David participou, nesta terça (14), da reunião do Conselho Gestor da UFJF-GV. Ele considera a importante a oportunidade de presenciar os debates envolvendo o campus avançado, visto que também proporciona uma aproximação com a comunidade. “Tivemos a possibilidade de expor um relatório sobre a execução financeira de 2016, participar, junto ao Conselho, das discussões para um planejamento financeiro de 2017”, finalizou.
Peterson considera relevante a presença da Administração Superior em GV: “fizemos o esclarecimento de informações referentes à execução orçamentária e planejamento de gastos. O planejamento elaborado pela equipe vinculada à Direção Geral foi apresentado pelos servidores da área de planejamento e coordenação administrativa”, explicou.
O último compromisso do dia foi realizado na Univale, instituição na qual os estudantes do Instituto de Ciências da Vida realizam suas atividades acadêmicas. A equipe gestora de Juiz de Fora buscou, no encontro, “a oportunidade de iniciar a definição da situação contratual e promover uma negociação sobre a possibilidade, ou não, de permanência do contrato em termos que interessem às duas instituições”, comentou David. O reitor salientou o empenho da UFJF em garantir as condições adequadas de infraestrutura para seus estudantes, professores e técnico-administrativos em educação.