cienciaseconomicas

Família saiu de Caçapava, interior de São Paulo, para fazer matrícula na UFJF-GV

“Saímos de carro de Caçapava ontem 22h30 da noite e chegamos 9h da manhã aqui em Governador Valadares”, afirmou o cansado e orgulhoso Carlos Cézar Cortes Júnior, pai do calouro Carlos César Cortes Neto, após viajar 800 km para acompanhar a matricula do filho no curso de Ciências Econômicas do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aos 17 anos, o calouro Cortez Neto se diz preparado para os desafios de morar longe da família e ingressar no Ensino Superior. “Terei que abrir mão de morar com meu irmão de dois anos. Esperei 15 anos para ter um irmão, agora vamos nos separar porque vou realizar meu sonho de cursar Ciências Econômicas em uma universidade pública”, destacou o irmão coruja.

Lauro Carrijo é de Goiânia e vai estudar na UFJF-GV

Lauro Carrijo é de Goiânia e vai estudar na UFJF-GV

De Goiânia, o calouro de Medicina Lauro Carrijo abriu mão de estudar no próprio estado para entrar na UFJF-GV. Mesmo que para isso tenha que viajar 1.128 km. “Conversei com meus amigos e todos me indicaram muito a UFJF. Por isso troquei universidades do interior do meu estado para vir até aqui”.

De menos longe, nem por isso tão perto. Rafael Lima Orsini, calouro de Educação Física, veio de Belo Horizonte para cursar Educação Física. Conhecer o ensino superior e morar sozinho não serão os únicos desafios para o jovem de 17 anos. “Conheço um pouco Governador Valadares e sei que o calor aqui é muito forte”.  Com aperto no coração, a mãe de Rafael, Nirlei de Fátima Lima Orsini, acredita que o sacrifício de morar longe do “filho companheiro” valerá a pena. “É pelo futuro dele”.

Família Orsini comemora matrícula na UFJF-GV

Família Orsini comemora matrícula na UFJF-GV

Carlos, Lauro, Rafael, são apenas alguns entre tantos jovens que cruzam o país para conquistar o objetivo de se graduar em uma universidade gratuita e de qualidade. Estudantes de diversas regiões, diferentes culturas, classes sociais e origens, que darão a UFJF-GV a oportunidade de fazer parte de suas vidas.