Victor (branco) com os novos colegas de Administração. (Foto: Juliana Nedina)

As expectativas dos calouros e de suas famílias são as melhores no primeiro dia de matrículas do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nesta segunda (13), Governador Valadares recebe os novos estudantes dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Nutrição e Odontologia, aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em meio a listas de documentos e fotos com os veteranos, os jovens alunos da UFJF-GV relatam ansiedade e boas expectativas na chegada à Instituição. “Conto com a base e o nome da Universidade Federal de Juiz de Fora para adquirir vivência profissional e acadêmica. São bons professores na Instituição”. Além de calouro de Administração, Victor Chagas, de 25 anos, também é Técnico-Administrativo em Educação (TAE) na Universidade Federal de Viçosa. Ele conta que está animado com as futuras mudanças: “sou TAE há três anos, em Viçosa, mas já abri o processo de permuta para Governador Valadares. Preferi vir para cá, pois minha família é daqui. Rola um pouco de insegurança, mas vai dar tudo certo”.

Arthur comenta a aprovação na UFJF-GV. (Foto: Ivan Bretas)

A nova fase acadêmica traz novidades e preocupações para calouros e suas famílias. É o caso de Arthur Ramos, de 18 anos, que integra agora a nova turma de Administração do campus avançado. Natural de Timóteo, ele não vê problemas em mudar de cidade para estudar, mas sabe que será um desafio se acostumar longe dos pais. “Estou ansioso para o início das aulas, e também confiante de que vai dar tudo certo. Nunca morei sozinho, mas aos poucos me acostumo”, relatou.

Satisfação e despedidas marcam a transição na família dos calouros

Os pais de Arthur, entretanto, já programam vindas frequentes a Governador Valadares para auxiliar o filho nessa nova experiência. Segundo Sebastião Ramos, será uma boa oportunidade de amadurecimento e crescimento pessoal: “como pai, fico apreensivo, mas é hora de deixá-lo criar mais responsabilidades. Estaremos sempre aqui perto para ajudar, principalmente no começo”. Ramos comemora a possibilidade de o filho estudar em uma federal perto de casa, para facilitar o suporte e o contato da família. “Ele obteve nota para o Rio Grande do Sul, mas preferimos que ele ficasse na UFJF-GV”, finalizou.

Aparecida e o filho na matrícula da UFJF-GV. (Foto: Juliana Nedina)

A vaga do filho na Universidade foi muito comemorada também por Aparecida Alves, que veio de Pedra Corrida, distrito da cidade de Periquito, para trazer outro Arthur, mas dessa vez calouro de Nutrição. “Não sei explicar o tamanho da minha felicidade, a alegria supera a preocupação. Vou sentir saudades porque ele era meu companheiro em casa, mas o orgulho é maior”. Emocionada, ela explicou que, no início, o filho vai fazer o trajeto diariamente de casa para a UFJF-GV, mas depois pretende instalá-lo em Governador Valadares, e já cobrou resultados: “quem conquista uma vaga na Universidade Federal deve tirar notas melhores ainda. Já estamos esperando o diploma”.

Laura e Rebeca Berbet na matrícula da UFJF-GV. (Foto: Juliana Nedina)

A família de Laura Berbet, de 17 anos, sente um pouco mais a distância que agora a separa da filha. São cerca de 380 km entre Ouro Branco e Governador Valadares, mas a caloura de Ciências Contábeis parece não se importar, e está animada com a mudança e as novidades. A mãe, por outro lado, vive uma mistura de orgulho e apreensão. “A família inteira está feliz e orgulhosa por ela ter passado na primeira tentativa, até porque temos profissionais da área na família. A Laura vem morar com meus pais, mas ainda assim fico preocupada, por ela ser muito nova”, comentou Rebeca Berbet.

As matrículas continuam nesta terça (14), com os calouros de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Ciências Econômicas e Farmácia. Confira aqui todas as fotos!